Editores

27/11/2012 14h35 - Atualizado em 02/04/2014 09h27

Como colocar uma tatuagem usando o Gimp

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Você quer saber como colocar tatuagem usando o Gimp? Se a resposta for sim, confira as dicas deste tutorial, que é bem simples de seguir. Depois de aprender a técnica, você poderá personalizar suas fotos e de seus amigos, deixando todo mundo com a tattoo que quiser – e sem precisar sentir dor.

Foto de Brad Pitt com tatuagem feita no Gimp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Foto de Brad Pitt com tatuagem feita no Gimp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 1. Abra o Gimp;

Passo 2. No meunu “Arquivo”, abra a foto da pessoa em quem deseja colocar a tatuagem. Em seguida repita a operação para abrir a tatuagem, que deve ter o fundo branco. O “Modo Janela Única” foi desmarcado apenas para melhor visualização neste tutorial, mas você não precisa proceder desta maneira – pelo contrário, a visualização em única janela facilita a edição;

Gimp com os dois arquivos necessários para a edição abertos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Gimp com os dois arquivos necessários para a edição abertos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Com a ferramenta “Seleção Retangular”, selecione a imagem da tatuagem e dê um Crtl+C para copiá-la. Feche o arquivo sem salvar as alterações;

Desenho da tatuagem selecionado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Desenho da tatuagem selecionado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Na foto do modelo, cole a imagem dando um Ctrl+V. Selecione a ferramenta “Redimensionar”. Na janela aberta, clique no ícone de corrente localizado ao lado dos valores de altura e largura para fixar a proporção, e redimensione a imagem de acordo com a sua fotografia principal;

Camada flutuante com tatuagem colada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Camada flutuante com tatuagem colada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Verifique que, quando você colou a imagem, o Gimp criou uma nova camada chamada Flutuante”. Clique no ícone “Criar uma nova camada” para que ela passe a existir;

Passo 6. Com a ferramenta mover, posicione a tatuagem na parte do corpo desejada. Se precisar, ajuste novamente o tamanho, através da ferramenta dimensionar, e a rotação, no botão “Rotacionar”;

Janela "Rotacionar" aberta, com pré-visualização (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Janela "Rotacionar" aberta, com pré-visualização (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. Vá até “Modo” e altere para “Multiplicar”;

Caminho para alterar o modo para Multiplicar (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Caminho para alterar o modo para Multiplicar (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 8. Se você precisar esconder uma parte da tatuagem, como é o caso deste tutorial (a calça deve cobrir a parte de baixo da fênix), realize o seguinte procedimento: primeiramente, selecione a ferramenta laço e contorne a área que deseja remover; depois é só pressionar a tecla “Delete”. Para facilitar, aumente o zoom da imagem;

Parte da tatuagem foi apagada usando a ferramenta Laço (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Parte da tatuagem foi apagada usando a ferramenta Laço (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 9. Para que a tatuagem fique mais realista, diminua a opacidade da camada. Neste exemplo, usamos 65%;

Tatuagem com opacidade reduzida para 65% (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Tatuagem com opacidade reduzida para 65% (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 10. Pronto! Agora basta exportar sua fotografia como JPG e usá-la como quiser. O resultado final está no início do tutorial.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares