Ferramentas de sistema

01/04/2013 08h00 - Atualizado em 19/06/2017 12h49

Como usar o Recuva para recuperar arquivos perdidos

Pedro Cardoso
por
Para o TechTudo

O Recuva é um dos aplicativos mais conhecidos para recuperação de arquivos deletados. Desenvolvido pela mesma empresa do CCleaner, o programa consegue fazer uma busca profunda no disco rígido e exibir uma lista de documentos, fotos, vídeos e músicas que podem ser trazidos de volta.

Como reparar um HD com arquivos corrompidos

Para que o Recuva consiga reaver um arquivo apagado acidentalmente, é preciso respeitar algumas regras. A mais importante: o sistema não pode salvar nenhum arquivo no mesmo setor daquele que foi deletado, pois a recuperação se torna impossível.

Faça um backup do seu disco rígido (Foto: Pond5)  (Foto: Faça um backup do seu disco rígido (Foto: Pond5) )Como usar o Recuva para recuperar arquivos perdidos (Foto: Pond5)


Passo 1. Baixe e instale o Recuva pelo TechTudo;

Tutorial Recueva  (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)Baixe o Recuva via TechTudo com segurança (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)


Passo 2. Ao abrir o programa pela primeira vez, selecione que tipo de arquivo você quer recuperar. Se forem de vários formatos diferentes, escolha “All files” e clique em “Avançar”;

Escolha "All files" para procurar por tudo que foi deletado (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)Escolha "All files" para procurar por tudo que foi deletado (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)


Passo 3. Em seguida, escolha o local onde o arquivo estava antes de ser apagado acidentalmente. Se não souber ou não lembrar qual foi o último local, escolha a primeira opção, “Não tenho certeza”. Clique no botão “Avançar” de novo;

Faça uma pesquisa por todos os discos e setores (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)Faça uma pesquisa por todos os discos e setores (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)


Passo 4. Na tela seguinte, clique em “Iniciar” para efetuar a busca;

Simplesmente clique em "Iniciar" (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)Simplesmente clique em "Iniciar" (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)


Passo 5. Selecione os arquivos que quer trazer de volta e clique no botão “Recuperar”;

Selecione os seus arquivos importantes e clique em "Recuperar" (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)Selecione os seus arquivos importantes e clique em "Recuperar" (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)


 Passo 6. Para facilitar a sua busca, você pode filtrar o resultado pelo tipo de arquivo, como na imagem abaixo.

Filtre os resultados para ser mais eficiente em sua procura (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)Filtre os resultados para ser mais eficiente em sua procura (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Existe algum programa para recuperar arquivo Zip/RAR corrompido? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Laay Olliveira
    2017-10-14T15:02:47

    funciona no micro sd ?

  • Daniela
    2015-10-28T01:16:59

    Olá! Fiz um trabalho grande com fotos e imagens no movie maker e salvei em cd porém, quando fui ver no cd não gravou o final e eu não consigo editar porque exclui a pasta "Cores" que estava na área de trabalho com as imagens , baixei o recuva mas não consegui utilizá-lo. Vocês podem me orientar quais itens devo tentar configurar para baixar?

  • Mirlaine Lopes
    2016-07-05T08:00:31

    ola. o meu marido atualizou o windows no notebook (era o 7 e ele passou pro 10), só que não me adaptei e ele voltou pro 7. Mas meus arquivos sumiram e não consigo recuperá-los. Tentei pelo Recuva, mas não consegui. Alguém sabe me falar o que aconteceu?? Obrigada

  • Antonio Turano
    2015-06-05T21:13:44

    Boas a todos, Parabéns pelo tutorial Muito Obrigado

  • André Costa
    2013-04-01T12:09:47  

    É possível recuperar arquivos perdidos na formatação do computador?

    recentes

    populares

    • André Costa
      2013-04-01T12:09:47  

      Boa tarde André! É possível sim. Desde que você não sobrescreva o HD. Ou seja, não instale, salve, etc, nada no HD onde os arquivos se encontravam, se não cada gravação que você fizer irá "apagar" os arquivos que vc "perdeu".

  • Jonathan Ferreira
    2013-07-31T19:52:49

    Meu HD corrompeu e agora o meu Pc ta pedindo para formatá-lo para poder usar. Ainda posso repurar arquivos pós-formatação???