15/01/2013 14h10 - Atualizado em 15/01/2013 14h13

Descubra como desinstalar programas no Mac OS X

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Desinstalar aplicações no Mac OS X é muito diferente do que normalmente se faz no Windows, enquanto a maioria dos programas do Windows incluem um desinstalador que pode ser executado através da utilização do “Adicionar/ Remover Programas” do painel de controle, no Mac OS X não existe tal recurso. Entretanto, o processo no Mac OS X é muito mais simples, por isso, se você é novo no Mac e instalou um programa, mas ainda não sabe desinstalar ele, aprenda a fazer isso nesse tutorial do TechTudo.

Passo 1. Abra o Finder;

Abrindo o Finder no Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Abrindo o Finder no Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Dentro do Finder, clique em “Aplicativos”;

Passo 3. Procure o aplicativo que deseja desinstalar e selecione-o;

Selecionando o aplicativo para desinstalar(Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando o aplicativo para desinstalar(Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Clique com o botão direito do mouse e no menu que aparece, selecione a opção “Enviar para o lixo”;

Enviando o aplicativo para o lixo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Enviando o aplicativo para o lixo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Caso seja necessário, será pedida a senha de administrador para autorizar a exclusão, digite-a e depois clique no botão “OK”;

Autorizando o envio do aplicativo para o lixo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Autorizando o envio do aplicativo para o lixo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Ou se preferir, simplesmente arraste o aplicativo para a lixeira usando o mouse, mas caso opte por fazer dessa forma, tenha certeza de ter escolhido o programa certo.

Arrastando o aplicativo diretamente para a lixeira (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Arrastando o aplicativo diretamente para a lixeira (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

A maioria dos aplicativos do Mac OS X que você vê em “Aplicativos” é geralmente uma pasta especial, feita para parecer como um arquivo único "duplo-clicável". Essas “pastas” contém todas, ou pelo menos a maioria, dos arquivos necessários para executar o aplicativo, ou seja, eles são auto-suficientes. Por isso que para desinstalar esses aplicativos, você só tem que jogá-los na Lixeira do sistema.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Netto
    2014-06-27T19:35:54  

    Olá. Meu Mac apresentou paginas abrindo involuntariamente: clica-se num link e abre outro. Tentei usar o Norton; não consegui, desinstalei e ele teima com ícone no canto sup direito. Como resolver esse problema das páginas abrindo e deletar o q resta do Norton?, pois fui instalar outro anti-virus e ele acusa que o Norton ainda existe. Grato.

    recentes

    populares

    • José Netto
      2014-06-27T19:35:54  

      José Netto, acontece isso apenas no MAC ou outros dispositivos na mesma rede ? Tive um problema parecido, mas a encrenca estava no DNS configurado no roteador que a operadora tinha me mandado...

  • Rander Pereira
    2013-02-28T16:50:20  

    Se você desinstalar um aplicativo como foi dito acima, você deixará muitos outros arquivos pertencentes a estes aplicativos ocupando espaço no seu sistema, não que eles ocupem muito espaço, mais o seu diretório ficará cheio de.plists, savedStates e outros arquivos e pastas inúteis, o melhor é instalar um desistalador como o AppCleaner (que é levinho e não fica trabalhando no background) que automaticamente desinstala o programa desejado e todas as suas raízes sem danificar o seu sistema, pois ele te mostra os arquivos e você tem a opção de selecionar qual quer desinstalar. :)

    recentes

    populares

    • Rander Pereira
      2013-02-28T16:50:20  

      Com certeza. Não tem melhor método que o AppCleaner. É gratuito e funciona muito bem. Ele não está disponível na App Store, mas uma busca no Google acha ele rapidinho.

    recentes

    populares

    • Rander Pereira
      2013-02-28T16:50:20  

      Sou novo e um amigo me indicou o CleanMyMac... é bom??

  • Giullia Guerra
    2015-09-16T06:26:43

    Obrigadaa!!! Consegui!!!