05/11/2012 12h37 - Atualizado em 05/11/2012 12h42

Veja como usar um dispositivo iOS como segundo monitor do seu Mac

Hugo Carvalho
por
Para o TechTudo

O Mac OS X possui uma excelente integração com todo o ecossistema da Apple. Uma das funcionalidades pouco conhecidas é a possibilidade de integrar o Mac OS X com um dispositivo que executa o sistema iOS da Apple, como o iPhone e o iPad, para utilizar a tela destes deles como um monitor extra.

Neste tutorial, o TechTudo vai ensinar você a utilizar um dispositivo que execute o iOS como um monitor extra para o seu MacBook ou iMac. Para realizar esta integração, será utilizado o software Air Display. O tutorial foi realizado em um iMac e um iPad 3. Além disso, é necessário que o Mac e o sistema com iOS estejam conectados a mesma rede sem-fio. Para utilizar o monitor extra, basta seguir estes simples passos:

Download do Air Display (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Download do Air Display (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 1. No seu Mac, faça o download da versão desktop do Air Display;

Download do Air Display na AppStore do seu iOS (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Download do Air Display na AppStore do seu iOS (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 2. No seu dispositivo com iOS, acesse o TechTudo e baixe este mesmo aplicativo em versão mobile. Ele custa US$ 9,99;

Tela de Instalação (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Tela de Instalação (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 3. Clique duas vezes no arquivo AirDisplayInstaller.zip que foi baixado no Passo 1. Será descompactado um arquivo chamado Air Display Installer.pkg. Clique duas vezes nesse arquivo;

Digite a senha de administrador (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Digite a senha de administrador (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 4. Será aberta uma tela de instalação do software. Aperte o botão Continuar. Leia os termos de serviço e em seguida clique em Continuar novamente. Depois, você será avisado que o software ocupará 21.9 MB de espaço. Clique no botão Instalar e aguarde. Será pedida a senha do administrador do sistema. Digite a senha e clique em Instalar Software;

Aviso de reinicialização (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Aviso de reinicialização (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 5. Será dado um aviso indicando que após a instalação o computador precisará ser reinicializado. Clique em Continuar a Instalação. Após a instalação, siga as indicações e reinicie o computador;

Acessando o Air Display no Mac (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Acessando o Air Display no Mac (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 6. Após reiniciar o computador, você pode acessar o software Air Display clicando na maçã no canto superior esquerdo e clicando em Preferências do Sistema. No canto inferior, da tela de preferências, pode-se encontrar o ícone do Air Display. Clique no ícone do Air Display;

Abra o Air Display (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho) (Foto: Abra o Air Display (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho))Abra o Air Display (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 7. Clique no botão Liga/Desliga para ativar o Air Display. Em seguida no seu dispositivo iOS, abra o aplicativo Air Display. Se tudo der certo, ao Ligar o Air Display no iOS e no Mac OS X, você poderá ir na tela de configuração do Air Display no Mac e selecionar o seu dispositivo com iOS para ele se conectar. Caso o seu dispositivo não apareça na lista, vá para o Passo 8. Se ele aparecer, basta clicar no nome do dispositivo e ir para o Passo 9;

Anotando o endereço IP do dispositivo (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho) (Foto: Anotando o endereço IP do dispositivo (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho))Anotando o endereço IP do dispositivo (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 8. No aplicativo do iOS, será indicado na aba Connect como você deve conectar o aplicativo ao Mac OS X. Atente para a instrução número 4, que possui um campo chamado IP address. No meu caso, o endereço IP que apareceu foi o 192.168.1.104. Anote o seu número. Em seguida, no software Air Display do Mac, na parte de selecionar dispositivos, clique em Conectar a outros e no campo que aparecer digita o Endereço IP que foi apresentado no aplicativo do iOS. Clique em OK e o Mac e o dispositivo com iOS vão se conectar;

11 (Foto: 11)11 (Foto: 11)

Passo 9. Após conectar, a tela do Mac ficará azul por uns instantes e em seguida o dispositivo iOS passará a atuar como um monitor extra. Para configurar o que aparece em cada monitor e a disposição deles, volte a tela de preferencias e clique em Monitores. Em seguida, clique em organização. No meu caso, eu utilizo dois monitores e o iPad aparece como um terceiro monitor a direita.

Agora, basta posicionar o seu dispositivo iOS ao lado do monitor e começar a utilizá-lo!

iPad como monitor externo (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho) (Foto: iPad como monitor externo (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho))iPad como monitor externo (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • André Chaulet
    2012-12-23T08:56:16

    Com a criação do monitor extra eu consigo utilizar os apps que eu tenho no iphone no computador? Caso não seja possível como eu posso fazer este compartilhamento? Obrigado.