Internet

31/01/2013 16h31 - Atualizado em 31/01/2013 16h31

Saiba como usar o Vine, o aplicativo de vídeos do Twitter

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Twitter anunciou, na última semana, um aplicativo de compartilhamento de vídeos na rede social: o Vine. O programa, criado por uma startup adquirida pela empresa no ano passado, oferece aos usuários a possibilidade de postar gravações de seis segundos de duração em seus microblogs.

Vine é o novo app de vídeos do Twitter (Foto: Divulgação)Vine é o novo app de vídeos do Twitter (Foto:
Divulgação)

Com uma interface semelhante à do Instagram, ele está disponível somente para iOS até o momento. No entanto, a expectativa é de que as versões para os outros sistemas não demorem muito a chegar. Para que você fique por dentro desta novidade, o TechTudo preparou um tutorial para que você entenda direitinho como usar o Vine.

Passo 1. A primeira coisa a fazer é criar uma conta no Vine. A forma mais prática de fazê-lo é integrando o serviço aos seus dados do Twitter. Para isso, clique em “sign in with Twitter” na página principal. Também é possível se cadastrar por e-mail, clicando em “sign in with email”.

Passo 2. Depois disso, você vai inserir seu login e senha do Twitter. O serviço vai reconhecer seus dados e abrirá uma janela com seu nome de usuário na rede social, além de um espaço para inserir seu número de telefone celular – o que é opcional. Entretanto, é preciso escolher entre usar o mesmo nome da conta do Twitter ou escolher um novo nickname.

Fazer login no Vine é bem prático (Foto: Thiago Barros - TechTudo)Fazer login no Vine é bem prático (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Passo 3. Clique em “done”, do lado superior direito da tela, e você será redirecionado para a tela “home” do Vine. Nela, o usuário pode reparar em quatro coisas: o ícone de uma casa simboliza o menu de opções, o botão de câmera serve para fazer upload de suas fotos, o banner azul com balões é para procurar amigos e, abaixo, fica o seu feed de vídeos – que vem com escolhas do editor enquanto você não tem contatos.

Esta é a página principal do Vine (Foto: Thiago Barros - TechTudo)Esta é a página principal do Vine (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Passo 4. Tocando no ícone das opções, você tem acesso a um menu com quatro opções bem autoexplicativas: “Home”, “Explore”, “Activity” e “Profile”. A primeira serve, obviamente, para retornar à página principal, a segunda para buscar vídeos, a terceira mostra suas atividades e a última exibe o seu perfil.

Ícone de casa simboliza o menu de opções (Foto: Thiago Barros - TechTudo)Ícone de casa simboliza o menu de opções (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Passo 5. Hora de gravar seu primeiro vídeo! Toque no símbolo da câmera, no canto direito superior da tela. Uma janela com a frase “New to Vine?” vai ser exibida e dará ao usuário a opção de fazer um tutorial. Clique em “Ok” para aceitar ou em “Skip the tutorial” se não quiser acompanhar as dicas do programa.

Passo 6. Seguindo o tutorial ou não, o modo de gravação é o mesmo: direcione a câmera do seu aparelho para o que você deseja gravar e então toque e segure em qualquer lugar da tela. Uma barra verde na parte superior indica quanto tempo você ainda tem disponível. Se quiser parar de filmar e recomeçar de onde parou, solte o dedo e depois pressione novamente.

Gravar um vídeo no Vine é bem simples (Foto: Thiago Barros - TechTudo)Gravar um vídeo no Vine é bem simples (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Passo 7. Quando acabar de filmar, o Vine lhe apresentará uma janela para que você compartilhe seu vídeo – muito parecida com a do Instagram. Na parte superior, escreva seu post. Na segunda opção, adicione uma localização. Por último, escolha se quer postar o vídeo só no Vine ou também no Twitter e Facebook. Depois, basta tocar em “done” e sua filmagem será enviada em alguns segundos.

Depois de filmar, hora de compartilhar com os amigos (Foto: Thiago Barros - TechTudo)Depois de filmar, hora de compartilhar com os amigos (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Passo 8. Nada adianta publicar vários vídeos e não ter com quem interagir, certo? Por isso, também é interessante buscar contatos. Volte à página principal e clique no banner azul com balões. Você vai entrar na aba “Find people”. Nela, existem três opções: encontrar amigos de sua lista de contatos, amigos do Twitter e também fazer busca manual no Vine.

Recurso de encontrar amigos é bem interessante (Foto: Thiago Barros - TechTudo) (Foto: Recurso de encontrar amigos é bem interessante (Foto: Thiago Barros - TechTudo))Recurso de encontrar amigos é bem interessante (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

 

Pronto! Agora você já pode usar o Vine para gravar seus mini vídeos e compartilhar no Twitter, Facebook e, claro, na nova rede social. E aí? Acha que essa moda vai pegar? Não deixe de dar sua opinião nos comentários e também no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Duda Bilobram
    2014-01-31T23:39:11  

    o meu não aparece a camera de video! e agr?

    recentes

    populares

    • Duda Bilobram
      2014-01-31T23:39:11  

      vc tem que baixar o vine

    recentes

    populares

    • Duda Bilobram
      2014-01-31T23:39:11  

      O seu celular não é compatível com a função. O que isso quer dizer: Você pode ver, comentar, recomendar vídeos e todas as demais funções do aplicativo, exceto gravar. Isso pode ser por resolução de tela, qualidade da câmera ou versão do Android.

  • Alex Moure
    2013-12-24T18:31:57

    entrei pelo twitter,para logar pelo pc como faço? se nao aparece nick name?