Internet

22/03/2013 12h54 - Atualizado em 01/04/2013 11h26

Google Keep: como usar o novo concorrente do Evernote

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Google Keep é o novo serviço do Google com foco em anotações e que promete ser o grande concorrente do já famoso Evernote. A ferramenta, disponível para Android, é um tipo de agenda virtual, onde o usuário pode publicar seus pensamentos, anotar seus compromissos e até criar listas de afazeres e objetivos. Para que você saiba como usar o Google Keep, o TechTudo preparou um tutorial sobre o Keep. Confira:

O Google Keep é o novo aplicativo de notas do Google para Android (Foto: Elson de Souza/Techtudo)O Google Keep é o novo aplicativo de notas do Google para Android (Foto: Elson de Souza/Techtudo)

Passo 1. A interface do Keep é simples e, por isso, o primeiro passo é já se familiarizar com ela. Na tela principal do aplicativo, há o nome Google Keep em cima e, ao lado, um ícone de lupa para buscas. Abaixo, “Adicionar nota rápida” e quatro ícones: o primeiro é para notas, o segundo para listas, o terceiro para voz e o último para foto. Há ainda uma opção enorme, no meio da tela, “Criar uma nota”.

Keep tem interface bem simples de usar (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Keep tem interface bem simples de usar (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Passo 2. Toque nesta opção, ou no primeiro ícone da lista, para criar uma nota. Clique em “título” e dê um nome para a anotação. Depois, em “Nota”, para começar a escrever.

Esta é a tela de criação de notas (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Esta é a tela de criação de notas (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Passo 3. Note que na parte superior esquerda há o ícone do Keep, que indica retorno à tela principal. Já no canto direito há uma aquarela e uma câmera. Tocando na aquarela, você pode escolher a cor da nota que ficará na home do seu Keep com a anotação. Na câmera, você pode tirar uma foto para adicionar ao texto.

É possível alterar cores de fundo das notas (Foto: Thiago Barros/TechTudo)É possível alterar cores de fundo das notas (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Passo 4. Ao terminar sua publicação, simplesmente volte para a home que a nota vai estar exibida lá.

Google Keep exibe notas em sua página inicial (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Google Keep exibe notas em sua página inicial (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Passo 5. Para gravar, uma nota de voz, clique no ícone do microfone e fale quando um comando do Google aparecer. Depois, siga o mesmo procedimento das notas normais. Com fotos, a mesma coisa. Lembrando, novamente, que todas as notas, após escritas, automaticamente vão para a home do aplicativo.

Google Keep oferece gravação de notas de voz (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Google Keep oferece gravação de notas de voz (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Passo 6. Desta home, você pode editar as notas, tocando nelas, ou compartilhá-las e apagá-las tocando e segurando. Três ícones são exibidos na parte superior da tela: um para compartilhar, outro para arquivar e o último para apagar, nesta ordem.

Tem alguma dúvida sobre tecnologia? Faça uma pergunta no Fórum do TechTudo!

Todas as notas podem ser editadas no Keep (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Todas as notas podem ser editadas no Keep (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Pronto! Agora você já sabe como criar, editar e até personalizar as suas notas no Google Keep. O conteúdo do aplicativo pode ser exibido também no navegador do seu computador, diretamente no Google Drive.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Junior
    2013-03-22T18:59:03

    é dito acima que pode ser acessado diretamente pelo Google Drive. Mas aonde que eu não acho no Google Drive nenhuma opção chamada Keep pi Google Keep ???