Internet

24/01/2013 08h20 - Atualizado em 24/01/2013 08h20

Android para iniciantes: saiba o que é possível fazer com seu smartphone

Marlon Câmara
por
Da redação

Os smartphones Android estão em alta, mas vários novos usuários do sistema não fazem muita ideia do que se pode fazer com ele. Claro que, assim como os celulares comuns, eles podem realizar ligações e mandar mensagens, mas os chamados telefones inteligentes conseguem fazer muito mais. Assim, iniciantes no Android, conheçam um pouco mais sobre o universo que vocês têm em mãos.

Android continuará dominando o mercado de OS mobile (Foto: Divulgação) (Foto: Android continuará dominando o mercado de OS mobile (Foto: Divulgação))Mascote do sistema Android (Foto: Reprodução)

Afinal, o que é um "Android"?

O Android é um sistema operacional para celulares e tablets (assim como o Windows é para os PCs e laptops) desenvolvido pelo Google. Seu funcionamento é bem semelhante ao de um computador: com ele você pode acessar a Internet, entrar em sites, assistir vídeos e conversar com outras pessoas conectadas, por exemplo. A grande diferença é que, em vez de usar um mouse e um teclado para navegar pelo sistema, você usa seus próprios dedos e a tela sensível do smartphone ou tablet. Para saber se o seu celular é um Android, confira o tutorial do TechTudo.

Baixando aplicativos e jogos para smartphones e tablets

Um dos maiores atrativos do Android é a enorme variedade de programas disponíveis para o sistema. Por meio da loja virtual Google Play (anteriormente chamada de Android Market), é possível encontrar aplicativos gratuitos e pagos para as mais diversas funções. Para saber como usar o Google Play, confira o tutorial do TechTudo.

Google Play (Foto: Reprodução)Google Play (Foto: Reprodução)

As redes sociais Facebook, Orkut e Twitter, por exemplo, têm aplicativos totalmente gratuitos para serem baixados. Com eles, você pode fazer de forma fácil tudo o que se faz nos próprios sites dos serviços. Além disso, outras redes populares, como Instagram - que adiciona efeitos nas suas fotos e cria uma página para elas -  e Foursquare - com o qual é possível "bater ponto" em todos os locais que você visitar - também seguem o mesmo estilo.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Outros serviços muito requisitados no Android são os programas para enviar mensagem e fazer ligações de graça. O WhatsApp, por exemplo, possibilita que se envie mensagens de texto para qualquer outro usuário que tenha um smartphone, gratuitamente. Já o Skype e o Viber permitem até que você ligue para outro usuário do Android sem pagar nada por isso. Basta baixar o programa, fazer um cadastro e, automaticamente, todas as pessoas da sua lista de contatos poderão ser contactadas.

Angry Birds (Foto: Divulgação)Angry Birds é um dos principais jogos do Android
(Foto: Divulgação)

Os jogos também são bem populares nos smartphones. Independente de qual aparelho você utiliza, sempre vão existir centenas de jogos bem divertidos para ele. Claro que, com um smartphone mais caro e completo, é mais fácil rodar games pesados e complexos, mas os jogos mais procurados são aqueles mais leves e simples. O Angry Birds é um exemplo que virou febre entre os usuários. Ele, assim como outros bem legais, como Cut The Rope e Temple Run, é gratuito e funciona em praticamente qualquer aparelho com Android.

Ainda é possível encontrar uma infinidade de aplicativos com serviços muito úteis como e-mails, bancos e mapas, e até atribuições mais pessoais, como programas destinados a receitas, piadas e notícias sobre times de futebol. Basta decidir o que você procura e procurar na Play Store: com certeza vai encontrar lá.

Usando a câmera do celular e compartilhando as fotos

Tirar fotos pelo Android é muito simples: basta acessar o ícone da Câmera, apontar o aparelho para o local desejado e tocar no botão de disparo. Encontrar as fotos depois também não é difícil: é só entrar no aplicativo Galeria e procurar a imagem.

A câmera de 8 MP do gadget é semelhante às dos aparelhos tops do mercado (Foto: TechTudo)A câmera dos aparelhos Android têm diversos recursos (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Porém, é possível fazer muito mais com seu smartphone e tablet. Você pode, por exemplo, compartilhar todas as suas fotos com seus parentes e amigos, tanto por e-mail quanto pelo Facebook. Para isso, você precisa encontrar a foto na sua Galeria ou Álbum e depois tocar em um ícone que vai aparecer em cima da imagem, que pode ser representado por algumas setas apontadas para cima ou por três círculos ligados por uma linha. Quando isto for feito, vai surgir uma lista com todos os canais por onde você pode compartilhar sua imagem.

Assistindo vídeos e ouvindo músicas

Se os mais variados apps e jogos e a capacidade de tirar fotos não são bastarem para convencer da capacidade de um Android, talvez as aplicações multimídias sejam suficientes. Com o smartphone, é possível ter acesso a um número ilimitado de vídeos, filmes, músicas e rádios, sendo a maioria de graça.

Colocar músicas no seu celular, aliás, é uma tarefa muito fácil. Toda a coleção de arquivos mp3 que estão no seu computador podem ser estocadas no seu smartphone de maneira muito fácil, e você pode utilizar o próprio player do Android para ouvir elas sempre que quiser. Para saber como colocar músicas no seu Android, confira o tutorial do TechTudo.

Mas se você quiser ter acesso a um acervo quase ilimitado de músicas, aplicativos como o Rdio são uma boa pedida. O programa é uma espécie de biblioteca de músicas, para ouvir online, sem precisar baixar nada. O serviço está disponível para ser experimentado gratuitamente por uma semana, mas ele cobra R$ 14,90 por mês para acesso sem limites.

Galaxy S3 roda filmes na tela super AMOLED de 4,8 polegadas  (Foto: TechTudo/Allan Melo)É possível ver vídeos em alta definição no smartphone Android (Foto: TechTudo/Allan Melo)

Já com o aplicativo oficial do YouTube, você pode encontrar uma quantidade ilimitada de vídeos dos mais variados estilos - humor, musicais, curiosidades, reportagens, programas de TV, etc. O app é totalmente gratuito, sendo que tudo que você precisa para ter acesso a todo o conteúdo é ter acesso à Internet no seu aparelho.

Mas se você não está satisfeito com vídeos dos mais variados tipos, talvez séries e filmes completos satisfaçam seu desejo. Com o Netflix, é possível acessar milhares de filmes e episódios de seriados completos. O serviço tem uma taxa de R$ 15 por mês, mas para os amantes do cinema, vale o preço.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renato Paula
    2014-08-22T17:44:24

    Alguem sabe como eliminar as telas que aparecem do nada no Android, sugerindo programas e jogos?

  • Fernando Freitas
    2013-01-25T11:18:11

    achei a garota da foto bonitinha. gostei

  • Wellington Sena
    2013-01-25T10:56:42

    Se essa reportagem era para mostrar o S3... OK... já vimos!!!!

  • Joao Silva
    2013-01-25T10:31:30

    ridiculo 5 min lendo uma coisa q ñ não fala nada

  • Rafael
    2013-01-25T09:22:23

    O pior é que o S3 tb é MUITA propaganda e moda, assim como o IPhone... Ambas estão cheio de fanboys... As pessoas deveriam pesquisar antes de se limitar a essas duas marcas...

  • Adriano Silva
    2013-01-24T19:07:33

    Muito bom, mas se cair do seu bolso vira farinha...nos aparelhos Samsung, é claro.

  • Joao Henrique
    2013-01-24T17:16:01

    vei tenho uma lg optimus hub muito loko

  • Erutan
    2013-01-24T21:47:58

    Tenho um Xperia Play com Android antiguinho 2.3.4 e sou super feliz e satisfeito com o celular... Faço tudo o que preciso....E jogo muito... Há possibilidade de conversão de jogos PSone para o aparelho... Já tentei comprar um celular mais rápido, porém pesa o controle físico... Tomara que façam o Xperia Play 2...

  • Junior Oliveira
    2013-01-24T20:35:30

    Tenho um Galaxy Note e um Xperia Mini (o mais novinho dos pequenos). Amo a tela do Note e o funcionalismo e a praticidade do Xperia mini. E sem falar que a câmera do Xperia dá de 10x7 no Note.

  • Adriano Silva
    2013-01-24T19:08:48  

    Muito bom, mas se cair do bolso vira farinha...se for da Samsung, claro.

    recentes

    populares

    • Adriano Silva
      2013-01-24T19:08:48  

      Pq tu es usuário de Apple ? Aguarde o S4.

  • Leônidas Caldeira
    2013-01-24T18:26:42  

    Amantes do cinema pagar NetFlix é apelo hein... Só tem filme sessão da tarde naquele lixo. Fora os filmes com legenda bugada e a imagem ridicula.

    recentes

    populares

    • Leônidas Caldeira
      2013-01-24T18:26:42  

      faz um tempinho que vc não entra la hein oo corneta

  • Adriano Saraiva
    2013-01-24T16:18:03  

    Comprei um Motorola Razr (muuuito bom), mas... Estou com uma Ferrari sem motor! rsrs... Excelente, engraçado e verdadeiro o comentário do Marcel Cintra.

    recentes

    populares

    • Adriano Saraiva
      2013-01-24T16:18:03  

      Sem motor não, sem gasolina concordo, melhor dizendo um colega meu,rsrs

  • João Mendonça
    2013-01-24T15:53:37  

    Eu adoro o android, e problema e que ele o proprío sistema operacional e grande, ocupa boa parte da memoria do celular e quanto esta no limiti você não consegue nem adicionar um novo contato no telefone.............pelo menos no meu caso!!!

    recentes

    populares

    • João Mendonça
      2013-01-24T15:53:37  

      Roger Carvalho Com toda a certeza Roger.

    recentes

    populares

    • João Mendonça
      2013-01-24T15:53:37  

      Isso pode ser resolvido usando o Link2SD (o aparelho precisa estar rooteado). Criando uma partição ext4 no MicroSD, se a versão do Android suportar, ele até pode incorporar o tamanho da partição a memória principal. No LG P500 teve uma ROM bem interessante baseada no ICS 4.0.4 com a customização da LG com esse recurso embutido. A performance é ótima, não há problemas com espaço, nem com a execução de aplicativos suportados pelo ARMv6. O único problema é o consumo de bateria maior, e a temperatura bem mais elevada para rodar essa ROM.

  • Marcel Cintra
    2013-01-24T11:32:30  

    E na minha opinião, comprar SmartPhone sem plano de dados é igual comprar uma Ferrari sem motor!

    recentes

    populares

    • Marcel Cintra
      2013-01-24T11:32:30  

      Paulo Almeida, a Ferrari tbm consome mais combustível quando ligada do que desligada...

    recentes

    populares

    • Marcel Cintra
      2013-01-24T11:32:30  

      Meu tablet só tem WIFI, mas não faz diferença porque uso na rede sem fio da minha casa e do trabalho. Em último caso, compartilho o 3G do meu celular como wifi e acesso no tablet.

  • Andre Martins
    2013-01-26T23:17:45  

    nossa que gatinha a garota da foto. kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Andre Martins
      2013-01-26T23:17:45  

      Demais.

  • Rodrigo Souza
    2013-01-25T09:18:37  

    Se me der um Android eu nao quero......lixo

    recentes

    populares

    • Rodrigo Souza
      2013-01-25T09:18:37  

      Roberto Duarte compra um iphone e venha ser feliz.......nao fique com raiva da maçã.....ela nao tem culpa de ser a melhor......vemmmm....kkkk

    recentes

    populares

    • Rodrigo Souza
      2013-01-25T09:18:37  

      Cara, discussão que não acaba... Mas eu tenho um Android e estou satisfeito com todas as suas funcionalidades.

  • Anibal Bouchet
    2013-01-25T08:34:36  

    Esse post foi ridiculo, fez comentarios sobre funçoes que todos os smartphones hoje em dia tem, quando acessei achei que iria encontrar dicas legais, mas o que me deparei de um post falando sobre, como colocar musicas no smartphone, como tirar foto, perdi 5 min.

    recentes

    populares

    • Anibal Bouchet
      2013-01-25T08:34:36  

      ô manina de criticar coisas certas.

    recentes

    populares

    • Anibal Bouchet
      2013-01-25T08:34:36  

      A postagem é para iniciante... Aquela pessoa que não conhecimento algum!!!! Essa postagem não para os experts no asssunto

  • Alex Machado
    2013-01-24T19:50:21  

    tenho um S3 e um motorola XT910. Em termos de performance o motorola leva facil em cima do S3 e olha que o meu xt920 é 1.2ghtz dual core!!!!

    recentes

    populares

    • Alex Machado
      2013-01-24T19:50:21  

      vc tem 3 aparelho? xt 910 xt 920 e Slll? e o Slll eh o piorzinho? deve ser de dois chip entao! kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Alex Machado
      2013-01-24T19:50:21  

      Motorola e com certeza muito melhor que Samsung. O processador de alguns Motorola agora são Intel, muito mais top. Rápido e robusto. Prefiro muito mais um Razr i que um SIII.