Imagens

06/02/2013 11h24 - Atualizado em 06/02/2013 11h24

Aprenda a aplicar o efeito Impressionista usando o Photoshop

Mariana Coutinho
por
Para o TechTudo

Neste tutorial, o TechTudo vai ensinar a aplicar um efeito Impressionista em suas fotos usando o Adobe Photoshop. Para tanto, usaremos alguns filtros combinados com modos de mesclagem.

Foto com efeito impressionista (Foto: Reprodução) (Foto: Foto com efeito impressionista (Foto: Reprodução))Foto com efeito impressionista feito no Photoshop (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)

Vamos aplicar o efeito impressionista na foto da modelo Gisele Bündchen abaixo:

Gisele Bündchen (Foto: Reprodução)Foto da modelo Gisele Bündchen que receberá o efeito Impressionista feito no Photoshop (Foto: Reprodução)

Passo 1. Abra a imagem no Photoshop. Na opção “Camada” ("Layer"), clique com o botão direito do mouse e selecione “Duplicar Camada" ("Duplicate Layer”). Nomeie a nova camada como “Overlay”. Em seguida, mude a opção de mesclagem dessa camada para "Overlay". Agora, clique novamente na camada principal e a duplique mais uma vez. Chame a nova camada de “Color”. Mude a opção de mesclagem dessa camada de "Normal" para "Color". Suas camadas devem estar como na figura abaixo;

Duplique as camadas (Foto: Reprodução)Paleta de camada com a camada original e as duas geradas a partir dela, chamadas de "Color" e "Overlay". Em destaque, a camada "Overlay" ainda com o modo de mesclagem marcado como "Normal" (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)

Passo 2. Com a camada “Overlay” selecionada, vá em "Filtro" > "Artístico" > "Espátula" (“Filter" > "Artistic" > "Cutout”). Regule "Number of Levels” em 8, “Edge Simplicity” em 5 e “Edge Fidelity” em 1. O preview de sua foto deve estar como na imagem abaixo. Clique em “Ok” para aplicar o filtro;

Aplique filtro na camada Overlay (Foto: Reprodução)Resultado da aplicação do filtro "Espátula" (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)

Passo 3. Com a camada “Color” selecionada, vá em "Filtro" > "Croqui" > "Baixo Relevo" (“Filter" > "Sketch" > "Bas Relief”). Regule “Detail” em 14, “Smoothness” em 2 e “Light” em “Left”. Clique em “Ok” para aplicar o filtro;

Aplique filtro na camada Color (Foto: Reprodução)Filtro "Baixo Relevo" aplicado na camada "Color" (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)

Passo 4. Com os filtros aplicados, certifique-se de que a camada “Overlay” fique acima da camada “Color” para que o efeito dê certo.

Organize a ordem das camadas (Foto: Reprodução)Paleta de camadas após reorganização (Foto: Reprodução)

Pronto, sua imagem já está com uma cara impressionista!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Garcia
    2013-02-13T16:02:18  

    Acho que faltou algum passo , que nao foi relacionado, fiz 3 vezes , passo a passo, nao deu certo

    recentes

    populares

    • Paulo Garcia
      2013-02-13T16:02:18  

      Pode ser porque eles escreveram para usar a espátula, mas você deve usar na verdade o recorte de arestas...

  • Henrique Capanema
    2015-07-21T09:44:48

    Tem um erro bem significante aí em... Cutout e espátula são coisas completamente diferentes!

  • Kenned Silva
    2013-03-30T01:47:51

    Muito, vlw! obs: seria de grande ajuda se vcs disponibilizasse as imagens do tutorial :)