23/01/2013 17h38 - Atualizado em 23/01/2013 17h38

Saiba como fazer backup de ROM no Android

Rafael Jandre
por
Para o TechTudo

As ROMs personalizadas do Android vêm se tornando cada vez mais comuns entre os usuários. Porém, nem sempre a versão alternativa da plataforma agrada o dono do aparelho, que se arrepende de ter abandonado o sistema original. Por este motivo, hoje existem ferramentas para criar backups da versão instalada no telefone e retornar a ela sempre que desejar. Veja como salvar e recuperar sua ROM neste tutorial:

Atenção: Antes de começar a fazer o backup, você deve obter acesso ao "root" do sistema Android.

Instalando o método de recuperação ClockworkMod (Foto: Reprodução) (Foto: Instalando o método de recuperação ClockworkMod (Foto: Reprodução))Instalando o método de recuperação ClockworkMod
(Foto: Reprodução)

Passo 1. Baixe e instale o aplicativo ROM Manager no seu Android com "root";

Passo 2. Abra o app e selecione a opção “Aplicar a recuperação ClockworkMod”. Esta opção vai preparar seu smartphone para utilizar os recursos de backup e restauração.

Passo 3. O telefone será iniciado em modo Recovery (Recuperação) e receberá um novo Kernel com a ferramenta ClockworkMod já adicionada;

 

Gerando o arquivo de backup da ROM atual (Foto: Reprodução) (Foto: Gerando o arquivo de backup da ROM atual (Foto: Reprodução))Gerando o arquivo de backup da ROM atual
(Foto: Reprodução)

Passo 4. De volta ao Android, execute novamente o ROM Manager e, desta vez, vá até a opção “Fazer backup da ROM atual”. Na janela que se abrir, defina o nome do backup. O programa sugere que se utilize a data e hora.

Passo 5. O Android será reiniciado automaticamente e o backup da ROM será feito.

O processo dura em média 30 minutos, dependendo do modelo de smartphone. O backup será gravado na memória interna do telefone ou no cartão microSD, caso esteja disponível;
 

Restaurando um backup gerado (Foto: Reprodução) (Foto: Restaurando um backup gerado (Foto: Reprodução))Restaurando um backup gerado (Foto: Reprodução)

Para restaurar o backup

Passo 6. Vá até a opção “Gerenciar e restaurar backups”. O aplicativo exibirá uma tela solicitando a seleção do arquivo de backup que deseja restaurar. Procure pelo backup gerado no passo 4 e execute a restauração.

Novamente o Android será reiniciado e o processo de restauração será executado. Após completar o processo, o Android será iniciado com a ROM já restaurada.
 

Backup no modo Recovery (Recuperação) com ClockworkMod

Passo 1. Desligue seu telefone e ligue-o no modo Recovery (Recuperação). Para acessar este modo é necessário pressionar uma combinação de teclas no seu smartphone, durante a inicialização. Tal código, porém, se altera dependendo do modelo e do fabricante. Pesquise antes como acessar o modo de recuperação para o seu modelo;

Gerando o arquivo de backup através do ClockworkMod (Foto: Reprodução)Gerando o arquivo de backup através do ClockworkMod (Foto: Reprodução)

Passo 2. No menu de opções do modo de recuperação, navegue até a opção “Backup and restore”. Selecione “Backup” e o processo será iniciado imediatamente, não permitindo a definição de nome para arquivo. O backup será gravado na memória interna do seu smartphone ou no cartão microSD.

Gerando o backup através do ClockworkMod (Foto: Reprodução)Gerando o backup através do ClockworkMod (Foto: Reprodução)

Passo 3. Ao final do processo, o telefone não será reiniciado automaticamente. Acesse a opção “Reboot system now”. Desta forma o Android será reiniciado normalmente;

Passo 4. Para restaurar o backup, ligue novamente o telefone no modo de recuperação, navegue até a opção “Backup and restore” e selecione a opção “Restore”. O sistema exibirá uma lista com os nomes das ROMs geradas anteriormente. Selecione o arquivo que deseja restaurar e confirme.

Selecione a opção "Restore" para restaurar o backup criado anteriormente (Foto: Reprodução)Selecione a opção "Restore" para restaurar o backup criado anteriormente (Foto: Reprodução)

Passo 5. A restauração começará e ao fim do processo o smartphone também não será reiniciado automaticamente. Navegue até a opção “Reboot system now” e aguarde o Android se religar.

Estes são os dois métodos rápidos e seguros de gerar e restaurar backups de ROMs do Android. Desta forma você poderá experimentar mais customizações do sistema operacional do Google sem perder sua instalação original.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Almeida
    2017-06-14T14:37:36

    No meu tablet ele reiniciou no twrp e agora não sai disso. Quando eu desligo ele inicia de novo sozinho no twrp.

  • ULISSES KELBERT
    2016-06-03T09:34:54

    Se eu fizer o backup da rom de um aparelho e quiser instalar em outro do mesmo modelo vai funcionar, pois tenho dois do mesmo modelo mas não encontro a rom.

  • Matheus Scott
    2014-02-07T13:30:41

    Ola, eu fui fazer o backup da rom do meu celular, LG Optimus Pro C660. Fiz root no celular, depois instalei o ROM Manager. Fiz o "Passo 2" certinho, e o celular reiniciou para entrar no modo de recuperação, mas no "Passo 3" não ocorre, o celular não entra nesse modo de recuperação, fica na tela da LG e não faz mais nada, nem o celular iniciar não inicia mais. Tambem tentar entra apertando "Botão de ligar + Home + Volume Up/Down(tentei com + e com -), mas o celular não entra no modo de recuperação, as vezes a tela da LG pisca, mas volta para ela e nada. Alguém poderia me dar solução ?

  • Leonardo Pereira
    2014-03-17T18:13:21

    Olá a todos, tenho uma room que é instalada através do clockworkmod recovery e gostaria de converte-la ou de saber algum modo para que pudesse fazer a instalação através do Odin. Por favor postem um tuto ou me deem uma luz para seguir, uma abraço e obrigado.

  • Ashbel Vasconcelos
    2013-03-04T19:00:52

    Prezado Rafael muito bom o post. Estou justamente precisando instalar uma ROM em um Samsung Galaxy S-III T-Mobile (SGH-T999), de forma a liberar o compartilhamento de internet via Wi-Fi. Encontrei na internet uma ROM chamada "Frosty JB" (no XDA-Developers ref 2088179 e 1874063). Como nunca trabalhei com Android ou Linux, gostaria de saber se posso usar o procedimento que você descreveu para carregar esse ROM (após fazer o backup do original)? Tem que fazer um "Root" antes? Qual o procedimeto para fazer o "root" (se necessário)? Grato antecipadamente.

  • Diogo Pereira
    2013-01-29T22:08:57

    3.1) Alguns aparelhos só entram em modo recovery se pressionados uma seqüência de teclas e plugado na USB. 3.2) Alguns aparelhos não possuem modo recovery sendo necessário a instalação de uma Custom Recovery (Mais conhecida como “CWM”) para só então ter disponível uma Custom Recovery. Vocês estão influenciando as pessoas a usarem Custom ROM sem alertar sobre as conseqüências. É sério...a TechTudo esta caindo muito referente a estas coisas. Sempre dando informações pela metade.

  • Roberto Silva
    2013-02-01T23:51:59

    Boa Noite Diogo Pereira, você sabe de algum aplicativo para restaurar fotos apagado do aparelho galaxy note .

  • Sandro Paiva
    2013-01-31T17:11:33

    Ótima dica do Techtudo, e Diogo, você parece conhecer bastante, sugiro entrar em contato direto com o colunista Rafael Jandre e esclareça diretamente a ele possíveis equívocos, não estou tomando partido mesmo pq nem conheço ele, mas esse tipo de manifesto é desnecessário.

  • Jefferson Soares
    2013-10-14T22:04:04

    fui fazer usando o ClockworkMod, e agora quando ligo meu celular,fica só na apresentação do modelo.o celular não liga.o que eu faço?

  • Marcos Anastacio
    2013-02-23T21:29:01

    tá , mais nessa ROM tem como escolher a versão ?

  • Ana Carvalho
    2013-01-26T02:46:13

    Valeu pela dica Techtudo!

  • Diogo Pereira
    2013-01-29T22:08:01

    1) Você perde a garantia do seu aparelho. Dica RIDICULA pois o sistema que foi feito backup fica com root, ou seja, alterado. 2) Dizer que "...hoje existem ferramentas para criar backups da versão instalada no telefone e retornar a ela sempre que desejar"...PELO AMOR DE DEUS...isso existe desde o Android 1.0 presente no HTC G1 da T-Mobile. 3) Quanto a afirmação "Para acessar este modo é necessário pressionar uma combinação de teclas no seu smartphone, durante a inicialização.", a mesma esta ERRADA!

  • Pedro NEto
    2013-01-27T06:13:36

    Excelente