11/02/2013 10h47 - Atualizado em 18/10/2013 10h52

Saiba como se prevenir contra roubos e furtos de smartphones

Elson de Souza
por
Da redação

Comprou ou ganhou um smartphone no fim do ano e está com medo de ser roubado? Infelizmente ninguém está livre de um imprevisto como esse, mas algumas atitudes podem evitar uma grande dor de cabeça. Pensando nisso o TechTudo reuniu algumas dicas para você proteger o seu gadget novinho das mãos de bandidos e andar mais tranquilo pelas ruas.

Você sabe o que é IMEI do celular? Veja como descobrir o IMEI do seu celular e o que fazer com esse número!

O seguro do celular serve principalmente para situações de roubo (Foto: Reprodução)O seguro do celular serve principalmente para situações de roubo (Foto: Reprodução/Think Stock)

Seguro para telefones

Engana-se quem pensa que somente carros, motos e imóveis possuem cobertura de seguros antifurto. Algumas companhias também oferecem seus produtos para smartphones e tablets. Entretanto, antes de assinar esse tipo de proteção, é preciso ficar atento a alguns detalhes como valor e cobertura do plano.

No geral, a taxa anual de um seguro para smartphone varia de 10% a 15% do preço do aparelho, podendo ser ser dividida em até 12 vezes. Caso seja assaltado, o consumidor terá que desembolsar outra quantia de 10% a 20% do valor do celular para receber um novo. O serviço pode ser contratado junto a algumas operadoras, como a Vivo, Claro e Tim, ou diretamente nas seguradoras.

Outro ponto que merece a atenção é que nem tudo é coberto pelos seguros para smartphones. Por exemplo, a maioria dos planos não oferece indenização para furtos simples, causados por descuido do dono do aparelho, e nem para todos os tipos de danos acidentais. Dessa forma, fique atento às cláusulas do contrato antes de assinar o serviço. Para saber mais, confira esse tutorial do TechTudo.

Aplicativos de rastreamento

Se você é capaz de tudo para recuperar seu smartphone roubado, calma, existem aplicativos que podem ajudar nessa missão. Tratam-se dos apps de rastreamento, que localizam o seu gadget através de sinais GPS. Esses softwares possuem diversas funções que vão desde a simples localização e bloqueio do celular roubado até o envio de mensagens para os seus contatos.

Localizar o dispositivo em um mapa (Foto: Localizar o dispositivo em um mapa)Localizar o dispositivo em um mapa (Foto: Reprodução/Camila Porto)

Se você tem um iPhone ou aparelho com Windows Phone, não precisa instalar nada para rastreá-los. Para procurar o smartphone da Apple, basta criar uma conta no iCloud, cadastrar o seu aparelho e acessar a função “Buscar meu iPhone”. Já para celulares com o sistema operacional da Microsoft, é necessário acessar o site do Windows Phone com a sua Microsoft ID e, em seguida, clicar na opção “Localizar Meu Telefone”.

Ao contrário dos rivais, o Android não tem um recurso nativo de rastreamento. Sendo assim, é preciso instalar aplicativos de terceiros para localizar o seu celular. Uma dica é utilizar a versão mobile de antivírus conhecidos, como o McAfee, AVG e avast!. Porém, há diversas alternativas pagas e gratuitas, como o Life360, disponíveis na Google Play.

Para saber mais sobre como rastrear o seu iPhone, Android ou Windows Phone roubado ou perdido, acesse esse tutorial completo do TechTudo!

Prevenir ainda é a melhor escolha

Já procurou um seguro para o seu smartphone e baixou um aplicativo para rastreá-lo? Ótimo! Mas isso não vai adiantar muita coisa se você não tomar certos cuidados. Em locais públicos movimentados ou em grandes aglomerações, evite mexer no celular ou deixá-lo nos bolsos de trás da calça ou na mochila. Já em ruas desertas, redobre a atenção aos indivíduos com atitudes suspeitas.

Por fim, vale reforçar: nunca esqueça seu celular em cima da mesa ou o deixe sozinho dentro da mochila. Caso ele seja roubado nessas circunstâncias, dificilmente você terá cobertura do seguro contratado. Outra dica é levar aquele aparelho velhinho para locais com alto risco.

Uma forma rápida de descobrir o IMEI do seu aparelho é discar *#06# (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Uma forma rápida de descobrir o IMEI do seu
aparelho é discar *#06#
(Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Fui roubado, e agora?

Se você não conseguiu evitar um assalto, há medidas que podem dificultar a vida de quem estiver com seu aparelho. A primeira delas é fazer um Boletim de Ocorrência (B. O.) na delegacia policial mais próxima ou então pela Internet, para estados que oferecem esse recurso. O documento será necessário para resgatar a indenização da seguradora e também para ajudar a polícia a mapear a criminalidade na região.

Outra medida importante é bloquear o aparelho através do IMEI, que nada mais é do que um código de identificação do celular. Para localizá-lo, basta olhar a caixa do seu smartphone, o adesivo da bateria ou digitar a sequência *#06# para que o número apareça na tela do dispositivo. Se você ainda puder, mantenha este número guardado para este tipo de ocasião. Fazendo isso, o seu aparelho terá o acesso a rede telefônica bloqueado e não poderá fazer ligações ou acessar a Internet 3G. Saiba mais sobre o recurso nesse artigo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thauanne Ferreira
    2013-02-17T21:27:19  

    Acho que o TechTudo deveria também parar de ficar nas mesmices e se abrir para outros apps, não existe só o McAfee, o AVG e o avast!. Tenho o Zoner Antivírus como um dos melhores do Android. ;)

    recentes

    populares

    • Thauanne Ferreira
      2013-02-17T21:27:19  

      o melhor do melhores.. Lookout! Além de antivirus, faz o papel perfeitamente bem de gerenciador remoto. A versão gratuita inclui até registro fotográfico na tentativa errada de desbloquear a tela e envia foto e localização por email (claro.. dos aparelhos que tem camera frontal)

    recentes

    populares

    • Thauanne Ferreira
      2013-02-17T21:27:19  

      mas quando roubam o celular a primeira coisa eles formatam ele,!

  • Kauê Balbino
    2014-11-01T02:39:46  

    Ah, o psafe que uso no meu celular serve pra isso também. Da pra saber onde meu celular está se for roubado.

    recentes

    populares

    • Kauê Balbino
      2014-11-01T02:39:46  

      Ih, eu tb já instalei o psafe. Melhor prevenir do que remediar, né!

    recentes

    populares

    • Kauê Balbino
      2014-11-01T02:39:46  

      não te esqueçam q a primeira que coisa quem fazem ao fugir com teu telefone e formatarem ele,ai teu app não vai funciona pra nada!pois ele vai ser apagado ao celular ser formatado

  • Joaquim Neto
    2013-12-25T05:35:20

    android device manager é o serviço nativo... só procurar no google.

  • Marcos Branco
    2013-10-05T12:33:27

    Faltou acrescentar a dica que BLOQUEIA O CELULAR ATRAVÉS DO IMEI DEFINITIVAMENTE tornando inválida a ação dos meliantes. Fica a sugestão.

  • Felipe
    2013-07-12T08:39:54

    to usando agora o WEMP Locator, tem umas funções bem legais, inclusive de backup de agenda, fotos etc

  • Marcos Viera
    2013-07-12T08:37:22

    Muito boa a materia. Bem legal de usar, mas ainda prefiro o WEMP é bem mais facil de usar e ainda tem backup de imagens

  • Daniel Mata
    2013-05-07T12:40:45

    A TECHTUDO deveria fazer uma matéria sobre o que um bandido faz depois que rouba um celular já com o IMEI bloqueado pelo usuário que foi assaltado. Afinal, se o aparelho ficasse mesmo inutilizado como dizem, desestimularia o bandido a roubar smartphones. E roubo é uma coisa que fabricante e seguradora mais quer que ocorra !

  • Rodrigo Santos
    2013-03-04T07:13:01

    Nenhum seguro de celular compensa. Todos escondem seu alto valor em "suaves parcelas", mas suas cláusulas deixam claro que a proteção mais importante (furto ou queda) não é coberta. De que adianta? Com o valor que se paga pelo seguro, é melhor fazer uma conta e ir guardando a grana para comprar outro.

  • Jaime Jr
    2013-02-11T22:31:35

    O melhor, sem sem dúvidas, é o Cerberus. Vale o preço, ou melhor, é muito barato pelo que ele faz!

