10/09/2012 12h10 - Atualizado em 10/09/2012 12h10

Como exibir eventos do iCal na área de trabalho do Mac

Pedro Pisa
por
Para o TechTudo

Nesse tutorial, o TechTudo ensina como exibir os eventos da sua agenda do iCal na área de trabalho do Mac OS X. Com isso, pode-se consultar facilmente o que se deve fazer, sem que seja necessária a abertura do iCal.

Exibição dos próximos eventos do iCal na área de trabalho do Mac (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Exibição dos próximos eventos do iCal na área de trabalho do Mac (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Para fazer isso, você precisa de dois aplicativos gratuitos: o GeekTool e o iCalBuddy. O GeekTool permite exibir arquivos, imagens e programas de linha de comando na área de trabalho e o iCalBuddy é um utilitário de linha de comando para acessar os eventos do iCal. Aliando essas duas ferramentas, criaremos um script para exibir os eventos do calendário e exibiremos ele na área de trabalho.

Passo 1. Instale o GeekTool;

Instalação do GeekTool através da AppStore (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Instalação do GeekTool através da AppStore (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Passo 2. Para instalar o iCalBuddy, descompacte o arquivo zip e dê um clique duplo no arquivo “install.command”;

Pasta descompactada do instalador do iCalBuddy (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Pasta descompactada do instalador do iCalBuddy (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Passo 3. Na janela do terminal que aparecer, pressione “y” e digite a senha de administração do seu computador;

Instalação do iCalBuddy (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Instalação do iCalBuddy (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Passo 4. Vamos agora configurar o GeekTool. Para isso, abra o aplicativo, que foi adicionado ao seu Lanuchpad;

Janela inicial do GeekTool (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Janela inicial do GeekTool (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Passo 5. Arraste o ícone “Shell” para um local na sua área de trabalho;

Arraste uma nova tela de para a sua área de trabalho (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Arraste uma nova tela para a sua área de trabalho (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Passo 6. Na tela de configurações que aparecer, você deve adicionar o comando que deseja exibir na área de trabalho. Além disso, pode-se formatar a fonte, a cor de fundo e o alinhamento do texto. Para esse exemplo, utilizaremos a fonte padrão na cor amarela, com alinhamento ao centro e fundo transparente;

Tela de edição de propriedades do GeekTool (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Tela de edição de propriedades do GeekTool (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Passo 7. Devemos definir o comando do GeekTool para apontar para o comando do iCalBuddy. A sugestão que faço é utilizar o comando "/usr/local/bin/icalBuddy -f -sd -std -b ‘- ‘ -ab ‘* ‘ eventsToday+30" (sem aspas).

Esse comando exibe os eventos dos próximos 30 dias, agrupando-os pela data e fazendo alguns ajustes de formatação. A página do manual do iCalBuddy oferece diversas modificações. Para funcionar na área de trabalho, basta  inserir o comando no campo “Command”, em destaque na imagem do passo 6. Um exemplo da minha área de trabalho com os eventos pode ser visto na imagem abaixo;

Exibição dos próximos eventos do iCal na área de trabalho do Mac (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Exibição dos próximos eventos do iCal na área de trabalho do Mac (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Passo 8. Uma última configuração se faz necessária: é a definição do intervalo de atualização do calendário. Cada vez que se faz a atualização, o script é executado e um intervalo pequeno pode representar uso exagerado dos recursos. A minha sugestão para a taxa de atualização dessa aplicação é de 3600 segundos (1 hora). Isso fará com que você tenha seus calendários atualizados usando poucos recursos do seu computador. O campo a ser preenchido é o “Refresh Every:”, destacado na imagem do passo 6.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares