Tablet

27/04/2013 07h20 - Atualizado em 18/12/2013 11h01

Como usar pen drive no iPhone ou iPad?

Leonardo Rodrigues
por
Para o TechTudo

Apesar da Apple ser famosa por sua política restritiva, um fato pouco conhecido pelo público é que utilizar pendrives no iPad não é uma tarefa impossível. Pelo contrário: a Apple vende um acessório para converte a entrada USB para o conector padrão dos iGadgets. Sua única limitação é que ele não funciona em iPhones. Acompanhe neste tutorial como usar este acessório.

iPad utilizando um acessório para conectar um pen drive (Foto: Leonardo Martins / TechTudo)iPad utilizando um acessório para conectar um pendrive (Foto: Leonardo Martins / TechTudo)

Nos dispositivos mais recentes, que contam com o conector Lightning (iPad de 4ª geração e iPad mini), o acessório é conhecido como Adaptador de Lightning para câmera com USB e custa R$ 119 na Apple Store online brasileira. Já para os dispositivos mais antigos, com conector 30-Pinos (iPad 2 ou de 3ª Geração), utiliza-se o Kit de Conexão de Câmera para iPad da Apple, que custa R$ 109 na loja online da Apple e inclui, além do conector USB, um leitor de cartões SD.

É importante salientar que o acesso ao USB apenas traz a capacidade de importar arquivos de imagem ou vídeos. Não é possível acessar arquivos como PDFs ou Docs. Por isso, para que o iPad reconheça o dispositivo, é necessário seguir os seguintes passos:

Passo 1. Em um computador, conecte o pendrive e crie nele uma pasta chamada “DCIM” (sem aspas). Inclua os arquivos de imagem (ou vídeo) desejados nesta pasta. Por fim, desconecte o pendrive do computador.

Passo 2. Conecte o pen drive no acessório.

Passo 3. Ligue e desbloqueie o iPad e, então, faça a conexão do acessório no iDevice. Após alguns segundos o dispositivo será reconhecido e o aplicativo Fotos será aberto, mostrando os arquivos reconhecidos presentes no pendrive.

Passo 4. Selecione os arquivos desejados para importação, toque em “Importar” (botão azul na parte inferior da tela). É possível também importar todos os arquivos tocando em “Importar Tudo”.

De forma semelhante, o usuário pode excluir os arquivos do pendrive tocando em “Apagar tudo” ou selecionando alguns arquivos e, em seguida, tocando em “Apagar Selecionada(s)” (botão vermelho na parte inferior da tela).

Tela do iPad após a conexão do acessório com o pen drive (Foto: Leonardo Martins / TechTudo)Tela do iPad após a conexão do acessório com o pen drive (Foto: Leonardo Martins / TechTudo)

Passo 5. Para encerrar, basta desconectar o acessório juntamente com o pendrive.

Outro detalhe importante a ser lembrado é que nem todos os formatos de foto e vídeo são reconhecidos nesse processo. Tenha certeza de que os arquivos estejam em formato padrão, como JPEG ou RAW para imagens e H.264 ou MPEG-4 para vídeos.

Após importadas, as fotos podem ser organizadas em álbuns diretamente no aplicativo Fotos, tirando proveito da bela tela Retina encontrada no iPad (3ª e 4ª Geração). Quando o iPhone ou iPad é sincronizado com o PC ou Mac, as fotos e os vídeos são incluídos automaticamente na biblioteca de fotos.

Pronto! Dessa forma, é possível utilizar um pendrive no iPad e importar suas fotos e vídeos preferidos para o seu tablet de forma rápida e sem complicações.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gabriel Quadri
    2016-03-07T11:51:54

    bom é o android que conecta qualquer dispositivo e em menos de 2 meses tem mais virus que o windows 98

  • Genesio Kuster
    2013-04-27T16:58:28  

    Restringir o uso de acessorios largamente utilizados no atual estado tecnológico é reserva de mercado, é medo da conorrência, diria mesmo que é um desrespeito ao consumidor. Interação entre produtos de fabricantes diferentes é a ordem do mundo atual, por isso mesmo fabricando produtos pioneiros e de altíssima qualidade a apple sempre acaba perdendo a liderança nos seguimentos em que atua. Foi assim com computadores pessoais e já está sendo assim com tablets e smartphones.

    recentes

    populares

    • Genesio Kuster
      2013-04-27T16:58:28  

      Quem não tem medo da conorrência?

  • Benedito Franco
    2013-04-27T12:43:15  

    Quando conecto o pendrive no Ipad aparece um aviso: "O dispositivo conectado requer uma alimentação muito maior". Como faço para solucionar o problema?

    recentes

    populares

    • Benedito Franco
      2013-04-27T12:43:15  

      é só dar mais comida.

    recentes

    populares

    • Benedito Franco
      2013-04-27T12:43:15  

      coloque o pendrive desses pequenos, que não possua aquele led que fica piscando. esses consomem mais energia, apareceu a mesma mensagem.

  • Fulano Beltrano
    2013-04-27T17:52:01

    A apple quer voltar a aquela época, lá em 1980, onde os computadores pessoais eram de arquitetura fechada e cada um vendia sua própria tecnologia incompatível com o concorrente. Hoje seu único rival, de arquitetura aberta, é o PC/Windows/Linux.

  • Luiz Zimmermann
    2013-04-27T15:27:51

    apple é um lixo! o cara q inventou estas restriçõs deve ser do bando dos PTralhs!!!

  • Jonathas Duarte
    2013-04-27T14:49:24

    Resumindo: Lixo!!!

  • Claudio Farias
    2013-04-27T12:04:41

    Concordo plenamente com vc Eric Oliveira, sempre achei o Sistema Operacional Androi superior ao da Apple por esse motivo.

  • Anderson Rocha
    2013-04-27T12:06:26

    sabe o q é mais legal nessa noticia???é que eu ja fazia isso no meu Nokia N95 á anos atrás....bem revolucionário esses produtos da apple em...hahaha...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Eric Oliveira
    2013-04-27T11:40:49

    android = liberdade / apple = prisão...

  • Fabiano Farizzo
    2013-04-27T13:05:20  

    Apple é coisa de Metrossexual... só vejo rapazes alegres usando!!

    recentes

    populares

    • Fabiano Farizzo
      2013-04-27T13:05:20  

      Verdade... Não deve ser usado por pessoas invejosas.

  • Marco Couto
    2013-04-27T12:50:26

    Simles, compre um tablet Galaxy Samsung.

  • Gabriel
    2013-04-28T04:13:18  

    Meu Deus! Não consigo conectar meu Blu-Ray player USB no iPad. Ahhh fala serio!!! Qual é o idiota que vai querer conectar dispositivos USB no seu tablet ou smartphone? Agora só falta alguém querer ligar o mouse USB no seu iPad ou iPhone! 

    recentes

    populares

    • Gabriel
      2013-04-28T04:13:18  

      Ligar o mouse USB no iPad. kkkkkkkkk

  • PEDRO CUNHA
    2013-04-27T20:03:45  

    Não conseguia descarregar fotos de pen-drive utilizando o Kit de Conexão de Câmera para iPad da Apple no New iPad. Até liguei para o suporte da Apple e nada. Seguindo as orientações desse artigo, apareceu a seguinte mensagem: "Não Pode Usar o Dispositivo. O dispositivo USB conectado requer uma alimentação muito maior." Na verdade, o dispostivo da Apple só funciona com cabo USB conectado a alguma câmera fotográfica ou de vídeo.

    recentes

    populares

    • PEDRO CUNHA
      2013-04-27T20:03:45  

      Na verdade é que nem todos os pen drives são suportados por esse camera kit, tente com outros pode ser que funcione...Eu já usei o camera kit com um pen drive e funcionou!

  • LEE FAN
    2013-04-27T13:51:18

    Mas que informação "útil".

  • MAURO MILANE
    2013-06-14T17:28:14

    gostaria de saber se dá para transferir filmes e fotos de uma câmera go-pro para o ipad e depois transferir do ipad para um computador ou um hd externo?

  • Roberto Bareboin
    2013-04-28T04:35:10  

    Para quem ainda não sabe, foi a Apple, Microsoft, HP, NEC, Intel e Agere que inventaram a conexão Universal Serial Bus (USB). Pesquisem no Google ou Wikipedia.

    recentes

    populares

    • Roberto Bareboin
      2013-04-28T04:35:10  

      Pois é, o padrão USB foi desenvolvido por um consórcio de empresas: Microsoft, Apple, Hewlett-Packard, NEC, Intel e Agere.

  • Fábio
    2013-04-27T19:10:26  

    É a Apple mantendo os Fanboys na Coleirinha...

    recentes

    populares

    • Fábio
      2013-04-27T19:10:26  

      Coleirinha ou segurança mané? Apesar q vcs fã boys de ching lings não se espera outra reação.