26/03/2013 13h14 - Atualizado em 26/03/2013 13h14

Como desabilitar a Dashboard do Mac OS

Hugo Carvalho
por
Para o TechTudo

O Mac OS é um sistema operacional avançado que possui uma série de funcionalidades. Muitas vezes, não precisamos e/ou não queremos utilizar todas e, portanto, podemos optar por desabilitá-las para diminuir o consumo de memória dos nossos Macs.

A Dashboard do Mac reúne uma série de widgets como uma calculadora, um relógio, a previsão do tempo, monitores de temperatura, etc. Mas, dependendo do uso do seu Mac, a existência destes widgets pode se tornar desnecessária.

Neste tutorial, o TechTudo vai ensinar a vocês a desabilitar a Dashboard do seu Mac OS. Também ensinaremos como reabilitá-la caso você deseje utilizá-la novamente. Para realizar este procedimento, siga estes simples passos:

Passo 1. Primeiramente, para acessar a sua Dashboard, aperte a tecla F4 do seu Mac, que por padrão redireciona a tela para o Dashboard. Você poderá ver uma tela com widgets. Para retornar ao Desktop, basta apertar a tecla F4 novamente.

A Dashboard do Mac (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)A Dashboard do Mac (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 2. Para desabilitar a Dashboard, precisamos, primeiramente, abrir o terminal. O terminal pode ser acessado por meio da sua pasta de Aplicativos. Basta navegar para a pasta Utilitários e clicar duas vezes no ícone do terminal.

Abrindo o Terminal no Mac (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Abrindo o Terminal no Mac (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 3. Em seguida, digite o comando defaults write com.apple.dashboard mcx-disabled -boolean YES no terminal e, em seguida, aperte Enter.

Passo 4. Em seguida, digite o comando killall Dock para reiniciar a Dock e remover a Dashboard. Pressione Enter.

Desabilitando a Dashboard pelo Terminal (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Desabilitando a Dashboard pelo Terminal (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 5. A tela irá piscar. Após isso, a Dashboard estará desabilitada. Ao apertar F4, ela não será mais apresentada.

Passo 6. Pronto! Se você desejar recuperar a Dashboard, basta abrir novamente o Terminal e digitar o comando defaults write com.apple.dashboard mcx-disabled -boolean NO. Pressione Enter e, em seguida, digite o comando killall Dock e pressione Enter novamente. Pronto, a Dashboard estará de volta!

Recuperando a Dashboard no Mac pelo Terminal (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Recuperando a Dashboard no Mac pelo Terminal (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Viu como é fácil?! Agora você já sabe como desabilitar e/ou recuperar a Dashboard do seu Mac OS!

Você tem alguma dúvida sobre tecnologia? É só acessar o Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz Fontana
    2017-06-03T18:19:44

    muito bom o tutorial. parabéns

  • Hugo Carvalho
    2013-03-27T11:24:22  

    Oi Rose! O procedimento funciona sim! Realmente o atalho para a dashboard foi modificado no Mountain Lion. Para ver o dashboard, você pode pressionar o Control do teclado e a seta para a esquerda até o dashboard aparecer. Após realizar o procedimento ele desaparecerá. Outra forma de verificar o procedimento é apertar a tecla F3 no seu teclado grande USB e no canto superior, onde aparecem os Desktops, o Dashboard desaparecerá!

    recentes

    populares

    • Hugo Carvalho
      2013-03-27T11:24:22  

      Ok Hugo, obrigada.

  • Rose Barbosa
    2013-03-26T16:55:13  

    Hugo Carvalho, você tem certeza que esse procedimento também funciona no Mac OS X Mountain Lion (10.8.3)? Aqui no meu iMac (2011) não mudou nada na F4. O meu iMac veio com teclado sem fio, mas agora estou usando o teclado grande USB da Apple.

    recentes

    populares

    • Rose Barbosa
      2013-03-26T16:55:13  

      Desculpe Hugo, acabei que verificar. Aqui no meu iMac a tecla "F4" mostra a "Launchpad", e não a "Dashboard" da sua materia.