Sistemas Operacionais

29/04/2013 07h00 - Atualizado em 29/04/2013 07h00

Aprenda a instalar codecs e outros recursos essenciais ao Ubuntu

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O Ubuntu After Install é um programa que faz todo o trabalho de instalar codecs, aplicativos importantes e outros recursos essenciais para o funcionamento do sistema operacional baseado em Linux. Mesmo com o esforço da Canonical em incluir o que considera essencial para o usuário, sempre fica faltando algo quando instalamos o Ubuntu. Neste tutorial, você vai aprender a deixar o seu computador mais completo com o auxílio do Ubuntu After Install.

Passo 1. Baixe o pacote do Ubuntu After Install no TechTudo Downloads;

Baixando o Ubuntu After Install no TechTudo Downloads (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Baixando o Ubuntu After Install no TechTudo Downloads (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Quando finalizar o download, vá para a pasta onde está o pacote baixado e dê um duplo clique sobre o programa;

Abrindo o pacote baixado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Abrindo o pacote baixado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na nova janela, clique no botão “Instalar”;

Iniciando a instalação do pacote (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a instalação do pacote (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Será solicitada a senha de administrador para continuar o procedimento. Digite-a e confirme, escolhendo a opção “Autenticar”. Aguarde o término da instalação e feche todas as janelas;

Autorizando a instalação do pacote (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Autorizando a instalação do pacote (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Clique no Dash e digite “ubuntu after” para encontrar o programa. Quando aparecer o resultado, clique na opção “Ubuntu After Install“ para executá-lo;

Executando o Ubuntu After Install a partir do dash (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o Ubuntu After Install a partir do dash (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Quando a tela do aplicativo aparecer, desmarque os programas que você não quer instalar;

Escolhendo os programas a serem instalados (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo os programas a serem instalados (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Quando selecionou apenas os softwares que quer, clique no botão “OK” para iniciar a instalação. Aguarde o programa atualizar as fontes e instalar os apps;

Ubuntu After Install ataulizando fontes e instalando (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ubuntu After Install ataulizando fontes e instalando (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Ao terminar o processo, clique em “Done” para fechar o programa e reinicialize o Ubuntu. No próximo boot, algumas das aplicações instaladas vão pedir para que os configure;

Instalação finalizada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Instalação finalizada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora seu Ubuntu tem grande parte dos programas que você precisa usar.

Ainda tem dúvidas sobre o Ubuntu? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andersoncwb
    2015-01-12T11:07:24

    link off

  • Rafael Silva
    2014-05-24T20:34:12

    Tá off o linkkk! :(

  • Antonia Albino
    2013-07-25T12:34:14

    instalei do jeito que foi explicado na hora que fui procurar não achei..e ele já está instalado pq fui instalar novamente e tinha lá reinstalar..como acha o ubuntu after???

  • Britocappa
    2013-06-16T02:34:58

    Ô Edivaldo que trabalheira cara! é só ir no Synaptic procurar por - Sessioninstaller é só instalar pronto, quando você for clicar em algum arquivo seja de Audio ou Vídeo Ele procura todos os Codecs comforme seja sua extensão, tudo perfeito pro sistema ele vai instalar até Codecs "Restritos" Como Mepg2 rodar DVD, se você não tem o Synapti instalado: abra terminal entre como admin senha e login - digite: sudo apt-get install synaptic - ou se já tem o pacote .deb digite: sudo dpkg -i synaptic.