Internet

29/05/2013 16h49 - Atualizado em 29/05/2013 17h06

Como configurar as novas guias do Gmail

Ricardo Fraga
por
Para o TechTudo

Para permitir que os usuários mantenham as suas contas de e-mail mais organizadas, o Google adicionou guias inteligentes ao Gmail. A novidade, que será disponibilizada nas próximas semanas, permite que os usuários que possuem muitas mensagens na Caixa de entrada consigam mantê-las mais organizadas. Para mostrar como ativar e desativar o novo recurso, bem como explicar detalhadamente cada uma das novas guias, o TechTudo preparou este tutorial.

Gmail ganha nova 'Caixa de entrada' com filtros inteligentes

Respostas automáticas no Gmail (Foto: Reprodução)O Gmail ganhou novos filtros; saiba como usá-los (Foto: Reprodução)

Passo 1. Uma vez logado no Gmail, o usuário deverá clicar na roda dentada, localizada no canto superior direito do webmail e, em seguida, selecionar a opção “Configurar caixa de entrada”;

Acessando as configurações da "Caixa de entrada" (Foto: Reprodução / Ricardo Fraga)Acessando as configurações da "Caixa de entrada"
(Foto: Reprodução / Ricardo Fraga)

 

Passo 2. Na janela que será carregada, o usuário verificará uma listagem com cinco guias, mas somente quatro que podem ser ativadas ou desativadas: “Social”, “Promoções”, “Atualizações” e “Fóruns”;

Passo 3. Ao selecionar uma ou mais guias, o serviço será ativado e elas serão listadas logo acima das mensagens da Caixa de entrada. Caso o usuário desmarque todas elas, deixando apenas a “Principal”, a Caixa de entrada voltará ao padrão, listando todas as mensagens;

Passo 4. Caso os filtros inteligentes não sejam tão inteligentes assim e acabem classificando uma ou mais mensagens incorretamente, o usuário poderá simplesmente movê-la de guia arrastando e soltando.

Conheça as novas guias do Gmail

- Social: a guia foi feita para agrupar todas as mensagens provenientes das redes sociais. Entre as mensagens que são alocadas neste filtro, estão notificações de interações enviadas por redes sociais como Google+, Twitter e Facebook.

- Promoções: esta guia reúne todo o tipo de mensagem publicitária que o usuário pode receber via e-mail. Mensagens como descontos em hoteis e passagens aéreas, ofertas de serviços online e convites para participar de redes sociais. É bem provável que o usuário acabe encontrando spam por aqui.

- Atualizações: mensagens de produtos e serviços utilizados pelo usuário serão organizadas nesta guia. Por exemplo, mensagens enviadas automaticamente aos usuários do Google Calendar sobre os seus compromissos, confirmação de reservas de hoteis, contas e extratos.

- Fóruns: nesta guia, o Gmail reunirá todas as mensagens enviadas ao usuário por meio dos mais variados tipos de grupos online, como fóruns de discussão, listas e grupos do Google Grupos.

Além das novas guias, o usuário pode marcar a opção “Incluir mensagens marcadas com estrela na guia ‘Principal’” para ter certeza que todas as mensagens marcadas sejam exibidas em um só lugar. A centralização dos e-mails importantes facilitará o acompanhamento delas pelo usuário.

Tem dúvidas sobre as novas guias do Gmail? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rhaunn Moraes
    2013-06-04T10:44:23

    Sabe quando vai sair essa atualização para Google Apps?

  • Filipe Fernandes
    2013-05-29T17:15:32

    Muito útil, finalmente.