Imagens

02/05/2013 15h02 - Atualizado em 02/05/2013 15h03

Como criar um background estilizado no Photoshop?

André Sugai
por
Para o TechTudo

Neste tutorial veremos como utilizar uma imagem para criar um background estilizado usando o Photoshop. Para tanto, usaremos diversos recursos como ferramentas, opções de distorção, modos de mesclagem e ajustes.

Resultado final do efeito. (Foto: Reprodução/André Sugai)Resultado do backgournd estilizado feito no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 1. Pressione Ctrl+O e abra uma foto no Photoshop. No caso deste tutorial usaremos a imagem abaixo, retirada do Fotolia;

Imagem aberta no Adobe Photoshop. (Foto: Reprodução/André Sugai)Imagem aberta no Adobe Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 2. Selecione a ferramenta Letreiro de Coluna Única (“Single Column Marquee Tool”) e crie uma seleção como a da foto abaixo;

Seleção criada sobre a imagem. (Foto: Reprodução/André Sugai)Seleção criada sobre a imagem com a ferramenta Letreiro de Coluna Única (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 3. Pressione Ctrl+J para duplicar a área selecionada pra uma nova camada. Dê o nome de "Coluna" para a nova camada;

Nova camada criada com a área selecionada. (Foto: Reprodução/André Sugai)Nova camada criada com a área selecionada (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 4. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa “Transformação Livre” (“Free Transform”). Distorça a imagem como na foto abaixo e pressione Enter para finalizar a transformação;

Imagem distorcida com a ferramenta de transformação livre. (Foto: Reprodução/André Sugai)Imagem distorcida com o recurso "Transformação Livre" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 5. Vá em “Camada” > “Esconder Camadas” (“Layer” > “Hide Layers”) para retirar a visibilidade da camada;

Caminho para a função hide layers. (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para a função "Esconder Camadas" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 6. Clique na camada da imagem original, selecione a ferramenta Letreiro de Linha Única (“Single Row Marquee Tool”) e crie uma seleção como a da foto abaixo;

Seleção criada sobre a camada da imagem original. (Foto: Reprodução/André Sugai)Seleção criada sobre a camada da imagem original. (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 7. Pressione Ctrl+J para duplicar a área selecionada para uma nova camada. Dê o nome de "Coluna 2" para a nova camada;

Nova camada criada com a áera selecionada. (Foto: Reprodução/André Sugai)Nova camada criada com a áera selecionada (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 8. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa “Transformação Livre” (“Free Transform”). Distorça a imagem como na foto abaixo e pressione Enter para finalizar a transformação;

Imagem distorcida com a ferramenta de transformação livre. (Foto: Reprodução/André Sugai)Imagem distorcida com a ferramenta "Transformação Livre" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 9. Clique na camada "Coluna" (que retiramos a visibilidade) e vá em “Camada” > “Mostrar Camadas” (“Layer” > “Show Layers”) para habilitar a visibilidade da camada;

Caminho para a função mostrar camadas. (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para a opção "Mostrar Camadas" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 10. Mude o modo de mesclagem da camada para “Multiplicar” (“Multiply”);

Modo de blend da layer alterado para Multiplicar. (Foto: Reprodução/André Sugai)Modo de mesclagem da camada alterado para "Multiplicar" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 11. Clique na camada da imagem e pressione Ctrl+J para duplicar a camada, deixe a cópia acima de todas as outras camadas;

Camada da imagem original duplicada e posicionada sobre as outras camadas. (Foto: Reprodução/André Sugai)Camada da imagem original duplicada e posicionada sobre as demais camadas (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 12. Pressione a letra M do teclado para selecionar a ferramenta Letreiro Elíptico (“Elliptical Marquee Tool”) e crie uma seleção como a da foto abaixo;

Seleção criada com a Eliptical Marquee Tool. (Foto: Reprodução/André Sugai)Seleção criada com a ferramenta Letreiro Elíptico (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 13. Vá em “Selecionar” > “Modificar” > “Difusão” (“Select” > “Modify” > “Feather”);

Caminho para a função Feather. (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para a função "Difusão" do Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 14. Defina os valores abaixo;

Valores utilizados. (Foto: Reprodução/André Sugai)Valores utilizados na função "Difusão" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 15. Pressione Ctrl+Shift+I para inverter a seleção;

Seleção invertida. (Foto: Reprodução/André Sugai)Seleção invertida no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 16. Pressione Delete para retirar a área selecionada da imagem;

Imagem após a parte selecionada ter sido deletada. (Foto: Reprodução/André Sugai)Imagem após a parte selecionada ter sido deletada (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 17. Pressione Ctrl+D para desabilitar a seleção, vá em “Camada” > “Nova Camada de Ajuste” > “Níveis” (“Layer” > “New Adjustment Layer” > “Levels”;

Caminho para a função Níveis. (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para a função "Níveis" do Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 18. Defina os valores abaixo e pressione "Ok" para finalizar o efeito;

Valores utilizados. (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Valores utilizados. (Foto: Reprodução/André Sugai))Valores utilizados na página "Níveis" (Foto: Reprodução/André Sugai)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares