Utilitários

01/04/2013 11h17 - Atualizado em 29/07/2013 09h44

Como restaurar a configuração padrão do Registro apagados pelo CCleaner

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

Para otimizar a performance do seu computador, o CCleaner faz uma limpeza no Registro do Windows e exclui as entradas inválidas ou desnecessárias. Para evitar problemas, o programa oferece a opção de fazer um backup dos itens que serão excluídos. Nos passos abaixo veja como fazer isso e, caso necessário, restaurar as configurações.

Salvando backup

Passo 1. Execute uma verificação do Registro e aguarde até que o CCleaner liste o erros encontrados;

Passo 2. Clique no botão “Corrigir erro(s) selecionados(s)…”. Uma mensagem questionado se você gostaria de realizar um backup do Registro deve aparecer. Clique em “Sim”;

Criando backup de segurança (Foto: Reprodução/Helito BijoraCriando backup de segurança (Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 3. Selecione a pasta onde o arquivo de extensão “.reg” será salvo. Feito isso, clique em “Salvar”;

Salvando arquivo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Salvando arquivo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Voltando ao CCleaner, clique em “Corrigir todos os erros selecionados” e aguarde enquanto o programa realiza as alterações;

Executando limpeza no Registro (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Executando limpeza no Registro (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Restaurando configurações

Passo 5. Caso tenha percebido alguma anormalidade e desconfie que o CCleaner tenha ocasionado o problema, é possível restaurar as configurações do Registro para a forma que estavam antes da limpeza. Para isso, localize o arquivo salvo no terceiro passo;

Passo 6. Por fim, basta dar um duplo clique sobre ele. O Windows perguntará se você deseja continuar com as alterações no Registro. Clique em “Sim” e aguarde.

Confirmando alterações no Registro (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Confirmando alterações no Registro (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Dessa forma, é possível realizar a manutenção do Registro do Windows de forma segura. Em caso de dúvidas, não deixe de consultar o Fórum TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcilio Rl
    2017-07-24T12:49:59

    Eu ja tive problemas com a limpeza de registro feita pelo cclaner, pelo menos unas 2 vezes. Já tive problemas com atualizações do antiviris e com o chrome

  • Marcilio Rl
    2017-07-24T12:46:32

    Eu tinha essa duvidas a anos e ninguém me respondia. Muito obrigado HELITO BIJORA