Editores

18/02/2013 08h15 - Atualizado em 26/08/2013 14h18

Aprenda a fazer curva de cor no PhotoFiltre Studio

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Para fazer uma curva de cor no PhotoFiltre Studio , primeiramente você vai precisar instalar os plugins smart curve e 8BF. Basta salvá-los dentro da pasta “C:\Arquivos de Programas\PhotoFiltre Studio X\Plugins” e reiniciar o programa, caso ele esteja aberto. Depois disso você conseguirá criar suas próprias curvas, espécie de esquema pré-definido de cores que fica salvo no editor e pode ser aplicado em qualquer imagem, dando um efeito diferente às fotos.

Vale lembrar que o tutorial abaixo só serve para o PhotoFiltre Studio; o PhotoFiltre, que é a versão gratuita do editor, também disponível o para download, não possui as ferramentas necessárias para o funcionamento desses plugins.

Foto de Michelle Obama com curva criada no PhotoFiltre Studio (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)Foto de Michelle Obama com curva criada no PhotoFiltre Studio (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 1. Abra o PhotoFiltre Studio e carregue uma imagem;

Passo 2. Vá até o menu “Filtro” e selecione “Filtro 8BF > easy.Filter > SmartCurve”;

Caminho para acessar o filtro Smart Curve (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Caminho para acessar o filtro Smart Curve (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Na janela que será aberta, vá até a ferramenta “Channel” e perceba que há quatro opções: RGB, Red, Green e Blue. Toda vez que você selecionar uma das cores, aparecerá no gráfico uma linha do tom correspondente (a linha RGB, responsável pelas alterações de brilho e contraste, é preta). Abra uma a uma e vá mexendo até criar o efeito que você quer. O mecanismo básico da ferramenta é o seguinte: sempre que você clicar sobre a reta, aparecerá um círculo no local, indicando que aquele é um ponto de curvatura; para removê-lo, basta clicar com o botão direito do mouse sobre ele. No exemplo em questão, alteramos apenas as matizes de cor vermelha e azul, além da RGB. O gráfico ficou conforme a imagem abaixo;

Gráfico da curva de cor criada através do canal RGB (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Gráfico da curva de cor criada através do canal RGB (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Quando terminar, clique no botão “Save…” para salvar a curva. Ela pode ser armazenada em qualquer pasta para uso posterior, mas é recomendado que você crie um local exclusivo para salvar todas as suas curvas, o que facilitará encontrá-las quando necessário;

Janela para salvar curva de cor (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Janela para salvar curva de cor (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Para aplicar a curva, dê “Ok”;

Passo 6. Sua curva já está criada! Verifique que agora você pode facilmente aplicar o mesmo esquema de cores em qualquer imagem;

Duas imagens como a mesma curva de cor aplicada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Duas imagens como a mesma curva de cor aplicada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Valéria Sipriano
    2013-03-14T23:34:13

    Sempre que eu tento abrir o smart curve no PFS, o programa trava e é forçado a fechar...