Imagens

01/11/2012 07h20 - Atualizado em 01/11/2012 07h20

Como criar um efeito de pôr do sol nas suas fotos com o Photoshop?

Aline Ferreira
por
Para o TechTudo

Aprenda neste tutorial a adicionar um efeito de pôr do sol a qualquer fotografia usando o Photoshop. Para tanto, usaremos diversos ajustes de cor, máscara e modo de mesclagem do software da Adobe.

Efeito que proporciona aspecto de pôr do sol a qualquer fotografia (Foto: Aline Ferreira)Efeito feito no Photoshop proporciona aspecto de pôr do sol a qualquer fotografia (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Passo 1. Vá em “Arquivo” > “Abrir” (“File” > “Open”) para abrir a imagem que você deseja realizar o efeito, ou simplesmente use o atalho Ctrl+O;

Fotografia escolhida para ser trabalhada (Foto: Aline Ferreira)Fotografia escolhida para ser trabalhada mostra montanha e campo sob céu nublado (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Passo 2. Vá em "Camada" > "Nova" > "Camada" por duas vezes, para criar duas cópias da camada original, ou use duas vezes o atalho Ctrl+J. Sua paleta de camadas deverá ficar como a da foto abaixo;

Criação de duas cópias da camada (Foto: Aline Ferreira)Paleta de camadas com duas cópias da camada original (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Passo 3. Clique na camada do meio e vá em “Imagem” > “Ajustes” > “Filtro de fotos” (“Image” > “Adjustment” > “Photo Filter”). Na janela que abrir, utilize a opção “Filtro de Aquecimento (85)” (“Warming Filter (85)”) com densidade ("density") de 100% como mostra a figura abaixo;

Aplicação do Filtro de Fotos (Foto: Aline Ferreira)Box de aplicação do Filtro de Fotos do Photoshop com densidade em 100% (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Passo 4. Nesta mesma camada, vá em “Imagem” > “Ajustes” > “Brilho/Contraste” (“Image” > “Adjustment” > “Brightness/Contrast”) e defina o valor do brilho ("brightness") em -25 e do Contraste (Contrast) em 50;

Ajustando o brilho e o contraste (Foto: Aline Ferreira)Box de ajuste do brilho e do contraste da imagem (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Passo 5. Esconda as duas camadas superiores clicando em cada camada e depois em “Camada” > “Ocultar Camadas” (“Layer” > “Hide Layers”) ou simplesmente clique no olho de cada uma das duas camadas. Sua paleta de camadas deverá ficar como a da foto abaixo;

Ocultando camadas (Foto: Aline Ferreira)Paleta mostra camadas ocultadas (Foto: Aline Ferreira)

Passo 6. Clique na camada inferior (Plano de Fundo ou Background, dependendo do idioma do seu programa) e vá em “Imagem” > “Ajustes” > “Corresponder Cor” (“Image” > “Adjustment” > “Match Color”) e ajuste os valores da seguinte forma:

* Luminescência (Luminance): 100;
* Intensidade da Cor (Color Intensitiy): 100;
* Atenuar (Fade): Ajuste da maneira que preferir de forma que os detalhes mais escuros possam aparecer;
* Desmarque a opção Neutralizar (Neutralize);
* Origem (Source): Escolha o nome do arquivo da imagem que você está utilizando;
* Camada (Layer): Camada 1 (Layer 1);

Ajustando a correspondência de cores (Foto: Aline Ferreira)Ajuste da correspondência de cores (Foto: Aline Ferreira)

Passo 7. Clique na camada do meio e vá em “Camada” > “Mostrar Camadas” (“Layer” > “Layers Show”) ou simplesmente clique no espaço vazio onde ficava o olho que você retirou no Passo 5. Em seguida, clique em “Camada” > “Máscara de Camada” > “Revelar Todas” (“Layer” > “Layer Mask” > “Reveal All”). Sua paleta de camadas deverá ficar como a da foto abaixo;

Inserindo máscara de camada (Foto: Aline Ferreira)Paleta de camada após adição de máscara de camada (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Passo 8. Com a máscara da camada selecionada clique na letra G do teclado para selecionar a ferramenta Degradê (“Gradient Tool”). Em seguida, selecione o modo “Gradiente Refletido” (“Reflected Gradient”) na barra de opções de ferramenta como na imagem a seguir;

Escolhendo o Gradiente Refletido (Foto: Aline Ferreira)Ponteiro do mouse sobre a opção "Gradiente Refletido" (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Passo 9. Com a tecla Shift pressionada, clique no centro da imagem e arraste o mouse até o topo da fotografia. Na paleta de camadas, modifique o modo de mesclagem da camada para “Divisão” (“Screen”);

Inserindo o Gradiente Refletido (Foto: Aline Ferreira)Modo de mesclagem modificado para "Divisão" (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Passo 10. Clique na camada superior e vá em “Camada” > “Mostrar Camadas” (“Layer” > “Layers Show”) ou simplesmente clique no espaço vazio onde ficava o olho que você retirou no Passo 5. Em seguida, diminua a opacidade ("opacity") da camada conforme sua escolha;

Diminuindo a opacidade da primeira camada (Foto: Aline Ferreira)Opacidade da primeira camada em 10% (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Passo 11. Vá em “Imagem” > “Ajustes” > “Brilho/Contraste” (“Image” > “Adjustment” > “Brightness/Contrast”) e realize os ajustes finais conforme sua escolha.

Finalizando com ajustes de brilho e contraste (Foto: Aline Ferreira) (Foto: Finalizando com ajustes de brilho e contraste (Foto: Aline Ferreira))Box de ajustes de brilho e contraste (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Éverton Resende
    2012-11-09T16:06:50

    é muito bacana estes tutoriais do photoshop que o techtudo apresenta, muito legal mesmo, ajuda muita gente, parabéns