Imagens

24/01/2013 08h00 - Atualizado em 24/01/2013 08h00

Confira como fazer o efeito Visão Noturna no Photoshop

André Sugai
por
Para o TechTudo

Aprenda neste tutorial a criar o efeito Visão Noturna, o famoso Night Vision, utilizando alguns recursos bem interessantes do Photoshop. Para isso usaremos ajustes de cor, filtros e modos de mesclagem combinados.

Efeito Visão Norturna ou Night Vision feito no Photoshop pronto (Foto: Reprodução/André Sugai)Efeito Visão Norturna ou Night Vision feito no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 1. Pressione Ctrl+O e abra uma imagem qualquer. No caso deste tutorial usaremos a foto abaixo;

Imagem de águia aberta no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)Imagem de águia aberta no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 2. Vá em “Camada” > “Nova Camada de Ajuste” > “Matiz/Saturação” (“Layer” > “New Adjustment Layer” > “Hue/Saturation”);

Caminho para a opção "Matiz/Saturação" no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para a opção "Matiz/Saturação" no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 3. Defina os valores abaixo e pressione "Ok";

Box "Matiz/Saturação", com sliders ajustados de forma a deixar fotografia de águia com tom esverdeado (Foto: Reprodução/André Sugai)Box "Matiz/Saturação", com sliders ajustados de forma a deixar fotografia de águia com tom esverdeado (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 4. Pressione a letra D para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco. Feito isso, vá em "Camada" > "Nova" > "Camada" ou pressione Ctrl+Shift+Alt+N. Pressione a letra G para selecionar a ferramenta Balde de Tinta (“Paint Bucket Tool”) e clique no documento para preencher a camda recém-criada com preto. Vá em “Filtro” > “Ruído” > “Adicionar Ruído” (“Filter” > “Noise” > “Add Noise”);

Caminho para o filtro "Ruído" do Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para o filtro "Ruído" do Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 5. Defina os valores abaixo e pressione "Ok" na janela de "Adicionar Ruído";

Janela para ajuste da opção "Adicionar Ruído" (Foto: Reprodução/André Sugai)Janela para ajuste da opção "Adicionar Ruído" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 6. Mude o modo de mesclagem da camada para “Sobrepor” (“Overlay”) e defina a opacidade em 70%;

Paleta de camadas ajustada para simular o ruído da visão noturna. Modo de mesclagrem modificado para "Sobrepor" e opacidade em 70% (Foto: Reprodução/André Sugai)Paleta de camadas ajustada para simular o ruído da visão noturna. Modo de mesclagrem modificado para "Sobrepor" e opacidade em 70% (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 7. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova camada. Selecione a ferramenta Letreiro Eliptico (“Elliptical Marquee Tool”) e crie uma seleção como a da foto abaixo;

Seleção oval criada com a ferramenta Letreiro Eliptico no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)Seleção oval criada com a ferramenta Letreiro Eliptico no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 8. Pressione Ctrl+Shift+I para inverter a seleção, vá em “Selecionar” > “Modificar” > “Difusão” (“Select” > “Modify” > “Feather”);

Caminho para aplicação do efeito Difusão (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para aplicação do efeito Difusão (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 9. Defina os valores abaixo (ou um valor mais alto dependendo da imagem que você esteja usando) e pressione "Ok";

Janela para aplicação do efeito Difusão no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)Janela para aplicação do efeito Difusão no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 10. Escolha a ferramenta Balde de Tinta (“Paint Bucket Tool”) e clique dentro da seleção para preencher com preto. Sua imagem deverá ficar como a da foto abaixo;

Seleção externa preenchida com preto (Foto: Reprodução/André Sugai)Seleção externa preenchida com preto usando a ferramenta Balde de Tinta (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 11. Diminua a opacidade da camada e pressione Ctrl+D para desabilitar a seleção como na foto abaixo;

Seleção da imagem desabilitada, com destaque para a redução da opacidade da camada (Foto: Reprodução/André Sugai)Seleção da imagem desabilitada, com destaque para a redução da opacidade da camada (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 12. No final, sua imagem ficará como o aspecto de visão noturna, semalhante à do início deste tutorial.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares