Fabricantes

02/05/2013 16h39 - Atualizado em 02/05/2013 16h40

Como restaurar o sistema em um computador Acer

Ramon Cardoso
por
Para o TechTudo

Quando o computador tem algum problema, formatá-lo nem sempre é a melhor opção. Em alguns casos, restaurar o sistema pode ser uma solução bem mais simples, principalmente quando o computador já vem com um assistente pra essa tarefa, como é o caso do Acer eRecovery Management. O TechTudo ensina neste tutorial a usar o aplicativo para recuperar a sua máquina. Basta seguir os passos abaixo.

Passo 1. Clique no menu iniciar, abra a pasta “Acer” e escolha o utilitário "Acer eRecovery Management".

Localize e execute o utilitário de recuperação Acer no menu iniciar (Foto: Reprodução/ Ramon Cardoso)Localize e execute o utilitário de recuperação Acer no menu iniciar (Foto: Reprodução/ Ramon Cardoso)

Passo 2. Antes da restauração, é importante criar um backup do sistema. Para isso, você pode utilizar o próprio assistente da Acer, um dispositivo de armazenamento externo, ou fazer o backup do sistema pelo Windows;

Opções de backup no próprio utilitário de recuperação da Acer (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)Opções de backup no próprio utilitário de recuperação da Acer (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Passo 3. Considerando que o backup já foi feito, vamos à restauração. Na tela principal, clique em “Restaurar”, no lado esquerdo;

Passo 4. Na tela seguinte, escolha entre os três tipos de restauração disponíveis. Em "Restaura o Sistema Operativo para as Predefinições de Fábrica", a operação é realizada a partir de uma partição de recuperação no disco rígido, e todos os dados são apagados. Já "Restaurar o sistema operativo e Manter Dados de Utilizador" restaura o sistema com as configurações de fábrica, copiando os arquivos para uma pasta de Backup na unidade C. Finalmente, em "Reinstalar Controladores e aplicações", o programa reinstala drivers e softwares originais do computador;

Escolha uma das opções de restauração (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)Escolha uma das opções de restauração (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Passo 5. Após escolher o tipo de restauração, uma janela de confirmação será exibida. Marque a “Sim” e clique em “Iniciar”;

Confirme o início da restauração do sistema (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)Confirme o início da restauração do sistema (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Passo 6. Caso tenha escolhido a opção de reinstalar os drivers e softwares, uma nova janela será exibida. Nela, selecione a aba “Conteúdo” e escolha os itens que deseja reinstalar.

Lista de drivers do sistema para serem reinstalados (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)Lista de drivers do sistema para serem reinstalados (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Pronto! Agora é só aguardar o término do processo. Durante a restauração, o computador será reiniciado e alguns drivers podem parar de responder momentaneamente. Caso o sistema não inicie, pressione Alt+F10 ou F10 (laptops) na tela de boot para iniciar a restauração.

Ainda tem dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ailton Júnior
    2015-12-20T14:29:01

    Meu Notebook nem travou. Demora séculos pra abrir na Área de Trabalho, e quando abre, fica travado, não entra em nenhum lugar, nem mesmo CD roda. Não teria algum botão de Reset no Aspire ES1-411?

  • Genison Soares
    2013-10-15T09:10:24

    Valeu pelo Post, na documentação do fabricante e no Input do NOT, não aparece a informação, nisto a ACER ficou devendo.....

  • Francisco Linard
    2013-05-04T19:35:22

    ((((((formartar)))))