10/05/2013 17h00 - Atualizado em 10/05/2013 17h05

Como instalar e utilizar o antivírus Sophos no Mac OS X

Hugo Carvalho
por
Para o TechTudo

O Mac OS X é uma plataforma segura devido, principalmente, ao seu sistema de permissões, de maneira que dificilmente um vírus de Windows consiga atingi-la. Mesmo assim, existem malwares desenvolvidos exclusivamente para o SO da Apple. Por isso, nunca é demais ter algumas ferramentas de proteção na máquina, como um antivírus.

Neste tutorial, o TechTudo vai ensinar a instalar e utilizar o Sophos, antivírus desenvolvido exclusivamente para a plataforma Mac OS X.  O software é muito eficiente e gratuito. Basta seguir os passos abaixo:

Passo 1. Baixe o Sophos no TechTudo Downloads;

Passo 2 . Clique duas vezes no arquivo que foi baixado, que terá o nome "savosx_80_he.10.8+.dmg";

Selecionando o pacote do Sophos (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Selecionando o pacote do Sophos (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 3. Será aberta uma pasta. Clique no arquivo "Sophos Anti-Virus Home Edition.pkg". Ele inicializará a instalação do software;

Tela com informações sobre o aplicativo (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Tela com informações sobre o aplicativo (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 4. Na instalação, será apresentada uma introdução sobre o processo de instalação do aplicativo. Clique em continuar. Serão apresentadas algumas informações sobre o programa. Clique em continuar novamente.

Espaço ocupado (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Espaço ocupado (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 5. Surgirá a "Licença de Uso". Selecione a opção "Continuar". Por fim, será exibida uma tela dizendo o quanto de espaço o Sophos irá ocupar. Clique em "Instalar". Será pedida a senha do usuário administrador. Digite-a e vá em "Instalar Software";

Concluindo a instalação (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Concluindo a instalação (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 6. Aguarde terminar o processo. Quando isto acontecer, clique em fechar;

Sophos no Launchpad (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Sophos no Launchpad (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 7. Será criado um ícone do Sophos no seu Launchpad. Para executar, basta clicar no Launchpad e, em seguida, no aplicativo;

Executando a varredura (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Executando a varredura (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 8. Na interface do programa, basta clicar em "Scan Now" para começar a varredura por vírus. Este processo pode demorar bastante;

Analisando o resultado da varredura (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Analisando o resultado da varredura (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 9. Após o término, serão exibidos os vírus detectados. No caso deste tutorial, foram detectados três. Para removê-los, basta clicar no cadeado no canto esquerdo e digitar a senha de administrador. Em seguida, selecione o vírus na lista e clique em “Clean Up Threat” ou elimine a ameaça. O arquivo será limpo e se não for possível limpar o item infectado, ele será excluído do sistema.

Pronto! Agora você já sabe como instalar e utilizar o Sophos para manter seu Mac OS X sempre protegido de vírus e malwares.

Ainda tem dúvidas sobre o Mac OS X? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiza Oliveira
    2017-09-08T14:47:53

    Alguém poderia me ajudar? Instalei o programa e fiz a desinstalação padrão do Mac, colocando todos os arquivos na lixeira. Também reiniciei o notebook e não é mais possível localizar nenhum arquivo do Sophos. No entanto, sempre que tento baixar outro anti vírus diz que o Sophos já está ativo e precisa ser desinstalado, mas não consigo, pois não aparece nada. Também tentei baixar um programa de desinstalação para Mac, mas nele tbm não aparece nada do Sophos.

  • ALEXANDRE DIANA
    2013-05-16T23:23:11

    GRATUITO?? Só se for só pra vocês né...