Sistemas Operacionais

03/09/2012 08h40 - Atualizado em 16/07/2013 14h35

Como ter os drivers Nvidia mais atuais e estáveis no Ubuntu 12.04

Flávio Renato
por
Para o TechTudo

A Nvidia recentemente lançou uma atualização de seus drivers para sistemas UNIX. Essa atualização mantém estável e corrige uma vulnerabilidade encontrada na versão anterior, que dava permissão para qualquer usuário local obter privilégios para se tornar o root da máquina.

O TechTudo preparou o tutorial  a seguir, com o passo a passo para efetuar a atualização dos Nvidia drivers no seu Ubuntu. A atualização é compatível com os sistemas Ubuntu 12.04 LTS, Kubuntu 12.04 e Linux Mint.

Passo 1. Clique no ícone do painel inicial. Posteriormente, digite Terminal e depois pressione a tecla Enter ou simplesmente pressione Ctrl + Alt + T (atalho do terminal);

Abrindo terminal no Ubuntu 12.04 (Foto: reprodução / Flávio Renato)Abrindo terminal no Ubuntu 12.04 (Foto: Reprodução / Flávio Renato)

Passo 2. Com o terminal aberto, digite “sudo apt-add-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates” (sem aspas) e depois aperte a tecla Enter. O sistema solicitará a senha de root; insira-a e pressione a tecla Enter novamente;

Adicionando a ppa na lista de repositório (Foto: reprodução / Flávio Renato)Adicionando a ppa na lista de repositório (Foto: Reprodução / Flávio Renato)

Dica: Você pode copiar a linha de comando citada acima e colar no terminal utilizando o atalho, Ctrl + Shift + V.

Passo 3. Depois de inserir a senha do root, as informações da ppa que você adicionou aparecerão. Confirme a operação pressionando a tecla Enter;

Confirmação da ppa na lista de repositório (Foto: reprodução / Flávio Renato)Confirmação da ppa na lista de repositório (Foto: Reprodução / Flávio Renato)

Passo 4. Após concluir o passo acima, digite o comando “sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade” (sem aspas) e posteriormente pressione a tecla Enter;

Executando os comandos para baixar os conteúdos da lista de repositório (Foto: reprodução / Flávio Renato)Executando os comandos para baixar os conteúdos da lista de repositório (Foto: Reprodução / Flávio Renato)

Passo 5. Aguarde alguns instantes. Logo o sistema irá informar que é necessário baixar alguns arquivos e irá perguntar se você quer continuar. Digite ‘S’ (sem aspas) e pressione a tecla Enter para prosseguir;

Download de pacotes (Foto: reprodução / Flávio Renato)Download de pacotes (Foto: Reprodução / Flávio Renato)

Passo 6. Após finalizar o processo de download e instalação que o próprio sistema irá fazer, vamos para etapa final. Digite ‘sudo apt-get install nvidia-current‘ (sem aspas) e pressione a tecla Enter;

Passo 7. Confirme que você deseja continuar digitando a tecla S (sim) e pressione a tecla Enter novamente. Aguarde o download e a instalação.

Pronto! Seu driver de vídeo está na versão mais atual e estável.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo Carvalho
    2013-04-17T17:25:55

    Pessoal, para mim esta dica também não deu certo. Não sei bem por qual motivo. Porém, apresento os passos que utilizei para reverter a situação: sudo add-apt-repository --remove ppa:ubuntu-x-swat/x-updates sudo apt-get install ppa-purge sudo apt-get purge nvidia-current sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade Gosto das dicas do techtudo, porém aproveito a oportunidade para sugerir que os passos para reverter o resultado final também sejam especificados.

  • Leonel Santos
    2012-11-23T16:00:08

    Caramba! Parece que não deu certo com ninguém, nem comigo. Após a atualização eu reiniciei o Ubuntu minha toolbar não aparece mais, não consigo mais acessar nada. E agora josé? Sorte qu tenho ual boot om ruindows. O qu faço?

  • Alexander Piazzi
    2012-11-22T14:26:49

    Nossa, quem é o autor dessa dica? Pessoal, jamais sigam essa dica, isso é uma bomba, nunca usem ppa para partes cruciais do sistema,isso quebra o sistema!!!

  • Joelson
    2012-09-03T11:41:02

    Agora o Mac OS X Snow Leopard, Lion, Lion Mountain, Windows Vista, Windows 7 e Windows 8 são muito bonitos principalmente o Vista e o 7.

  • Gabriel Martins
    2012-09-03T21:28:47  

    NÃO FAÇAM ESSA INSTALAÇÃO. Fiz e o Unity somente funciona em 2d agora. Não sei o que fazer agora.

    recentes

    populares

    • Gabriel Martins
      2012-09-03T21:28:47  

      Talvez tenha feito algum procedimento errado, pois foi feito tanto em um notebook como em um computador e funcionou perfeitamente sem problemas. Talvez, antes de fazer os procedimentos você havia adicionado outros repositórios que fizeram seu Unity ficar em 2D.

  • Joelson
    2012-09-03T11:36:55  

    Ubuntu é um sistema muito bom, só tem uma coisa que eu não gosto nele que ele é muito feio, as cores dele são feias de mais os caras que fazem o sistema operacional Ubuntu deveria rever isso.

    recentes

    populares

    • Joelson
      2012-09-03T11:36:55  

      Usuários Linux querem desempenho, segurança, confiabilidade do que design bonito e cheio de modinhas.