  • Guilherme Cruz
    2013-02-11T20:01:56

    O s3 temo samsung dive com ele vc rasyreia bloquia faz o cel tocar e ainda manda msg pro cel perdido nao sei os ai do brasil mais os daki de londres sao assim espero ter ajudado SAMSUNGDIVE

  • Helio
    2013-02-11T19:27:40

    Complicado a TechTudo deixar estagiário escrever a matéria... quem tem aparelho da Sammy é somente entrar samsungdive . com que tem bastante coisa legal como: RASTREAR, bloquear, limpar dados do aparelho e muitas coisas mais!!

  • Claudio Santos
    2013-02-11T12:55:39

    A minha esposa teve o celular furtado esses dias. Liguei e cancelei o IME.

  • Víctor Oliveira
    2013-02-17T19:42:33  

    O TechTudo deveria colocar uma dica importante: Nunca grave seus contatos e coloque o parentesco, exemplo mãe, pai. Se roubarem o celular podem ameaço-los ou passar trotes. E acredite já aconteceu comigo

    recentes

    populares

    • Víctor Oliveira
      2013-02-17T19:42:33  

      Verdade. Eu já tinha lido sobre isso em outro blog e tratei de corrigir todos os meus. E como tenho TOC com a formatação da minha agenda, todos os meus contatos tem Nome e Sobrenome, mesmo os parentes.

  • Gabriel
    2013-02-11T23:57:05  

    Samsung tem nativo sim eu consigo rastrear o meu galaxy SII pelo samsung Dive , acho que o techtudo tem que se informar melhor!

    recentes

    populares

    • Gabriel
      2013-02-11T23:57:05  

      Porem eu prefiro usar o cerberus! porque o Dive eu não acho seguro pelo fato de ele mostrar para quem roubou mensagens do tipo"recuperando dados de chamada" ou "rastreando seu dispositivo via dive" ja o cerberus faz tudo isso sem mostrar nenhuma msg na tela

    recentes

    populares

    • Gabriel
      2013-02-11T23:57:05  

      Em momento algum a matéria falou de Samsung, apenas de Sistemas Operacionais. :)

  • Gerson Filho
    2013-02-11T18:20:35  

    O meu é razr i qual melhor programa para rastreá-lo?

    recentes

    populares

    • Gerson Filho
      2013-02-11T18:20:35  

      Eu tenho um antigo Nokia N95 8GB e uso o anti vírus da Kaspersky.

  • Valdo Bass
    2013-02-11T14:48:09  

    O Galaxy S3 tem um aplicativo nativo onde podemos rastrear o aparelho.

    recentes

    populares

    • Valdo Bass
      2013-02-11T14:48:09  

      Samsung DIVE, onde vc cadastra seu aparelho pelo próprio celular e pode acessar pelo site da Samsung e rastrear o mesmo.

    recentes

    populares

    • Valdo Bass
      2013-02-11T14:48:09  

      Que aplicativo é esse Valdo?

  • Clayton Cruz
    2013-02-11T22:52:43  

    tudo lixo isso pq as fabricantes qrem mais e sejamos roubados para comprar outro, qualquer aparelho em dois segundos damos reset master, trocamos imei, neste ponto o iphone é o melhor pois é mais dificil de fazer isto.

    recentes

    populares

    • Clayton Cruz
      2013-02-11T22:52:43  

      Sério? Se eu deixar meu celular 2 segundos com você (Não é iPhone), você vai tirar a senha de proteção e alterar o IMEI? Isso eu aposto. :)

    recentes

    populares

    • Clayton Cruz
      2013-02-11T22:52:43  

      Alterar IMEI? Tá louco?

  • Lamarck Souza
    2013-02-11T20:40:45  

    A Samsung TEM um RASTREADOR NATIVO, basta você se cadastrar no site e pronto, você rastreia e bloqueia o seu aparelho a qualquer hora! Um bom aplicativo também é o CERBERUS, com ele é possível ver até o registro de mensagens recebidas e enviadas o conteúdo completo das mensagens e o registro de ligações também!

    recentes

    populares

    • Lamarck Souza
      2013-02-11T20:40:45  

      Rapaz, ninguém falou em "samsung". Eles falaram em "Android". O DIVE é nativo da Samsung, e você não vai achar o mesmo app num aparelho da LG, por exemplo. Aprendam a ler, gente. Não custa nada...

    recentes

    populares

    • Lamarck Souza