Redes sociais

22/01/2013 17h34 - Atualizado em 10/09/2018 20h11

Como usar o LinkedIn para buscar emprego

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O LinkedIn conta com uma busca de empregos bastante avançada e eficiente. Com o login na plataforma, o usuário pode encontrar vagas para cidades específicas de acordo com o tipo de experiência exigida e, em alguns casos, se candidatar pelo próprio site da rede profissional. O recurso é gratuito e você se pode se inscrever para quantas vagas quiser, mas algumas funções avançadas fazem parte do plano pago do LinkedIn Premium.

No passo a passo a seguir, confira como usar a busca de vagas do LinkedIn pelo PC e no celular. Neste caso, o procedimento foi realizado na versão do aplicativo para iPhone (iOS), mas as dicas também para usuários de Android.

LEIA: Dicas 'matadoras' para você achar emprego na Internet

Aprenda a encontrar vagas de emprego no LinkedIn (Foto: Divulgação/LinkedIn)Aprenda a encontrar vagas de emprego no LinkedIn (Foto: Divulgação/LinkedIn)





Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

No PC

Passo 1. Acesse a sua conta do LinkedIn e clique em "Vagas", na barra superior da página. Em seguida, entre com o cargo a ser procurado e, logo depois, a cidade de interesse;

Pesquise por vagas no LinkedIn (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Pesquise por vagas no LinkedIn (Foto: Reprodução/Helito Bijora)



Passo 2. Caso queira, adicione filtros com data do anúncio, empresa e experiência desejada. Para mais opções, clique em "Todos os filtros";

Refine os resultados com os filtros do LinkedIn (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Refine os resultados com os filtros do LinkedIn (Foto: Reprodução/Helito Bijora)





Passo 3. As vagas que se encaixam aos filtros selecionados serão exibidas na lista à esquerda. Clique sobre um resultado para ver os detalhes no painel à direita. Algumas empresas permitem se cadastrar pelo próprio site do LinkedIn. Nesse caso, basta clicar em "Candidatura simplificada" para enviar o seu currículo;

Candidate-se a uma vaga pelo LinkedIn (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Candidate-se a uma vaga pelo LinkedIn (Foto: Reprodução/Helito Bijora)





Passo 4. Outras empresas solicitam que o usuário faça um novo cadastro para se candidatar à vaga. Nesse caso, clique em "Candidate-se" para acessar o site da empresa e siga as instruções para enviar o seu currículo.

Candidate-se a uma vaga anunciada no LinkedIn (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Candidate-se a uma vaga anunciada no LinkedIn (Foto: Reprodução/Helito Bijora)



No celular

Passo 1. Abra o app do LinkedIn no celular e toque sobre o ícone no canto inferior direito da tela. Em seguida, toque sobre o campo de buscas, coloque o cargo que procura e, logo abaixo, a cidade;

Pesquise vagas no app do LinkedIn para celular (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Pesquise vagas no app do LinkedIn para celular (Foto: Reprodução/Helito Bijora)


Passo 2. Caso queira, refine os resultados ao tocar em "Filtros", no canto superior direito da tela. No caso do Android, o recurso aparece como um botão. Após adicionar os critérios desejados, vá em "Candidate-se";

Aplique filtros para refinar a busca (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Aplique filtros para refinar a busca por vagas de emprego no app LinkedIn para celular (Foto: Reprodução/Helito Bijora)



Passo 3. As vagas que se encaixam aos filtros selecionados serão exibidas. Toque sobre um resultado para ver os detalhes da vaga e, caso se interesse, toque em "Candidate-se" e siga as instruções para enviar o seu currículo. A orientação serve para as companhias que aceitam o currículo de maneira nativa ao LinkedIn e também, àquelas que utilizam uma plataforma própria.

Candidate-se a uma vaga pelo LinkedIn (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Candidate-se a uma vaga pelo LinkedIn para celular (Foto: Reprodução/Helito Bijora)


 Como se apresentar no LinkedIn? Troque dicas no Fórum do TechTudo. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares