Internet

04/10/2012 15h43 - Atualizado em 04/10/2012 17h37

Veja como utilizar o recurso 'direções' no Google Maps

Ricardo Fraga
por
Para o TechTudo

Um dos mais utilizados sistemas de mapas via web ou dispositivos móveis, o Google Maps possui uma infinidade de recursos que boa parte dos usuários desconhece. Por isso, o TechTudo resolveu te ajudar a desvendar o serviço, te mostrando o passo a passo de como utilizar o recurso "direções" no Google Maps.

Já seguiu o TechTudo no Instagram? Procure nosso perfil: @techtudo_oficial

Recurso “direções” do Google Maps permite que os usuários tracem rotas entre dois ou mais pontos (Foto: Reprodução/Ricardo Fraga)Recurso “direções” do Google Maps permite que os usuários tracem rotas entre dois ou mais pontos (Foto: Reprodução/Ricardo Fraga)

Uma das opções mais utilizadas, a funcionalidade permite que os usuários vejam as rotas mais curtas para o seu trajeto, possibilitando que o mesmo altere a rota arrastando a linha que define o trajeto para outra rua ou estrada. Além disso, o recurso permite que o usuário saiba a distância que será percorrida e o tempo estimado do percurso. O usuário pode, ainda, imprimir o mapa com o trajeto, recurso que se torna uma excelente alternativa para quem não possui um smartphone ou tablet.

Passo 1. Acesse o Google Maps;

Passo 2. Clique na opção “Como chegar”.

Passo 3. Preencha as informações do ponto “A” e “B”. Caso seja necessário adicionar um ou mais pontos ao trajeto, clique na opção “Adicionar destino”. Conforme o endereço for sendo digitado, o Google Maps tentará prever o destino e sugerirá algumas opções. Para selecionar, basta clicar sobre uma delas.

Passo 4. Havendo mais de um trajeto possível, o serviço sugerirá rotas alternativas, que poderão ser vistas e selecionadas na opção “Trajetos sugeridos”.

Passo 5. Caso o usuário queira ou necessite, pode arrastar a linha azul traçada no mapa para uma rua diferente, o que fará com que o Google Maps altere automaticamente todo o trajeto.

Google Maps permite que o usuário imprima a rota do trajeto traçado (Foto: Reprodução/Ricardo Fraga)Google Maps permite que o usuário imprima a rota do trajeto traçado (Foto: Reprodução/Ricardo Fraga)

Passo 6. Para imprimir o mapa, basta clicar no ícone da impressora, localizado ao lado de “Meus lugares”. Na página que será carregada, o usuário pode escolher se quer que seja impresso somente as informações de trajeto ou se também se quer imprimir a imagem do mapa.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Olavo Morett
    2012-10-10T11:48:54

    Que ajuda mais sem graça , isso eu ja sabia , e faltou dizer que voce pode percorrer o trajeto clicando num quadradinho escrito 3D com o sinal de play ,logo abaixo das informaçoes de destino . ] ] ] ] o letrinha do ca ra io esse cripta hein .