Imagens

31/10/2012 12h32 - Atualizado em 08/07/2013 13h27

Veja como se transformar em zumbi usando o Photoshop

Ramon Martins
por
Para o TechTudo

Transforme-se em um zumbi com o Photoshop neste passo a passo preparado pelo TechTudo. Usaremos ferramentas como o Pincel e alguns modos de mesclagem para obter o resultado digno de um morto-vivo nas suas fotos.

Transformação em zumbi feita no Photoshop pronta (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Transformação em zumbi feita no Photoshop (Foto: Reprodução/Ramon Martins)

Passo 1. Abra a foto em "Arquivo" > "Abrir" ("File" > "Open"). Agora, crie uma nova camada pelo caminho "Camada" > "Nova" > "Camada" ("Layer" > "New" > "Layer"), ou simplesmente use o atalho Ctrl+Shift+Alt+N;

Box para criação de uma nova camada no Photoshop (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Box para criação de uma nova camada no Photoshop (Foto: Reprodução/Ramon Martins)

Passo 2. Após adicionar nova camada, selecione a ferramenta Pincel (“Brush”);

Seleção da ferramenta Pincel, localizada na barra à direita (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Seleção da ferramenta Pincel, localizada na barra à direita (Foto: Reprodução/Ramon Martins)

Passo 3. Agora selecione a cor vermelha. Para isto, basta clique na paleta de cores que fica na sua barra de ferramentas à esquerda e escolha um tom de vermelho conforme mostra a imagem;

Janela de seleção de cor. Neste caso, usaremos o vermelho (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Janela de seleção de cor. Neste caso, usaremos o vermelho (Foto: Reprodução/Ramon Martins)

Passo 4. Com a cor vermelha já selecionada, contorne todo o branco dos olhos com cuidado. Dica: dê o máximo de zoom que conseguir com a ferramenta Lupa, assim você conseguirá contornar mais precisamente o branco dos olhos, evitando rebarbas. Você também pode selecionar o tamanho do pincel clicando com o botão direito do mouse e controlando o tamanho (“size”) conforme a sua necessidade;

Zoom feito com a ferramenta Lupa. Desta forma, fica mais fácil pintar a área branca (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Zoom feito com a ferramenta Lupa. Desta forma, fica mais fácil pintar a área branca (Foto: Reprodução/Ramon Martins)
Branco dos olhos pintado de vermelho (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Branco dos olhos pintado de vermelho para dar efeito macabro (Foto: Reprodução/Ramon Martins)

 

Passo 5. Com todo o branco dos olhos preenchido com a cor vermelha, vá em “Camada” (“Layer”) na barra de ferramentas à direita. No campo que esta escrito “Normal”, altere para “Luz Indireta” (“Soft Light”) como mostra a imagem;

Modo de mesclagem "Luz Indireta" sendo selecionado (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Modo de mesclagem "Luz Indireta" sendo selecionado (Foto: Reprodução/Ramon Martins)

Passo 6. Agora, crie uma nova camada e repita os Passos 2, 3 e 4 preenchendo dentro dos olhos, desta vez com a cor amarela;

Olhos pintados de amarelho com a ferramenta Pincel (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Olhos pintados de amarelho com a ferramenta Pincel (Foto: Reprodução/Ramon Martins)

Passo 7. Após finalizar o contorno, volte à barra de ferramentas à direita e em “Camada” (“Layer”) e no combo selecione “Escurecer” (“Darker”);

Modo de mesclagem "Escurecer" (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Modo de mesclagem "Escurecer" (Foto: Reprodução/Ramon Martins)

Passo 8. Com o efeito nos olhos finalizados, utilize o atalho “Ctrl+Shift+E” para juntar as camadas;

Passo 9. Na barra de ferramentas à esquerda selecione a ferramenta “Superexposição” (“Burn Tool”) e com o mouse clique ao redor dos olhos, bocas e nariz, para deixar a imagem com um efeito “estragado”. Você pode clicar e arrastar ou clicar diversas vezes na região desejada para que o efeito fique mais aparente.

Ferramenta Superexposição, localizada na barra de ferramentas (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Ferramenta Superexposição, localizada na barra de ferramentas (Foto: Reprodução/Ramon Martins)

Passo 10. Para dar um toque mais realista, pesquise por imagens de feridas ou machucados e mescle à sua imagem. Para isso, abra a imagem do machucado e recorte o ferimento com a ferramenta “Laço” (“Lasso Tool”). Depois use o comando Ctrl+C para copiar a seleção. Crie uma nova camada em sua imagem como fizemos no Passo 1 e cole a seleção usando o atalho Ctrl+V;

Seleção de ferida. Imagem será adicionada à foto original (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Seleção de ferida. Imagem será adicionada à foto original (Foto: Reprodução/Ramon Martins)

Passo 11. Clique em “Editar” > “Transformação Livre” ou use o atalho “Ctrl+T”. Redimensione e gire o seu machucado colado de acordo com a melhor posição e dê Enter ao posicionar;

Redimensione a ferida com o recurso "Transformação Livre" (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Redimensione a ferida com o recurso "Transformação Livre" (Foto: Reprodução/Ramon Martins)

Passo 12. Após posicionar sua nova camada, vá no menu “Camadas” (“Layer”) à direita, clique no botão “Adicionar Máscara de Vetor” (“Add Vector Mask”) e em seguida selecione a primeira camada adicionada, conforme ilustrado abaixo;

Camada da ferida escolhida e, em destaque, o ícone de "Adicionar Máscara de Vetor" (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Camada da ferida escolhida e, em destaque, o ícone de "Adicionar Máscara de Vetor" (Foto: Reprodução/Ramon Martins)

Passo 13. Agora selecione a ferramenta “Pincel do Histórico” (“History Brush”), localizada na sua barra de ferramentas à direita e contorne suavemente a imagem clicando sobre as bordas da sua ferida. Com o botão direito do mouse, ajuste o “Tamanho” (“Size”) e a “Dureza” (“Hardness”) de acordo com a sua necessidade. Lembrando que a intenção é deixar sua ferida em um tom próximo da pele de sua imagem, portanto, quanto menor a “Dureza” (“Hardness”) mais suave ficará. Use o zoom para contornar com mais precisão.

Escolha da ferramenta Pincel do Histórico (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Escolha da ferramenta Pincel do Histórico (Foto: Reprodução/Ramon Martins)

Passo 14. Com o seu machucado já suavizado, ou sobreposto, dê o comando “Ctrl+Shift+E” para juntar todas as camadas. Você conseguirá um efeito mais realista se você repetir o Passo 9, reforçando o uso da ferramenta “Superexposição” (“Burn Tool”) ao redor do machucado sobreposto. Você pode pesquisar por vários ferimentos diferentes e ir acrescentando de acordo com a sua imaginação. A dica é buscar sempre por ferimentos próximos ao tom de pele da sua imagem original;

FIMMM (Foto: FIMMM)Adição de feridas e efeitos finalizada (Foto: Reprodução/Ramon Martins)

Passo 15. Agora, para dar um ar de morto-vivo à imagem, vamos mexer nas cores. Vá em "Imagem" > "Ajustes" > "Matiz/Saturação" ("Image"> "Adjustments" > "Hue/Saturation".) Agora, arraste o slider de Saturação ("Saturation") levemente para a esquerda, de forma a tirar um pouco do "colorido" da imagem. Altere também o slider de Hue ("Matiz"), escolhendo uma posição que deixe a imagem levemente esverdeada. 

Pronto! Sua transformação em zumbi está pronta. Se você seguiu o nosso passo a passo à risca, obterá um resultado semelhante ao do início deste tutorial.

Quer uma super opção de game zumbi? Baixe Zombie Invasion : T-Virus!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Lopes
    2012-10-31T17:26:22

    #pelamordedeus, pior tutorial que ja vi ²

  • Renato Kimo
    2012-10-31T14:27:54

    Eu não to acreditando que o Techtudo realmente acredita que isso é um zumbi... foi o pior tutorial que eu já vi na internet... que lixo...