Internet

12/11/2012 19h06 - Atualizado em 27/02/2014 13h03

Saiba como ativar plugins apenas quando for necessário no Firefox

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Usar plugins é importante, mas é necessário limitar um pouco seu uso pois, ao mesmo tempo em que eles adicionam novas funcionalidades aos navegadores, também o tornam mais perigosos e lentos. Que tal então deixar os plugins desativados e usá-los apenas quando forem realmente necessários? Se você usa o Firefox, é possível fazer isso. Aprenda nesse tutorial do TechTudo.

Passo 1. Abra o Firefox;

Passo 2. Na barra de endereços, digite “about:config” (sem as aspas) e depois tecle “Enter”;

Acessando as configurações do Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as configurações do Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Uma mensagem alertando para o perigo de modificar essa parte do Firefox. Para continuar será exibida. Clique no botão “Serei cuidadoso, prometo!”;

Alerta sobre o perigo de modificar as configurações do Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Alerta sobre o perigo de modificar as configurações do Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na próxima tela, clique dentro da caixa “Localizar” e digite: “plugins.click_to_play” (sem as aspas);

Producando a configuração do Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Procurando a configuração do Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Por padrão, esse parâmetro estará como “false”. Dê dois cliques rápidos com o mouse na linha onde está o parâmetro e o valor mudará para “true”;

Modificando a configuração do Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Modificando a configuração do Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Feche o Firefox e depois de alguns segundos, execute-o novamente;

Passo 7. Para testar, entre em algum site que precisa de um plugin (como o YouTube, por exemplo);

Passo 8. Se necessário, é possível ativar todos os plugins da página apenas clicando no ícone azul que aparece na barra de endereço e depois escolher a opção “Ativar Plugins”;

Ativando os todos os plugins da página (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ativando todos os plugins da página (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 9. Para ativar individualmente cada plugin da página, basta ir na área onde ele está e clicar em “Clique aqui para ativar o plugin”.

Ativando apenas o plugin da página que deseja usar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ativando apenas um plugin da página (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto. Com esse ajuste, os plugins só serão usados quando você realmente quiser, isso tornará seu navegador mais rápido e seguro.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mayquel Sax
    2012-11-13T16:57:35

    Prefiro já deixá-lo no automatico com tudo ativado.