Sistemas Operacionais

26/10/2012 14h06 - Atualizado em 28/10/2016 18h35

Como alterar o local padrão da pasta Meus documentos no Windows

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

No Windows, a pasta “Documentos” serve para guardar planilhas, documentos, gráficos e outros arquivos particulares do usuário. Normalmente, fica em “c:\usuarios\nomedousuario\” e apesar de ser uma pasta especial do sistema, a localização pode ser modificada. Isso pode ser útil quando, por exemplo, a partição principal do Windows está ficando cheia e você deseja colocar sua pasta “Documentos” em outra unidade com mais espaço. Parece complicado, mas não é. Confira o tutorial abaixo.

Como bloquear temporariamente o PC

Como alterar o idioma da Loja de Aplicativos do Windows e deixar em português (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo) (Foto: Como alterar o idioma da Loja de Aplicativos do Windows e deixar em português (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo))Como alterar o local padrão da pasta Meus documentos no Windows (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Abra o Explorer e crie a pasta onde deseja colocar seus documentos;

Criando a pasta onde ficarão os documentos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Criando a pasta onde ficarão os documentos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Em seguida, digite o nome da pasta e tecle enter para confirmar;

Nomeando a pasta onde ficarão os documentos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Nomeando a pasta onde ficarão os documentos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Ainda no Explorer, vá para a pasta do seu usuário. Clique com o botão direito do mouse na pasta “Documentos”, e no menu que será exibido, escolha a opção “Propriedades”;

Acessando as propriedades da atual pasta “Documentos” (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as propriedades da atual pasta “Documentos” (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na janela de propriedades, clique na guia “Local”;

Selecionando a guia “Local” da janela “Propriedades”  (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a guia “Local” da janela “Propriedades” (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Na guia “Local”, toque no botão “Mover…”;

Clicando no botão “Mover” nas propriedades de Documentos  (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando no botão “Mover” nas propriedades de Documentos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Na janela que será exibida, selecione a pasta onde deseja colocar seus documentos e clique no botão “Selecionar pasta”;

Selecionando a pasta onde ficarão os documentos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a pasta onde ficarão os documentos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. De volta à janela de propriedades, clique no botão “OK” para confirmar a mudança. Será exibida uma tela alertando sobre a mudança, aperte “Sim” para confirmar;

Confirmando a mudança (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando a mudança (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. O processo será iniciado e os arquivos serão movidos para a nova pasta.

Arquivos sendo movidos para a nova pasta (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Arquivos sendo movidos para a nova pasta (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! No final, os arquivos estarão na nova pasta e o Windows reconhecerá ela como a pasta “Documentos” do usuário.

Vale lembrar que esse procedimento funciona no Windows 7, 8 e 10, e também pode ser feito paras as pastas “Imagens”, “Músicas” e “Vídeos”.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo Oliveira
    2017-06-14T21:35:45  

    Muito obrigado pela ajuda, mas tenho um duvida, em caso de formatação, ira apagar do novo diretorio tambem? No caso da formatação sendo apenas no disco local C: onde estara o sistema operacional. Obs: Tenho uma particao somente para o sistema e outra e para os arquivos. Desde ja agradeço.

    recentes

    populares

    • Eduardo Oliveira
      2017-06-14T21:35:45  

      Negativo! Fique tranquilo que no caso de formatação o novo diretório não será apagado. (Desde que você não escolha a opção de apagar) Seus arquivos não serão apagados, desde que você escolha o disco local C: Durante a formatação, aparecerão as duas partições pra você escolher, a que fica o seu sistema e a outra partição com seus arquivos. É Só selecionar a partição certa que é a que está o sistema operacional e pronto, a outra partição ficará intacta ! Espero ter esclarecido!

  • Aruan Felix
    2016-04-11T22:59:56

    Essa dica foi muito útil para mim, pois eu usava aquele recurso de bibliotecas e era um saco

  • Antonio Cancella
    2014-12-16T22:40:48

    Por algum motivo o novo local da pasta Desktop (Área de trabalho) esta corrompido. No registro do Windows onde posso alterar este novo Local ?

  • Beto Ac
    2014-06-24T13:49:04

    Amigo, eu havia feito isso, mas o movi para o drive E (partição secundária). Um vacilo meu. Eu qro desfazer ou mover para uma pasta dentro do drive E q se chama "documentos". Como faço isso? A pasta "Documentos" virou drive "E" ou vice-versa...

  • Jorge Acosta
    2013-10-06T08:07:55

    Parabéns pelo tutorial, deu certo comigo, obrigado.

  • Nelson Oliveira
    2012-10-31T12:45:24

    Olá, e quando em Propriedade não aparece a aba Local, como proceder?

  • Nelson Oliveira
    2012-10-31T12:03:28

    Oi e quando em Propriedade não tem a aba Local? Como relocar?