Editores

15/11/2012 07h25 - Atualizado em 15/11/2012 07h25

Veja como fazer montagens de fotos no Gimp

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Se você quer aprender a fazer montagens de fotos no Gimp, este tutorial irá te indicar o caminho. Seguindo as dicas abaixo, você descobrirá como colocar sua foto em um plano de fundo diferente, combinando sua pose com a de um artista ou mesmo um desenho animado. Veja como criar montagens e faça sucesso com seu álbum de fotos nas redes sociais.

Montagem de fotos criada no Gimp com desenho do Super-Homem (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Montagem de fotos criada no Gimp com o Super-Homem (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 1. Abra o Gimp e carregue a imagem que você quer que seja aplicada sobre outra;

Passo 2. Clique na ferramenta laço, localizada na barra lateral à esquerda. Faça uma seleção na área que você deseja transferir para a outra foto. Para isso, clique em um ponto inicial, arraste o cursor até um ponto próximo e solte, contornando todo o objeto. O ponto final deve encontrar o inicial para que a seleção seja formada;

Faça uma seleção usando a ferramenta laço do Gimp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Seeção feita usando a ferramenta Laço do Gimp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Quando concluir a seleção, copie a imagem através do menu “Editar” ou acessando as teclas de atalho Ctrl+C;

Copie pelo menu "Editar" do Gimp ou usando o atalho "Ctrl + C" (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Caminho para a opção "Editar" > "Copiar" do Gimp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Feche esta imagem e abra a foto onde será incluída a área copiada. Vá até o menu “Editar”, posicione o cursor sobre “Colar como” e escolha “Nova camada”;

Cole a imagem em uma nova camada no Gimp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Caminho para colar imagem em uma nova camada no Gimp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Com a nova camada selecionada, clique em “Redimensionar”, também localizada na barra de ferramentas à esquerda. Ajuste o tamanho da camada à foto de fundo e, quando tiver chegado à dimensão desejada, clique no botão “Redimensionar”;

Com o box "Redimensionar" do Gimp aberto, ajuste o tamanho da camada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Box "Redimensionar" do Gimp aberto. Com ele é possível ajustar o tamanho da camada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Se for necessário, mude a orientação do objeto com a ferramenta “Espelhar”, que pode ser acessada através do ícone na barra lateral ou pelo atalho “Shift + F”;

Passo 7. Com a ferramenta “Mover” (uma cruz feita de setas), posicione a camada no local desejado;

Selecione a ferramenta "Mover" do Gimp e posicione a camada onde preferir (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Ferramenta Mover sendo usada para criar nova seleção (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 8. Selecione a camada de fundo. Usando a ferramenta “Laço”, crie uma seleção na área que você deseja que fique na frente do objeto inserido. A técnica é a mesma empregada no Passo 2. Para facilitar esse processo, desmarque antes o “visualizar camada”, o botão com um olho ao lado da camada onde está o objeto;

Com o "Laço" do Gimp, selecione a parte do fundo que irá ficar na frente do objeto (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Seleção feita com a ferramenta Laço do Gimp. Com ela, escolha a parte do fundo que irá ficar na frente do objeto (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 9. Copie e cole (Crtl+C, Ctrl+V) a área selecionada. Irá aparecer uma nova camada “flutuante”, que deverá ser renomeada para que passe a existir de fato. Clique novamente em cima do olho na camada do objeto para voltar a vê-lo e note como ficaram as sobreposições;

Camada flutuante no Gimp só passa a existir depois de renomeada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Camada flutuante no Gimp só passa a existir depois de renomeada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 10. Clique com o botão direito do mouse sobre a camada mais acima e escolha a opção “Combinar abaixo”. Repita a operação, de forma que só exista uma camada ao final do processo, com todos os elementos agrupados;

Junte todas as camadas usando o "Combinar abaixo" do Gimp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Camadas agrupadas com o "Combinar abaixo" do Gimp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 11. Agora clique sobre a ferramenta de corte, na barra lateral, selecione a área que deseja manter e dê um “Enter”. Perceba que todo o espaço fora da parte selecionada foi eliminado;

Ferramenta "Corte" do Gimp apaga a área não selecionada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Área mantida após o uso da ferramenta "Corte" (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 12. Vá até o menu “Arquivo” e clique em “Exportar”, opção que também pode ser acessada através das teclas de atalho Shift+Ctrl+E. Defina o nome e extensão do seu arquivo e clique em “Exportar”. Na janela que será aberta, escolha a qualidade da imagem e clique novamente em “Exportar”. Sua montagem está concluída.

Box "Exportar" do Gimp, onde você definirá nome e tipo do arquivo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Box "Exportar" do Gimp, onde você definirá nome e tipo do arquivo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz Wei
    2012-11-17T22:20:39

    Ribéry maldito! kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Patricia
    2014-02-01T17:25:43

    Me ajudou muito.......