Segurança

10/01/2013 07h30 - Atualizado em 10/01/2013 07h30

Veja como deixar o seu Mac totalmente protegido

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Mesmo que o sistema operacional da Apple seja considerado por alguns usuários como o mais seguro, ele já foi vítima de pragas e vírus e segurança nunca é demais. Para ajudar os usuários desse sistema, o TechTudo preparou algumas dicas que irão blindar o Mac OS X contra a enorme diversidade de ameaças virtuais que existem atualmente.

Limite os privilégios de seus usuários

Por padrão a instalação do Mac coloca o usuário criado como Administrador e embora o Mac OS X tenha uma boa estrutura de segurança, nenhum sistema está seguro quando a conta de Administrador está sendo usada continuamente. O ideal é usá-la apenas quando for realmente necessário e deixar todos os usuários com poucos privilégios. Para fazer isso, siga os passos abaixo:

Passo 1. Clique no ícone da maçã na barra de menus e depois na opção “Preferências do Sistema”;

Acessando as preferências do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as preferências do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Dentro de  ”Preferências do Sistema”, clique em “Usuários e Grupos”;

Acessando as configurações de usuários e grupos do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as configurações de usuários e grupos do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na tela de “Usuários e Grupos”, clique no ícone do cadeado para poder fazer alterações. Você deverá inserir o nome de usuário e a senha do administrador, digite-os;

Desbloqueando a tela para modificar configurações (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desbloqueando a tela para modificar configurações (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Clique no símbolo “+”;

Iniciando a inclusão de um novo usuário (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a inclusão de um novo usuário (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Na janela que aparece, escolha a opção “Padrão” em “Nova Conta” e digite os dados do usuário. Depois clique no botão “Criar”.

Criando um novo usuário (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Criando um novo usuário (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Depois de limitar os usuários só faça login com a conta do administrador quando realmente for necessário para você fazer alguma alteração nas configurações do sistema.

Evite instalar programas de fontes não confiáveis

Uma das grandes brechas para a entrada de softwares maliciosos tem sido a instalação de programas de fontes desconhecidas ou suspeitas. É muito importante ter certeza que o software a ser instalado não está contaminado com algum malware. Se desconfiar da fonte, o melhor é não instalar.

Tudo isso coloca uma enorme responsabilidade sobre o usuário e para não sobrecarregá-lo com esse tipo de escolha, a Apple criou a Mac AppStore e disponibilizou uma maneira de limitar as instalações para serem feitas apenas pela loja, já que a empresa de Cupertino mantém um rígido controle de aprovação de aplicativos. Veja como fazer isso:

Passo 1. Faça login como administrador.

Passo 2. Clique no ícone da maçã na barra de menus e depois na opção “Preferências do Sistema”;

Acessando as preferências do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as preferências do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Dentro de  ”Preferências do Sistema”, clique em “Segurança e Privacidade”;

Acessando a opção "Segurança e Privacidade" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção "Segurança e Privacidade" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Dentro de  “Segurança e Privacidade”, clique no ícone do cadeado para poder fazer alterações;

Passo 5. Na aba “Geral”, marque a opção “Mac App Store” no item  “Permitir aplicativos transferidos de:”

Restringindo a instalação de aplicativos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Restringindo a instalação de aplicativos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Ative o Firewall do Mac

Essa é uma dica óbvia, mas nem por isso deve ser esquecida: Ative o Firewall do Mac. Com ele ativado seu sistema terá mais segurança e você poderá impedir diversas tentativas de ataque. Ligar esse recurso é muito simples:

Passo 1. Faça login como administrador.

Passo 2. Clique no ícone da maçã na barra de menus e depois na opção “Preferências do Sistema”;

Acessando as preferências do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as preferências do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Dentro de  ”Preferências do Sistema”, clique em “Segurança e Privacidade”;

Acessando a opção "Segurança e Privacidade" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção "Segurança e Privacidade" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Dentro de  “Segurança e Privacidade”, clique no ícone do cadeado para poder fazer alterações;

Passo 5. Na aba “Firewall”, clique no botão “Ativar Firewall”;

Ativando o firewall do Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ativando o firewall do Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Instale um antivírus ou alguma ferramenta de segurança completa e mantenha-a atualizada

Esqueça o mito de que o Mac OS X é imune a vírus. Mesmo se isso fosse verdade, é sempre bom ter um programa analisando o comportamento das aplicações e do próprio sistema. Você pode descobrir potenciais ameaças antes mesmo delas entrarem em ação.

Escolha um bom antivírus ou alguma ferramenta de segurança completa que já venha com antivírus . Entre as diversas opções disponíveis para o Mac estão o Norton AntiVirus, ESET CyberSecurity, Kaspersky Security for Mac, Sophos Anti-Virus, BitDefender Antivirus e outros menos conhecidos. Escolha bem seu antivírus, depois comece a usá-lo o mais breve possível e, mais importante ainda, não esqueça das atualizações do programa e das definições de vírus/segurança. Só assim você poderá ter um sistema bem mais seguro.

Mesmo com toda segurança do Mac, é bom ter um antivírus (Foto: Reprodução/Techdows)Mesmo com toda segurança do Mac, é bom ter um antivírus (Foto: Reprodução/Techdows)

Fique de olho nos aplicativos e serviços que iniciam junto com o Mac

Assim como o Windows, o Mac também tem aplicativos e serviços que inicializam junto com o sistema e retringi-los é uma ótima maneira de aumentar a segurança, além de tornar o sistema mais rápido. Confira o tutorial do TechTudo para retirar um programa da inicialização do Mac. Para fazer a modificação, antes tenha certeza que o aplicativo a ser retirado não é essencial para alguma funcionalidade importante do sistema ou para algum programa que você utiliza.

Mantenha o Mac atualizado

Novamente atualizar é a melhor prevenção ou correção contra as diversas ameaças que estão por aí. O melhor é que manter o Mac atualizado é muito fácil, nem mesmo é preciso procurar, o próprio sistema avisa quando existe uma nova atualização quando inicializa. A partir daí basta autorizar a atualização.

Alertas dados pelo Mac de que existem atualizações (Foto: Reprodução/Apple)Alertas dados pelo Mac de que existem atualizações (Foto: Reprodução/Apple)

Caso queira procurar as atualizações manualmente, basta clicar no ícone da maçã na barra de menus e depois na opção “Atualização de Software…”, o aplicativo da Mac AppStore aparecerá e mostrará as atualizações disponíveis para que você autorize a instalação.

Procurando e atualizando o sistema manualmente (Foto: reprodução/Apple)Procurando e atualizando o sistema manualmente (Foto: reprodução/Apple)

Cuidado com arquivos anexados em e-mail, arquivos enviados e links suspeitos

Mesmo não sendo um sistema tão suscetível a armadilhas que vêm por e-mail como ocorre no Windows, é importante que o usuário tenha os mesmo cuidados ao lidar com esse tipo de ameaça. Atente para mensagens, link e arquivos anexados e simplesmente apague-os se desconfiar que eles não são confiáveis.

Todas essas medidas podem parece radicais e até mesmo desnecessárias no Mac, mas não são. Todo dia novas ameaças,  formas de contaminação e obtenção de informações são criadas. O uso de ferramentas de segurança e a constante atenção do usuário são fundamentais.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Helio
    2013-01-13T17:12:27  

    PREFIRO WINDOWS !!

    recentes

    populares

    • Helio
      2013-01-13T17:12:27  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Helio
      2013-01-13T17:12:27  

      Helio = Pobre.

  • Alexandre Martins
    2013-12-27T10:22:57

    Bobinho !!!!!!! kkkkkkkkkk