Internet

09/05/2013 10h45 - Atualizado em 09/05/2013 12h11

Saiba como jogar Top Eleven e aprenda a administrar seu clube virtual

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Top Eleven é um game no qual o jogador atua como treinador e gestor de um clube de futebol. No jogo é possível não só escalar o time e criar táticas, como também assinar contratos de patrocínio, negociar jogadores e muito mais. Veja algumas dicas básicas e dê seus primeiros passos como técnico.

Baixe o game Top Eleven

Top Eleven tem a assinatura de José Mourinho (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Top Eleven tem a assinatura de José Mourinho (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 1 – O primeiro passo é criar o seu clube. Assim que fizer o login no game você poderá inserir detalhes, como nome, escudo e uniforme do time. Há algumas opções personalizáveis, porém mais adiante você poderá adquirir conteúdo extra para deixar o visual da equipe com a sua cara.

Primeiro passo é criar o seu time (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Primeiro passo é criar o seu time (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 2 – Você passará por um pequeno tutorial de edição de escudos e uniformes, com dicas de um assistente que é representado por José Mourinho, técnico do Real Madrid. Mude tudo que quiser, tanto no símbolo como na camisa do time para avançar para o próximo passo.

Siga as dicas de Mourinho e personalize o seu time (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Siga as dicas de Mourinho e personalize o seu time (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 3 – Note que há uma barra de ferramentas na parte inferior da janela. É através dele que você poderá acessar as principais opções do jogo. O primeiro ícone é o de mensagens, que exibe comunicados diversos que podem ser divididos por tipo, como “clube”, “competições”, “transferências” e “amigos”. Basta só tocar na categoria e depois na mensagem para ler o que foi enviado para você.

Mensagens podem exibir comunicados do game ou dos amigos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Mensagens podem exibir comunicados do game ou dos amigos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 4 – O segundo ícone é provavelmente o mais importante do jogo: a tela onde você  organiza o seu time. Nesta seção você tem uma tela bem tradicional dos games do tipo manager, com um campo de futebol e a disposição tática do time.

Para substituir jogadores basta arrastá-los do banco para o campo. Para mudar a formação clique em 'táticas' e selecione uma das opções. No menu 'ordens' você edita as preferências por estilo de jogo. Há ainda opções de substituições automáticas, batedores de bolas paradas e capitães.

Janela de escalação tem muitas opções de edição (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Janela de escalação tem muitas opções de edição (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 5 – A tela seguinte é a de treinamentos, fundamental para que os seus jogadores evoluam. Do lado direito você escolhe o tipo de treino (alongamento, aeróbico ou o jogo treino). Cada um tem uma recompensa exibida ao passar o mouse sobre o nome. Para alterar a intensidade do treino (que também interfere na quantidade de recompensas), clique em 'Determinar a intensidade'. Durante o tempo do treino o time vai ganhando pontos, exibidos ao lado de cada jogador que se destacar na atividade. Você pode ou clicar nele para adicionar este ponto para aquele atleta ou clicar em “atribuir automaticamente” para permitir que o jogo coloque o ponto em qualquer atributo de qualquer jogador.

Treinar é fundamental para evoluir o time (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Treinar é fundamental para evoluir o time (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 6 – A próxima opção é uma das mais simples, o seu calendário, em que são exibidos todos os jogos que seu time tem agendados. O jogo marca automaticamente partidas de campeonatos contra equipes de outros usuários e você também pode marcar amistosos contra os seus amigos, clicando em 'Marcar amistoso'.

Você pode jogar com seus amigos na aba calendário (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Você pode jogar com seus amigos na aba calendário (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 7 – No ícone seguinte, competições, você vê as tabelas dos campeonatos que seu time vai disputar na temporada – que começam sempre no terceiro dia da temporada. As temporadas têm normalmente 28 dias e os torneios são disputados ao longo do período. Você pode tanto deixar os jogos rolarem como também acompanhá-los ao vivo.

Top Eleven tem jogos programados para seu time (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Top Eleven tem jogos programados para seu time (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 8 – Esta é a tela de jogo. Na parte superior, é exibido o placar. Logo abaixo, um tipo de lance a lance, que lembra os principais jogos deste estilo, como Elifoot e FM. Na parte central ficam as estatísticas, enquanto dos lados direito e esquerdo ficam as escalações dos times. Clique em 'Dar ordens' para editar configurações da sua equipe.

Esta é a tela de jogo do Top Eleven (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Esta é a tela de jogo do Top Eleven (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 9 – Para seu time ficar ainda melhor, é possível contratar jogadores através de leilões – função disponível na aba de transferências, cujo ícone tem duas setas, uma verde e uma vermelha. Veja o jogador que você quer (há um campo de busca personalizada no lado esquerdo), clique nele e faça seu lance. Espere todo o tempo do leilão e veja se alguém vai superar sua oferta. Caso isso aconteça você pode dar outro lance. Cada oferta custa 1 Token (moeda virtual que você pode ganhar por cada ação ou então comprar usando dinheiro de verdade).

Esta é a tela de leilão do Top Eleven (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Esta é a tela de leilão do Top Eleven (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 10 – O ícone seguinte, com notas de dinheiro, simboliza o gerenciamento de todas as finanças do clube: 'Direitos Televisivos', 'Patrocínio' e 'Ingressos e Bônus'. Aqui você tem a opção de customizar o lucro que vai receber de cada uma dessas fontes.

Sistema de patrocínios é uma das fontes de renda do clube (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Sistema de patrocínios é uma das fontes de renda do clube (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 11 – Este não é um investimento necessário logo que você começa a jogar, mas no futuro, com o crescimento de seu time, expandir o estádio é uma excelente opção – afinal, permite mais torcedores virtuais e, assim, maior arrecadação. Construir o estádio é simples, basta clicar em 'Construa' e escolher o tipo de campo que deseja.

Construção de estádios é bem simples (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Construção de estádios é bem simples (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 12 – No ícone seguinte, clube, você tem acesso às opções de personalização lá do primeiro passo. Depois, em recompensas, você vê os troféus que já ganhou, indicações – de como ganhar bônus, seu histórico nas competições e as bandeiras que você acumula.

Suas conquistas são exibidas nesta aba do jogo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Suas conquistas são exibidas nesta aba do jogo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 13 – O último ícone do menu é um carrinho. Ele indica a loja, onde você pode fazer diversas compras relacionadas ao jogo, como escudos, uniformes e até um pouco de dinheiro. Para adquirir tokens, clique lá na barra superior em 'Comprar Tokens' ou 'Ganhar Tokens'. Na primeira opção você usa dinheiro de verdade para comprar e na segunda tem algumas ações que lhe rendem tokens de graça, como instalar apps ou até realizar compras em empresas parceiras do game.

Compras de diversos conteúdos podem ser feitas na loja (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Compras de diversos conteúdos podem ser feitas na loja (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 14 – Pronto! Você agora aprendeu os comandos básicos do Top Eleven e o seu início de carreira como um gestor de clube no game ficará mais fácil. Caso o game lhe agrade, quem sabe você até não investe dinheiro de verdade para evoluir um pouco mais rápido e fazer seu time crescer na competição.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Reis
    2017-09-18T17:50:58

    Queria mudar a cidade, já que não sou de Brasilia DF sou de Minas Belo Horizonte, como proceder?

  • Marko Pedriali
    2013-10-29T13:27:34

    duvida: eu jogo pelo celular e nao me conecto pelo facebook. tem como eu editar meu time de outra forma sem ser pelo celuar?