Internet

13/03/2013 13h28 - Atualizado em 13/03/2013 13h29

Google ensina passos para restaurar sites hackeados; aprenda como fazer

Carolina Ribeiro
por
Para o TechTudo

O Google criou a página ”Webmasters hacked” com vídeos tutoriais repletos de dicas para ajudar os donos de sites que tiveram seus websites atacados por cibercriminosos. Aprenda abaixo o passo a passo, disponibilizado pela gigante de buscas, e veja o que fazer caso você tenha sido alvo dessa ameaça.

Veja como proteger o seu computador de ataques hackers

Entenda como recuperar o seu site hackeado (Foto: Reprodução/Google)Entenda como recuperar o seu site hackeado (Foto: Reprodução/Google)

Passo 1. A primeira etapa é detectar o problema através das ferramentas disponibilizadas pelo Google. Existem algumas maneiras de saber se a página foi comprometida por hackers. Por exemplo, ao procurar o site no buscador da empresa de Montain View, aparecerá o aviso “Esse site pode ter sido comprometido”. Você também pode receber um e-mail do Google comunicando o golpe dos cibercriminosos;

Aviso do Google que o site pode ter sido comprometido (Foto: Reprodução/ Google)Aviso do Google que o site pode ter sido comprometido (Foto: Reprodução/ Google)

Passo 2. Caso você queira solucionar o problema, coloque seu site em quarentena para dificultar as ameaças. Para fazer isso, primeiro deixe a sua página offline para que os seus visitantes não sejam comprometidos com spams e malwares. Depois, explique o problema ao seu hoster para que ele possa ajudar e, em seguida, entre na sua conta de administrador e apague todos os logins criados pelo hacker. Também mude as senhas do website;

Entre na sua conta de administrador e delete todos os logins criados pelo hacker(Foto: Reprodução/Google)Entre na sua conta de administrador e delete todos os logins criados pelo hacker(Foto: Reprodução/Google)

Passo 3. Ao saber sobre o ataque ao seu site, procure um especialista no assunto ou faça você mesmo, caso tenha expertise, para recuperar o mais rápido possível a página. Dessa maneira, é possível se livrar de spams indesejados e malwares, que podem comprometer os computadores e roubar senhas dos seus visitantes.

Dentre os procedimentos para recuperar o seu site estão a investigação dos tipos de spams e malwares que infectaram a página, verificação de ameaças com antivírus e a procura da vulnerabilidade principal da página, que foi usada pelo cibercriminoso no golpe.

Pronto! Esses são alguns dos procedimentos para recuperar o seu site hackeado. Sempre fique atento para outras ameaças de cibercriminosos e procure melhorar cada vez mais a segurança da página.

Via Webmaster Hacked

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares