03/12/2012 18h06 - Atualizado em 03/12/2012 18h06

Veja como usar o Transferência Fácil para migrar arquivos no Windows

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O Transferência Fácil é uma ferramenta do Windows que facilita o envio de documentos, fotos, músicas e outros itens entre computadores ou versões do sistema. Se você trocou de máquina ou pretende atualizar para a nova versão do sistema operacional da Microsoft, veja abaixo como usar o aplicativo para migrar seus arquivos pessoais.

Passo 1. No menu Iniciar, acesse “Todos os Programas”, clique em “Acessórios”, “Ferramentas do Sistema” e abra “Transferência Fácil do Windows”. Caso esteja usando uma versão anterior ao Windows 7, baixe o programa (disponível para Vista e XP, 32 e 64 bits);

Acessando o aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acessando o aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na primeira tela, que traz uma breve apresentação do programa, clique em “Avançar”;

Transferência fácil do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Transferência fácil do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Selecione o modo como deseja fazer a transferência entre computadores. Você pode usar um cabo para conectar os PCs, a rede ou salvar os arquivos no HD ou pen drive. Se está em dúvida sobre qual escolher, recomendamos o último;

Escolha como deseja transferir seus arquivos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Escolha como deseja transferir seus arquivos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Na  tela seguinte - a menos que você já tenha executado a “Transferência Fácil” em seu outro computador - escolha “Esse é meu computador antigo” e aguarde enquanto o sistema verifica quais arquivos serão copiados;

Em seu computador antigo, selecione a opção correspondente (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Em seu computador antigo, selecione a opção correspondente (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Selecione quais usuários terão seus arquivos pessoais transferidos para a nova versão do Windows. Você pode clicar em “Personalizar” para adicionar ou remover pastas. Se necessário, selecione a opção “Avançado” para refinar ainda mais os dados que serão movidos. Ao concluir,  escolha o botão “Avançar”;

Escolhendo contas de usuário a serem transferidas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Escolhendo contas de usuário a serem transferidas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Selecionando pastas no modo avançado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Selecionando pastas no modo avançado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Agora, você pode adicionar uma senha para criptografar o arquivo que será gerado. Caso ache desnecessário, deixe os campos em branco e clique em “Salvar”;

Ativando proteção por senha (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Ativando proteção por senha (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Escolha um local para armazenar o arquivo e clique em “Salvar”. Caso possua um pen drive grande o suficiente ou um disco externo, é possível gravar os itens diretamente neles. Feito isso, aguarde enquanto o assistente realiza a reprodução. Quando concluído, selecione o comando “Avançar”;

Salvando arquivos a serem transferidos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Salvando arquivos a serem transferidos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Por fim, o aplicativo informa ao usuário o local onde os arquivos foram salvos e dá instruções de como restaurá-los em outro computador. Clique em “Avançar” e, em seguida, em “Fechar”;

Cópia dos arquivos concluída (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Cópia dos arquivos concluída (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Restaurando arquivos

Passo 9. No computador de destino, basta dar um duplo clique sobre o arquivo gerado pelo assistente do Transferência Fácil para abrir o programa. Caso tenha configurado uma senha no sexto passo, a insira e clique em “Avançar”;

Se necessário, entre com sua senha (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Se necessário, entre com sua senha (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 10. Dessa vez, escolha os dados que serão restaurados em seu novo computador. Caso não tenha feito uma seleção no quinto passo, você pode escolher isso agora. Ao concluir, clique em “Transferir” e aguarde enquantos seus arquivos são copiados;

Selecionando arquivos que serão copiados (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Selecionando arquivos que serão copiados (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 11. Quando terminar, você pode visualizar um relatório dos itens que foram transferidos e os programas que tinha instalados no computador antigo. Para concluir o assistente, clique em “Fechar”;

Arquivos copiados com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Arquivos copiados com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 12. Dependendo dos arquivos que foram transferidos, é necessário reiniciar a máquina para concluir o processo. Para isso, clique em “Reiniciar agora” ou, caso queira fazer isso mais tarde, “Reiniciar depois”.

Para concluir, é necessário reiniciar o Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Para concluir, é necessário reiniciar o Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Todos seus arquivos pessoais foram transferidos para o novo computador ou versão do Windows.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares