Utilitários

16/05/2013 16h34 - Atualizado em 16/05/2013 16h36

Como adicionar anotações em PDF no Adobe Reader

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O Adobe Reader é um dos leitores de PDF mais completos do mercado. Dentre os recursos disponíveis, está a possibilidade de adicionar anotações em documentos, conforme mostraremos nos passos abaixo. Neles, veja como adicionar, gerenciar e excluir anotações em PDFs no Adobe Reader.

Passo 1. Depois de abrir o PDF, clique em “Comentário”, no canto superior direito da janela;

Adicionando anotações a documentos em PDF (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Adicionando anotações a documentos em PDF (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na seção “Anotações”, estão listados os comandos relacionados a texto. Com eles, você pode adicionar notas, realçar palavras, sublinhar ou tachar frases. Basta pousar o cursor do mouse sobre os ícones para descobrir o que cada um faz;

Anotações de texto (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Anotações de texto (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Em “Marcações de desenho”, é possível adicionar figuras geométricas ou caixa de texto. Essas ferramentas são ideais para adicionar marcações em figuras ou documentos que não possuem texto editável;

Anotações com figuras (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Anotações com figuras (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Ao adicionar uma anotação ou marcação de desenho, uma nova entrada é adicionada a “Lista de comentários”. Por lá, é possível filtrar as anotações, realizar buscas e encontrar notas facilmente;

Pesquisando anotações (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Pesquisando anotações (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Clique uma vez sobre a nota para ser levado até a página em que a anotação foi realizada. Se a intenção for excluir uma anotação, clique com o botão direito do mouse sobre ela e clique em “Excluir”;

Excluindo uma anotação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Excluindo uma anotação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Ao fechar o documento, o Adobe Reader perguntará se você deseja salvar as alterações realizadas. Clique em “Salvar” para manter as anotações no PDF.

Salvando alterações no documento (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Salvando alterações no documento (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Dessa forma, você pode adicionar anotações ao arquivo PDF sem comprometer o documento original. Se preferir, você também poderá compartilhar documentos com anotações com outras pessoas.

Se tiver alguma dúvida sobre Adobe Reader, pergunte no Fórum TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares