Internet

18/02/2013 09h26 - Atualizado em 18/02/2013 09h28

Como solicitar e baixar todos seus posts no Twitter

Melissa Cruz Cossetti
por
Para o TechTudo

Uma ferramenta oficial que permite fazer o download de todos os seus posts no Twitter já está disponível no microblog. Prático, o recurso evita que o usuário perca tempo passando página por página até encontrar o seu primeiro tuíte ou um post específico. Em tese, este não é um serviço imediato e é necessário solicitá-lo ao Twitter. A rede social recebe o pedido, reúne e todos os dados, e só então libera para o seu usuário.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Twitter (Foto: Reprodução)Baixe todos os seus tuítes de uma só vez pelo microblog (Foto: Reprodução/Twitter)

A função está disponível em um primeiro momento para usuários do microblog em língua inglesa. Neste tutorial, o Techtudo explica como pedir seus dados e baixa-los para um computador.

Como solicitar seus dados para o Twitter

Passo 1. Após fazer login com suas credenciais, clique na engrenagem no topo da página do Twitter e acesse a área de configurações do microblog (settings).

Twitter permite fazer o download de todos os tweets de um perfil (Foto: Reprodução / Melissa Cruz) (Foto: Twitter permite fazer o download de todos os tweets de um perfil (Foto: Reprodução / Melissa Cruz))Twitter permite fazer o download de todos os tuítes
de um perfil (Foto: Reprodução/Twitter)

Passo 2. Na aba conta (account), role a página até o final e clique em “Request Your Archive”. Abaixo deste botão está o aviso: “você pode solicitar um arquivo com seus dados desde o seu primeiro tweet. Um link será enviado quando o arquivo estiver pronto”, informa.

Passo 3. Feita a solicitação, uma janela pop-up será exibida confirmando seu pedido. Novamente, o Twitter lembra que o link para download será enviado em breve e que o processo pode demorar um pouco. Entretanto, a rede social não informa um prazo fixo.

A resposta para a solicitação costuma ser rápida e demora apenas alguns minutos. O microblog envia um link de download para o e-mail que foi cadastrado na conta do usuário.

E-mail enviado pelo Twitter com link para download dos tweets (Foto: Reprodução / Melissa Cruz)E-mail enviado pelo Twitter com link para download dos tuítes (Foto: Reprodução/Twitter)

O usuário também pode voltar na página de configurações do Twitter e verificar se o download está pronto ou não. Todo o processo está disponível apenas em inglês.

Caso não tenha recebido o e-mail para baixar os tweets, o internauta pode pedi-lo novamente. O arquivo será o mesmo, e reúne tweets até a data em que ele foi gerado, sem atualizações.

Os tuítes serão baixados como um arquivo compactado (tweets.zip). Abra o pacote e procure o arquivo ‘index.html’ para ver as informações desejadas em formato de página de Internet. O arquivo pode ser acessado off-line e é navegável por meses e anos, além de informar a quantidade de tuítes e oferecer uma ferramenta de busca interna.

Links de contatos, Retuítes e favoritos só funcionarão com acesso a Internet. Para obter um link online de um tuíte, basta clicar em “View on Twitter” abaixo do texto do tuíte, no arquivo offline. Os tuítes também são enviados em um formato planilha (tweets.csv).

Não há nenhuma restrição de quantos arquivos o usuário pode solicitar ao Twitter ao longo da vida. Entretanto, o microblog pede para aguardar antes de fazer um novo pedido.

Dicas para baixar seus tuítes para um PC

- Procure fazer o processo usando um computador seguro, afinal todos os seus tuítes estão relacionados neste único arquivo.
- Se houver fotos ou mensagens delicadas e sensíveis, evite compartilhar esse arquivo com terceiros.
- O recurso está disponível apenas para algumas contas do microblog. Caso não consiga acessar, mude o idioma para o inglês e tente novamente.
- Caso tenha mudado de e-mail, atualize seu endereço eletrônico antes de fazer o pedido.

Tem alguma dúvida sobre o Twitter? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares