Sistemas Operacionais

30/04/2013 09h55 - Atualizado em 11/07/2014 11h34

Como usar o Gravador de Passos para reprodução de problemas no Windows 8

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O Gravador de Passos é uma ferramenta nativa do Windows que registra cada clique do mouse e gera um passo a passo de tudo que foi feito em uma espécie de tutorial. Trata-se do PSR, ou “Problem Step Recorder” (“Gravador de Passos para Reprodução de Problemas”).

Com ele é possível gravar soluções e compartilhar com os amigos ou ajudar aquele parente sem tanta intimidade com o computador. Para isso, siga os passos abaixo e veja como utilizar o Gravador de Passos no Windows 8.

Passo 1. Na “Tela Inicial”, clique com o botão direito do mouse em um local vazio e acesse “Todos os aplicativos”, no canto inferior direito da tela. Se preferir, simplesmente pesquise por “Gravador de Passos”.

Acessando todos os aplicativos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acessando todos os aplicativos no Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Abra o aplicativo “Gravador de Passos”, na seção “Acessórios do Windows”.

Abrindo o programa (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abrindo o programa "Gravador de Passos" (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Na janela principal do programa, clique em “Iniciar Gravação” para começar. A partir de agora, cada clique será capturado.

Iniciando gravação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Iniciando a gravação no Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Durante a gravação, caso tenha algo importante a acrescentar, clique em “Adicionar Comentário”. Note que a tela ficará esbranquiçada. Com o mouse, clique e arraste para destacar algo.

Destacando itens na tela (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Destacando itens na tela (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Você também pode adicionar um comentário em texto. Para isso, na janela que se abre, entre com a observação e clique em “OK”.

Adicionando comentário (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Adicionando comentário (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Quando terminar, clique em “Parar Gravação” e aguarde até que o passo a passo seja gerado.

Finalizando gravação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Finalizando gravação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Por fim, há a opção de salvar o arquivo no computador ou enviá-lo por e-mail.

Salvando gravação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Salvando gravação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Dessa forma, é possível gravar dicas e tutorias para compartilhar com os amigos, reproduzir problemas ou ainda ajudar parentes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Patricia Turella
    2016-06-02T17:11:47

    Boa tarde, O Gravador de Passos para Reprodução de Problemas esta apresentando erro ao Salvar o arquivo, Apresenta a seguinte mensagem de erro: "Erro ao tentar salvar os passos gravados" Desde já agradeço, permaneço no Aguardo.