Internet

22/04/2013 07h00 - Atualizado em 13/03/2014 09h33

Aprenda a instalar o VLC com plugin para Firefox no Ubuntu 12.10

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

A reprodução de vídeo e áudio deixou de ser algo complicado no Ubuntu, mas, mesmo assim, o sistema pode não conseguir reproduzir alguns tipos de mídia. Neste tutorial, explicamos como instalar o reprodutor de mídia VLC Media Player e seu plugin para o Firefox.

Aprenda a usar o VLC para iPad e iPhone

VLC Portable funciona em qualquer computador sem necessidade de instalação (Foto: Divulgação/VLC Media Player)Aprenda a usar o VLC Media Player no Ubuntu (Foto: Divulgação/VLC Media Player)

 

O VLC é um player de código aberto altamente portátil e multiplataforma. Por suportar vários  formatos de arquivo e métodos de compressão de áudio e vídeo, ele é um dos programas do gênero mais completos. Por isso, para resolver boa parte dos problemas de reprodução de mídia e também simplificar sua navegação em sites com conteúdo multimídia, uma boa pedida é instalá-lo juntamente com o seu plugin para o navegador da Mozilla.

Passo 1. Na barra de atalho do Ubuntu, clique na opção “Central de programas do Ubuntu”;

Abrindo a Central de programas do Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Abrindo a Central de programas do Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Digite “browser-plugin-vlc” (sem as aspas) dentro da caixa de pesquisa, que fica no canto superior direito da tela do programa;

Pesquisando o pacote que instala o VLC e seu plugin (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Pesquisando o pacote que instala o VLC e seu plugin (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Clique no aplicativo encontrado e, depois, no botão “Instalar”;

Iniciando a instalação do VLC e seu plugin (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a instalação do VLC e seu plugin (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Será solicitada a senha de administrador para continuar o procedimento. Digite-a e confirme, clicando em “Autenticar”. Aguarde o término da instalação e feche a "Central de programas do Ubuntu";

Autorizando a instalação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Autorizando a instalação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Se for executar um determinado tipo de arquivo multimídia pela primeira vez, seja diretamente no VLC ou através do plugin no Firefox, o Ubuntu pedirá a instalação dos codecs necessários. Apenas confirme e aguarde finalizar.

Instalando codecs adicionais para o VLC reproduzir (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Instalando codecs adicionais para o VLC reproduzir (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora o seu Ubuntu está preparado para exibir os diferentes tipos de arquivos de mídia localmente ou nos sites que visita.

Tem dúvidas sobre o Ubuntu? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares