Jogos simuladores

23/01/2013 19h34 - Atualizado em 23/01/2013 19h34

Como instalar Minecraft no Linux

Marcell Santos
por
Para o TechTudo

Instalar Minecraft no Linux pode ser mais fácil do que se imagina e ter conhecimento prévio deste Sistema Operacional facilita ainda mais a tarefa. Porém, neste tutorial abordaremos todo o passo a passo necessário para que qualquer um possa instalar o game da forma mais fácil possível.

Minecraft no Linux (Foto: Tech2)Minecraft no Linux (Foto: Tech2)

Antes de mais nada, é necessário ter o Linux instalado previamente em sua máquina. Iremos trabalhar com o Ubuntu na versão 11.10. Caso queira instalar o Sistema Operacional em uma máquina virtual para testes, siga os passos deste link: Saiba como usar o VirtualBox para virtualizar o Ubuntu no Windows 7. Caso não tenha o arquivo .ISO do Ubuntu, faça o download aqui.

Confira abaixo os passos necessários para instalar o game, que vem crescendo como uma epidemia, no sistema operacional do pinguim.

Instalação do Sun Java no Linux

A instalação do Java no linux é, sem dúvida, a parte que mais assusta os aventureiros no sistema. Porém, para os que já estão mais familiarizados, resta somente a parte mais trabalhosa.

Siga o passo a passo do TechTudo: Como instalar o java no Linux.

Rodando o Minecraft

Com o Java já instalado é hora de colocar o jogo para rodar na sua máquina.

Passo 1: Acesse o site para fazer o download do arquivo no link a seguir: Download Minecraft Linux

Passo 2: Dentro do site, escolha a opção “show all platforms”, clique em minecraft.jar e salve em alguma pasta de fácil localização.

Passo 3: Acesse a opção “Painel Inicial” na parte superior esquerda da sua tela inicial, digite terminal e execute o aplicativo do terminal conforme na imagem abaixo:

Acessando o terminal no Ubuntu (Foto: Divulgação)Acessando o terminal no Ubuntu (Foto: Reprodução)

Passo 3: Cole o comando abaixo dentro do terminal do Ubuntu,  conforme mostra a imagem abaixo, substituindo o trecho (/home/techtudo/Documentos/Minecraft/Minecraft.jar) pelo local onde salvou o arquivo minecraft.jar: 

java -Xmx1024M -Xms768M -cp /home/techtudo/Documentos/Minecraft/Minecraft.jar net.minecraft.LauncherFrame
Executando o Minecraft pelo Terminal do Ubuntu (Foto: Divulgação)Executando o Minecraft pelo Terminal do Ubuntu (Foto: Reprodução)

Se tudo ocorreu bem, você verá a tela abaixo e o jogo já estará rodando sem problemas.

Tela Inicial de Login - Minecraft (Foto: Divulgação)Tela Inicial de Login - Minecraft (Foto: Reprodução)

Agora é só explorar os diversos cenários e opções existentes no jogo, inclusive a incrível capacidade de criação de qualquer coisa dentro do ambiente virtual do game.

Minecraft Rodando no Ubuntu (Foto: Reprodução / MinecraftForum) (Foto: Minecraft Rodando no Ubuntu (Foto: Reprodução / MinecraftForum))Minecraft Rodando no Ubuntu (Foto: Reprodução / MinecraftForum)

 

 

saiba mais
  •  
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vicente Sampaio
    2013-05-21T21:45:00

    vai se ferrAR

  • Lucas Jerhan
    2015-11-05T22:01:45  

    o meu fica dizendo isso Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal net.minecraft.LauncherFrame- O que eu fasso??????

    recentes

    populares

    • Lucas Jerhan
      2015-11-05T22:01:45  

      no meu ta acontecendo a mesma coisa

  • Wesley Britto
    2014-02-22T04:09:10

    fi kando isso :Could not find the main class: net.minecraft.LauncherFrame. Program will exit. e nada!!! o que eu fasso?

  • Wesley Britto
    2014-02-22T04:05:40

    ta dizendo que: net.minecraft.LauncherFram program will exit o que eu fasso?