Imagens

22/01/2013 08h15 - Atualizado em 22/01/2013 08h15

Aprenda a fazer o efeito Monotone no Photoshop

André Sugai
por
Para o TechTudo

Aprenda neste tutorial a fazer o efeito Monotone no Photoshop, que utiliza filtros, modos de mesclagem (“blend”), máscaras e algumas ferramentas para dar a sensação de uma imagem impressa em uma única cor. Vale também experimentar outros valores numéricos nos filtros para conseguir resultados diferenciados.

Efeito Monotone. (Foto: Reprodução/André Sugai)Efeito Monotone feito no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 1. Pressione Ctrl+O e abra uma foto qualquer;

Abra uma imagem qualquer. (Foto: Reprodução/André Sugai)Imagem que receberá o efeito Monotone aberta no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 2. Vá em "Camada" > "Duplicar Camada" ou pressione Ctrl+J. Mude o modo de mesclagem (“blend”) da nova camada para “Subexposição Linear (Adicionar)” (“Linear Dodge (Add)”);

Mude o modo de blend da layer. (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para mudar o modo de mesclagem da camada para "Subexposição Linear" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 3. Pressione Ctrl+J para duplicar a camada mais uma vez e mude o modo de mesclagem (“blend”) para “Sobrepor” (“Overlay”). Defina a opacidade d camada em 50%;

Crie uma nova layer, mude o modo de blend e opacidade. (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para o modo de mesclagem "Sobrepor". Ao lado, a opacidade foi definida em 50% (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 4. Vá em “Filtro” > “Galeria de Filtros” > “Croqui” > “Fotocopia” (“Filter” > “Filter Gallery” > “Sketch” > “Photocopy”) e defina os valores abaixo;

Aplique o filtro Photocopy. (Foto: Reprodução/André Sugai)Aplicação do filtro "Fotocopia", após definição de valores (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 5. Vá em “Camada” > “Máscara de camada” > “Revelar Tudo” (“Layer” > “Layer Mask” > “Reveal All”) para adicionar uma máscara na camada. Pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco e selecione a ferramenta Gradiente (“Gradient Tool”). Escolha um gradiente que vá do preto para o transparente no modo Linear e aplique no documento. A parte em preto do gradiente irá revelar os detalhes da imagem enquanto a transparente preservará as partes afetadas pelos modos de mesclagem;

Aplique uma máscara na layer. (Foto: Reprodução/André Sugai)Máscara aplicada na camada no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 6. Pressione Ctrl+Shift+Alt+E para mesclar todas as camadas em uma nova camada. Agora, vá em “Camada” > “Nova Camada de Ajuste” > “Matiz/Saturação” (“Layer” > “New Adjustment Layer” > “Hue/Saturation”) para abrir a caixa de “Matiz/Saturação” (“Hue/Saturation”) e defina os valores abaixo. Pressione "Ok" para finalizar o efeito.

Estilize a cor usando Hue/Saturation. (Foto: Reprodução/André Sugai)Janela "Matiz/Saturação" para estilização da cor da imagem (Foto: Reprodução/André Sugai)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares