Internet

17/05/2013 11h17 - Atualizado em 17/05/2013 11h18

Como utilizar as novas ferramentas de fotos do Google+

Gisele Goes
por
Para o TechTudo

O Google apresentou nessa última quarta-feira (15) algumas novidades na área de fotos da sua rede social Google+. O TechTudo mostra como utilizar essas novas ferramentas que vão agradar quem precisa fazer retoques nas fotos publicadas no site da companhia.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Backup

O Backup se trata, basicamente, da possibilidade de concentrar todas as imagens postadas na rede social em um lugar só de fácil acesso. O tamanho gratuito para backup passou para 15GB, mas alguns usuários ainda não receberam a atualização dos 10 GB a mais. Para ter acesso ao Backup:

1 – Selecionar a opção “Fotografias” no Menu lateral do Google+.

Opção Fotos no Menu da página inicial do Google+. (Foto: Gisele Góes)Opção Fotografias no Menu da página inicial do Google+ (Foto: Reprodução/Gisele Góes)

2 – Na opção de “Mais", escolher “Cópia de segurança automática".

Opção de "Auto Backup" em "More" no menu do Google+. (Foto: Gisele Góes)Opção de "Auto Backup" em "Mais" no menu do Google+ (Foto: Reprodução/Gisele Góes)

3 – O usuário poderá visualizar todas as fotos e vídeos que foram postadas na rede social.

Todas as fotos inseridas pelos usuários estarão disponíveis na área de Backup. (Foto: Gisele Góes)Todas as fotos inseridas pelos usuários estarão disponíveis na área de Backup (Foto: Reprodução/Gisele Góes)

Lembrando que para a utilização da função de Backup os usuários devem ativar o Instant Upload no Google+ pelo celular (iOS ou Android).

Highlights

A função "Destaques" ou "Highlights" faz uma análise completa de todas as imagens já postadas pelo usuário na rede social e ajuda selecionar as melhores fotos para compartilhamento. As imagens escolhidas ganham destaque no álbum. A barra de highlights é visível apenas para o usuário e mostra uma seleção de imagens postadas no Google+ por data.

Para acessar a barra de tabs:

1 – Selecionar a opção “Fotografias” no Menu do Google+.

Opção Fotos no Menu da página inicial do Google+. (Foto: Gisele Góes)Opção Fotos no Menu da página inicial do Google+ (Foto: Reprodução/Gisele Góes)

2 – Selecionar a opções de Álbuns na barra de opções.

Escolher a opção de Album na barra de opções do G+. (Foto: Gisele Góes)Escolher a opção de Album na barra de opções do G+ (Foto: Reprodução/Gisele Góes)

3 – Escolher e compartilhar o álbum que o usuário deseja aplicar ao recurso de Highlight.

Após escolher e selecionar o álbum desejado, o usuário precisa compartilhá-lo. (Foto: Gisele Góes)Após escolher e selecionar o álbum desejado, o usuário precisa compartilhá-lo. (Foto: Reprodução/Gisele Góes)

4 – Inserir informações para compartilhamento, escolher círculos que poderão visualizar o conteúdo e outros dados adicionais.

Ajustar informações de privacidade e compartilhamento. (Foto: Gisele Góes)Ajustar informações de privacidade e compartilhamento. (Foto: Reprodução/Gisele Góes)

5 – Após compartilhar, o usuário será direcionado novamente para a página de Álbum. Agora é preciso selecionar a opção “Highlights” no menu do Google+.

Selecionar opção Highlights no Menu de Fotos do G+. (Foto: Gisele Góes)Selecionar opção Highlights no Menu de Fotos do G+. (Foto: Reprodução/Gisele Góes)

6 – O usuário será levado para a página de Highlights com as sugestões de melhores fotos para compartilhamento.

Página de Highlights mostra as melhores imagens do album para compartilhamento. (Foto: Gisele Góes)Página de Highlights mostra as melhores imagens do album para compartilhamento. (Foto: Reprodução/Gisele Góes)

7 – Quem desejar excluir algum álbum do recurso de "Destaques" ou Highlights só precisa selecionar a opção de “Hide from highlights” no Menu ao lado da opção "Compartilhar".

Opção de excluir algum da opção de Highlights. (Foto: Gisele Góes)Opção de excluir algum da opção de Highlights (Foto: Reprodução/Gisele Góes)

 Enhance

O "Enhance" ou "Melhoria Automática" é um ajuste automático nas fotos. O novo recurso realiza pequenas melhorias em alguns aspectos como cor, brilho, contraste, nitidez, entre outros.

Para realizar o ajuste automático nas suas fotos:

1 – Selecione a foto desejada;

A foto selecionada será aberta. (Foto: Gisele Góes)A foto selecionada será aberta (Foto: Reprodução/Gisele Góes)

2 – Ao selecionar a opção “Mais”, será possível visualizar outras funções. Para utilizar o Enhance, basta escolher “Melhoria Automática”.

Selecionar a opção "Auto Enhance" no Menu da foto. (Foto: Gisele Góes)Selecionar a opção "Melhoria automática" no Menu da foto (Foto: Reprodução/Gisele Góes)

3 – Pronto! Em alguns minutos o Google+ fará pequenos ajustes para melhorar a qualidade da foto. Lembrando que nem sempre esses ajustes são perceptíveis. A ideia não é modificar drasticamente nenhum fator da imagem nem aplicar algum efeito em especial.

4 – Para realizar ajustes e edições manuais, basta selecionar a opção “Editar” no Menu da propria foto.

Em "Edit" os usuários podem realizar ajustes manuais de exposição, cor, nitidez, etc. (Foto: Gisele Góes)Em "Editar" os usuários podem realizar ajustes manuais de exposição, cor, nitidez, etc (Foto: Reprodução/Gisele Góes)

Os usuários que desejarem desfazer o Enhance, podem desmarcar a opção no mesmo lugar.

Auto Awesome

O Auto Awesome é uma tecnologia que reconhece fotos tiradas em sequência e cria, automaticamente, GIFs animados. Ao detectar as fotos compatíveis com o modo Auto Awesome "Sensacional automático" (pelo menos 5 imagens sequências), um ícone aparecerá no canto da tela.

Ferramenta "Sensacional automático" gria GIF com 5 fotos sequências publicadas no Google+ (Foto: Reprodução/Alexis Coram/Google+)Ferramenta "Sensacional automático" gria GIF com 5 fotos sequências publicadas no Google+ (Foto: Reprodução/Alexis Coram/Google+)

Tem alguma dúvida sobre o Google+? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Everton Sr
    2013-05-17T21:23:26

    Google inovando mais e mais com seu Plus, disponibilizando de imediato pro mundo todo. Enquanto isso o facebook continua na mesmice com vídeos e fotos de tragédia e mortes explícitas sendo compartilhadas e o usuário sendo bloqueado por querer fazer amizades por lá.