Imagens

25/04/2013 16h54 - Atualizado em 25/04/2013 16h54

Como simular uma imagem gerada por câmera de vigilância no Photoshop?

André Sugai
por
Para o TechTudo

Simular uma imagem gerada por câmeras de segurança no Photoshop é uma ótima forma de aprender mais sobre o editor da Adobe. Para fazê-lo, usaremos filtros, modos de mesclagem entre outras ferramentas.

Efeito Câmera de Vigilância (Foto: Reprodução/André Sugai)Efeito de câmera de vigilância recriado no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 1. Para começar, criaremos o “Padrão” (“Pattern”) para aplicar as linhas da imagem. Pressione Ctrl+N para criar um novo documento e defina os valores abaixo;

Defina os valores da imagem (Foto: Reprodução/André Sugai)Janela para definição dos detalhes de um novo documento no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 2. Agora vá em “Visualizar” > “Nova Guia” (“View” > “New Guide”);

Adicione uma linha guia (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para a opção "Nova Guia" no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 3. Defina os valores abaixo e pressione "Ok" para inserir uma linha guia na metade do documento;

Defina os valores abaixo e pressione Ok (Foto: Reprodução/André Sugai)Janela para adicionar uma linha guia ao documento (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 4. Pressione a letra M do teclado para selecionar a ferramenta Letreiro Regular (“Rectangular Marquee Tool”). Crie uma seleção como a da foto abaixo;

Selecione a parte superior do documento (Foto: Reprodução/André Sugai)Parte superior do documento selecionada com a ferramenta Letreiro Retangular (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 5. Pressione a letra D para resetar as cores de Foreground  e Background para preto e branco. Pressione Alt+Backspace (a tecla acima do Enter) ou a letra G do teclado para selecionar a ferramenta Lata de Tinta (“Paint Bucket Tool”) e clique dentro da seleção;

Preencha com preto (Foto: Reprodução/André Sugai)Seleção preenchida de preto usando a ferramenta Balde de Tinta do Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 6. Vá em “Editar” > “Definir Padrão” (“Edit” > “Define Pattern”);

Salve o novo padrão (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para salvar o padrão criado no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 7. Dê um nome qualquer para seu novo padrão” (“pattern”) e pressione "Ok";

Dê um nome qualquer e pressione Ok (Foto: Reprodução/André Sugai)Janela para definição de um nome para um padrão recém-criado (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 8. Pressione Ctrl+O e abra uma imagem qualquer. No caso deste tutorial usaremos a foto abaixo;

Abra uma imagem qualquer (Foto: Reprodução/André Sugai)Imagem de rua que receberá o efeito de câmera de vigilância aberta no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 9. Vá em “Camada” > “Nova Camada de Ajuste” > “Brilho/Contraste” (“Layer” > “New Adjustment Layer” > “Brightness/Contrast”);

Adicione uma Adjustment Layer de Brightness/Contrast (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para a opção de ajuste de brilho e contraste no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 10. Defina os valores abaixo e pressione "Ok";

Defina os valores indicados (Foto: Reprodução/André Sugai)Janela para ajuste de brilho e contraste no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 11. Vá em “Camada” > “Nova Camada de Ajuste” > “Matiz/Saturação” (“Layer” > “New Adjustment Layer” > “Hue/Saturation”);

Adicione uma Adjustment Layer de Hue/Saturation (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para adição de uma camada de ajustes de matiz e saturação (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 12. Defina os valores abaixo e pressione "Ok";

Defina os valores indicados (Foto: Reprodução/André Sugai)Janela para ajuste de matiz e saturação (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 13. Clique na layer da imagem, vá em “Filtro” > “Desfoque” > “Desfoque de Lente” (“Filter” > “Blur” > “Lens Blur”);

Aplique o filtro Lens Blur (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para aplicação do filtro "Desfoque de Lente" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 14. Defina os valores abaixo e pressione "Ok";

Defina os valores indicados e pressione Ok (Foto: Reprodução/André Sugai)Janela para aplicação do filtro "Desfoque de Lente" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 15. Vá em Camada” > “Nova Camada de Preenchimento” > “Gradiente” (“Layer” > “New Fill Layer” > “Gradient”);

Adicione uma adjustment layer de Gradient (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para adição de uma nova camada de preenchimento no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 16. Defina os valores abaixo e pressione "Ok";

Defina os valores abaixo e pressione Ok (Foto: Reprodução/André Sugai)Camada de preenchimento sendo aplicado à imagem no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 17. Mude o modo de mesclagem da camada para “Luz Suave” (“Soft Light”);

Mude o modo de blend (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para alteração do modo de mesclagem da camada para "Luz Suave" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 18. Vá em “Camada” > “Nova Camada de Ajuste” > “Filtro de Fotos” (“Layer” > “New Adjustment Layer” > “Photo Filter”);

Adicione uma adjustment layer de Photo Filter (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para a opção "Filtro de Fotos" no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 19. Defina os valores abaixo e pressione "Ok";

Defina os valores indicados (Foto: Reprodução/André Sugai)Janela para definição da opção "Filtro de Fotos" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 20. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova camada. Dê o nome de "Linhas";

Crie uma nova layer (Foto: Reprodução/André Sugai)Nova camada em destaque na paleta de camadas do Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 21. Vá em “Editar” > “Preencher” (“Edit” > “Fill”);

Vá em Edit> Fill (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para a opção "Preencher" do Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 22. Defina os valores abaixo e escolha o padrão (“pattern”) que criamos;

Escolha o Pattern que criamos (Foto: Reprodução/André Sugai)Janela para escolha do padrão que será usado no preenchimento da imagem (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 23. Mude o modo de mesclagem da camada para “Multiplicar” (“Multiply”);

Mude o modo de blend da layer (Foto: Reprodução/André Sugai)Modo de mesclagem da camada alterado para "Multiplicar" (Foto: Reprodução/André Sugai)

 

Passo 24. Vá em “Filtro” > “Desfoque” > “Desfoque Gaussiano” (“Filter” > “Blur” > “Gaussian Blur”);

Aplique o filtro Gaussian Blur (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para aplicação do filtro "Desfoque Gaussiano" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 25. Defina os valores abaixo e pressione "Ok";

Defina os valores abaixo (Foto: Reprodução/André Sugai)Janela para aplicação do filtro "Desfoque Gaussiano" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 26. Diminua a opacidade da camada para 50% para finalizar a o efeito.

Diminua a opacidade da layer (Foto: Reprodução/André Sugai)Opacidade da camada dimunuída para 50% (Foto: Reprodução/André Sugai)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares