Internet

25/05/2013 10h00 - Atualizado em 25/05/2013 10h00

Aprenda a configurar o Google Now e acessar informações de seu interesse

Pedro Pisa
por
Para o TechTudo

Você fez downlaod do Google Now, mas não sabe para que serve o app? O TechTudo vai te ajudar! Neste tutorial, ensinamos como configurar e reconhecer as principais funções do aplicativo, focando, sobretudo na sua capacidade de prever os desejos e necessidades dos usuários, com base nos seus hábitos, buscas e até no conteúdo dos e-mails recebidos. Confira!

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

0.google-nowO app tem diversas funções importantes para o usuário, como lembretes e cálculo de tempo no trânsito (Foto: Reprodução)

A previsão sobre o que o usuário deseja é a principal ambição do Google com o aplicativo. Portanto, definições simplistas que descrevem o serviço como uma versão do Siri da Apple são visões equivocadas do produto. De fato, pode-se utilizar o Google Now para criar lembretes ou fazer perguntas simples sobre o clima ou quem dirigiu certo filme.

Contudo, a principal função aparece quando o usuário busca um endereço no seu computador - por meio do Google Maps - e ao sair à rua, que é quando o seu celular apresenta o tempo que você levará até o destino e como está o trânsito. Ou ainda quando recebe um e-mail de confirmação de uma companhia aérea e, no dia da viagem, aparecem informações sobre o seu voo.

Assim, se você permitir que o Google Now aprenda sobre você e seus hábitos, ele pode apresentar informações que podem lhe ser interessantes, sem que você as peça explicitamente. Notícias, placares de jogos, clima e condições do trânsito são exemplos de informações oferecidas em tempo real com base em movimentos e buscas anteriores.

O Google Now está presente nativamente nas versões 4.1 Jelly Bean ou superiores do Android ou como o aplicativo Google Search para iOS. Em geral, a configuração do Now envolve permitir que o Google tenha acesso a algumas informações privadas.

Como configurar o Google Now

Passo 1. Acesse sua tela principal, clique no menu de opções e selecione a opção de configurações (Settings);

1.home-with-settingsSelecione a opção "Settings" (Foto: Reprodução)

Passo 2. Selecione a opção "privacidade e contas (privacy & accounts)", clique em "gerenciar histórico de localização (manage location history)" e, após, abra as "configurações de localização" (location settings);

2.location-settingsSiga os passos para configurar o Now (Foto: Reprodução)

Passo 3. Verifique se a opção de "relatar a localização (Location report)" está ativa, e as opções "relatar deste dispositivo (Report from this device)" e "habilitar histórico de localização (enable location history)" estão marcadas;

3.location-settings-optionsNesta opção, certifique-se de habilitar o histórico de localização (Foto: Reprodução)

Passo 4. Na tela de "privacidade e contas (privacy & accounts)", verifique se o "histórico da web (web history)" está habilitado. Com essa configuração, o Google Now pode oferecer cartões baseado em buscas recentes;

 

 

Passo 5. Você pode definir ainda os cartões que quer receber. Para isso, selecione a opção "Google Now todos os cartões (Google Now All cards)" e selecione os cartões que deseja aparecer.

5.cardsSelecione seus cartões (Foto: Reprodução)

Passo 6. Na opção de "notificações (notifications)", você pode escolher quais informações devem gerar alertas na central de notificações do seu dispositivo;

6.notificationsAqui você pode escolher quais as notificações irá receber (Foto: Reprodução)

Passo 7. Na opção "minhas informações (my stuff)", pode-se definir as localizações de casa e do trabalho, time favorito (ainda não estão disponíveis times brasileiros) e ações da bolsa que você se interessa. Caso você não defina as localizações, o Google Now irá definir automaticamente com base nos seus movimentos diários;

7.my-stuffNesta opção você pode definir tudo que é de seu interesse (Foto: Reprodução)

Passo 8. Na opção "voz (voice)", você pode definir o idioma das suas buscas, bem como obter outros idiomas para o sistema de reconhecimento de voz. Esse sistema é utilizado para que você possa fazer perguntas para o Google Now sem que o áudio da sua voz seja enviado para a Internet;

8.voiceNesta opção é possível definir o idioma de suas buscas (Foto: Reprodução)

Passo 9. Agora que você já configurou o seu Google Now para coletar o máximo de informações, basta esperar que o assistente aprenda um pouco sobre você. Na figura abaixo, estão alguns cartões de exemplo do Google Now.

9.cardsExemplos de cartões do Google Now (Foto: Reprodução)

Tem dúvidas sobre o Google Now? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Felix Kochi
    2015-06-24T10:52:39  

    A minha tela do Google Now é diferente desta apresentada. Não consegui configurar. Moto G Android Lollipop 5.0

    recentes

    populares

    • Felix Kochi
      2015-06-24T10:52:39  

      Também não consegui configurar sumiu, já fiz de tudo. Motor G 2 Geração Lollipop 5.2

    recentes

    populares

    • Felix Kochi
      2015-06-24T10:52:39  

      Utilizo num iPhone e é bem legal a interação

  • Guilherme Ramos
    2013-10-22T21:39:54

    parece que é um serviço que poucos utilizam...