Jogos de aventura

13/03/2013 11h56 - Atualizado em 13/03/2013 13h30

Como jogar Scribblenauts Unlimited

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Scribblenauts Unlimited é o terceiro jogo da série e pode ser considerado o mais complexo deles. Nessa aventura você controlará Maxwell como nos outros capítulos, porém com com um enredo mais bem desenvolvido. Tendo que salvar sua irmã Lily de uma maldição, Max poderá utilizar seu caderno mágico e criar qualquer objeto que quiser. Scribblenauts Unlimited está disponível para Wii U, Nintendo 3DS e PC.

Maxwell e seu caderno mágico estão de volta, aprenda seus truques (Foto: gameinformer)Maxwell e seu caderno mágico estão de volta, aprenda seus truques (Foto: gameinformer)

Escreva qualquer coisa, resolva tudo  

Este é o lema da série Scribblenauts. Os personagens do jogo têm problemas e é seu objetivo resolvê-los para ganhar Starites, estrelas mágicas que podem desfazer a maldição de Lily. Ao clicar no ícone de um caderno verde no canto da tela, aparecerá um teclado no qual você poderá digitar o nome do objeto que quer criar.

Digite “Bola” e uma bola surgirá, digite “Cachorro” e um cachorro irá aparecer. Se os problemas que você precisar resolver forem uma criança querendo brincar ou uma pessoa querendo companhia, esses objetos podem ser a solução, mas normalmente será necessário se aprofundar mais.

Resolva os problemas das pessoas para ganhar Starites e quebrar a maldição de Lily (Foto: 2d-x.com)Resolva os problemas das pessoas para ganhar Starites e quebrar a maldição de Lily (Foto: 2d-x.com)

Ao clicar em objetos, Maxwell terá algumas opções de o que fazer com eles. Por exemplo, ele pode pegar a bola ou você pode arrastá-la até ele para que o personagem a segure. Depois, clicando em outro objeto, seria possível jogar a bola nele, ou no caso do cachorro, interagir de outra maneira com ele.

Encontrando pessoas com problemas

Uma das novidades introduzidas em Unlimited foi um mapa contínuo para explorar, enquanto seus antecessores utilizavam um sistema de fases. Você pode andar pelos locais e ver pessoas integrando o ambiente, mas para saber se eles precisam de ajuda é preciso usar a Starite Vision, clicando no ícone de uma estrela no canto superior esquerdo.

Escoteiro precisa da ajuda de Maxwell para ganhar suas medalhas de honra (Foto: everybodyplays.co.uk)Escoteiro precisa da ajuda de Maxwell para ganhar suas medalhas de honra (Foto: everybodyplays.co.uk)

Ao clicar na Starite Vision, tudo ficará azul a sua volta e situações e pessoas que precisem de ajuda brilharão em amarelo. Algumas dessas pessoas poderão ter seus problemas resolvidos ali mesmo onde estão, enquanto outras irão levá-lo para um estágio temático onde você precisará resolver um quebra-cabeça maior.

Resolvendo problemas com objetos

Normalmente as pessoas não dizem exatamente o que querem, e seus “problemas” são pequenos quebra-cabeças por si só. Alguém pode dizer “Estou muito solitário” ou “Hoje está um dia muito triste” e você talvez pudesse resolver as situações criando uma “Namorada” ou um “Arco-Íris”, essa é mais ou menos a lógica do jogo.

Repare que não há uma resposta certa para cada quebra-cabeça e essa é a diversão de Scribblenauts, trazer suas próprias ideias para o mundo do jogo. Às vezes uma série de eventos não irá se desenrolar como você quer, mas tudo isso faz parte do tradicional desafio da franquia.

Espere por algumas paródias divertidas em Scribblenauts Unlimited (Foto: pixmule.com)Espere por algumas paródias divertidas em Scribblenauts Unlimited (Foto: pixmule.com)

Por exemplo, dar uma torta a um estudante que quer ser engraçado pode resolver o problema dele, mas ao jogar essa torta em um valentão ele pode acabar apanhando e morrendo, o que levaria você a ter que reiniciar o estágio.

Algumas vezes também acontece de você ter que escolher um lado, como um caçador e um leão, o caçador pedindo ajuda para caçar a fera e o rei da selva pedindo um tempero especial para devorar o caçador. Após ajudar um deles é preciso reiniciar para poder ajudar o outro.

A quantidade de Starites disponíveis em um mapa é indicada no canto superior direito e quando situações como essa impedem você de pegar todos os Starites, a contagem muda de cor para vermelho, indicando a necessidade de reiniciar o estágio.

Aplicando Adjetivos

Além da criação de objetos, também é possível moldá-los a sua vontade com adjetivos. “Carro Vermelho” irá criar um carro especificamente vermelho e os adjetivos podem ser empilhados para criar coisas ainda mais específicas como “Carro Vermelho Grande”, criando um carro duas vezes maior do que o normal.

Um adjetivo amistoso pode fazer um tiranossauro brigão parar de te perseguir (Foto: officialnintendomagazine.co.uk)Um adjetivo amistoso pode fazer um tiranossauro brigão parar de te perseguir (Foto: officialnintendomagazine)

Também é possível clicar em objetos já criados e adicionar adjetivos a eles. Então é possível que um objeto que não resolva seu problema imediato, possa ser moldado em uma solução. Ou se um tubarão estiver no seu caminho, você pode dar a ele adjetivos como sonolento, manso, vegetariano, o que sua imaginação permitir.

Criando objetos próprios

O editor de objetos é uma novidade exclusiva das versões do jogo para Nintendo Wii U e PC, não estando presente no Nintendo 3DS. Com ele, é possível criar seus próprios objetos no jogo, utilizando partes já prontas de outros objetos para montar seu próprio Frankenstein, batizando-o e invocando-o quando quiser.

Editor de objetos permite criar seus próprios itens, exceto no Nintendo 3DS (Foto: gematsu.com)Editor de objetos permite criar seus próprios itens, exceto no Nintendo 3DS (Foto: gematsu.com)

Uma vez criado seu objeto, é possível distribuí-lo através da sua rede de amigos no Wii U ou através do Steam Workshop na versão PC. Esse novo objeto pode tornar suas tarefas no jogo mais fáceis ou simplesmente ser uma válvula de escape para o seu senso artístico.

Equipando Maxwell

Além dos objetos criados para ajudar os outros você também pode ajudar a si mesmo, criando itens que facilitem sua vida. Por exemplo, um dos itens mais comuns que as pessoas utilizam são as “Asas”, que permitem que Maxwell explore todo o cenário, sem limitações.

Com a ajuda de seu caderno, Maxwell pode ser a criatura mais poderosa do mundo (Foto: articles.pubarticles.com)Com a ajuda de seu caderno, Maxwell pode ser a criatura mais poderosa do mundo (Foto: articles.pubarticles)

Ainda é possível guardar os seus itens preferidos em uma mochila no canto da tela, que pode ser acessada em qualquer momento do jogo. Há também a possibilidade de aplicar adjetivos a Maxwell, como por exemplo “Veloz” ou “Voador”, dobrando sua velocidade e permitindo voar sem o uso de asas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares