Imagens

15/04/2013 14h46 - Atualizado em 15/04/2013 14h46

Aprenda como criar um ponto de foco no Photoshop

André Sugai
por
Para o TechTudo

Confira como criar um efeito suave de ponto de foco utilizando o filtro "Desfoque de Íris" ("Iris Blur") no Photoshop. Para tanto, aplicaremos, além do próprio filtro, seleções e máscaras à imagem.

Como criar um ponto de foco com o filtro Iris Blur no Photoshop. (Foto: Reprodução/André Sugai)Como criar um ponto de foco com o filtro "Desfoque de Íris" no Photoshop. (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 1. Pressione Ctrl+O e abra uma foto qualquer;

Abra uma foto qualquer. (Foto: Reprodução/André Sugai)Foto de pulso com relógio aberta no photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 2. Pressione Ctrl+J para duplicar a camada (“layer”) ou vá em "Camada" > "Duplicar Camada" ("Layer" > "Duplicate Layer");

Duplique a layer. (Foto: Reprodução/André Sugai)Paleta com camada duplicada no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 3. Vá em “Filtro” > “Desfoque” > “Desfoque de Íris” (“Filter” > “Blur” > “Iris Blur”);

Aplique o filtro Iris Blur. (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para aplicação do filtro "Desfoque de Íris" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 4. Controle a intensidade do blur deslizando o slider de “Desfoque” (“Blur”) no canto superior direito da caixa do filtro;

Defina os valores abaixo. (Foto: Reprodução/André Sugai)Definição de valores para aplicação do filtro "Desfoque de Íris" no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 5. Ajuste o raio de ação do efeito clicando e arrastando os pontos de ajuste;

Ajuste a área de atuação do efeito. (Foto: Reprodução/André Sugai)Ajuste da área de atuação do efeito "Desfoque de Íris" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 6. O pontos internos controlam a área de transição do efeito, ou seja, a parte onde o desfoque (“blur”) começa a ser aplicado;

Ajuste os pontos internos para regular a transição do efeito. (Foto: Reprodução/André Sugai)Ajuste dos pontos internos para regular a transição do efeito "Desfoque de Íris" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 7. Na barra superior marque a opção “Salvar Máscara para Canais” (“Save Mask to Channels”) e pressione "Ok";

Defina os valores indicados. (Foto: Reprodução/André Sugai)Barra de opções com a opção "Salvar Máscara para Canais" marcada (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 8. Sua imagem deverá ficar como a da foto abaixo;

Sua imagem deverá ficar como a da foto. (Foto: Reprodução/André Sugai)Imagem após a aplicação do filtro "Desfoque de Íris" do Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 9. Vá em “Janela” > “Canais” (“Window” > “Channels”) para abrir a paleta de “Canais” (“Channels”);

Abra a paleta de channels. (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para a opção "Canais" do Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 10. Você verá a máscara criada como na foto abaixo;

Você verá a máscara criada. (Foto: Reprodução/André Sugai)Paleta do Photoshop com canais de cor criados (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 11. Com a tecla Ctrl pressionada, clique sobre a miniatura do “Canais” (“Channel”) da máscara para ativar a seleção como na foto abaixo;

Ative a seleção ao redor da máscara. (Foto: Reprodução/André Sugai)Seleção ao redor da máscara ativada (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 12. Vá em “Janela” > “Camadas” (“Window” > “Layers”) para voltar a paleta de camadas;

Passo 13. Vá em “Camada” > “Nova Camada de Ajuste” > “Níveis” (“Layer” > “New Adjusment Layer” > “Levels”);

Abra o painel de Levels. (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para a opção "Níveis" no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 14. Aqui você pode clarear ou escurecer a parte selecionada da imagem. No caso deste tutorial, escurecemos levemente a parte selecionada arrastando o slider de preto;

Defina os valores indicados. (Foto: Reprodução/André Sugai)Janela para clarear ou escurecer uma parte da imagem (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 15. Pressione "Ok" e seu efeito estará terminado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares