Editores

11/06/2013 08h35 - Atualizado em 11/06/2013 08h35

Aprenda a mudar tamanho e resolução da imagem no Gimp

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Uma das tarefas essenciais para quem mexe em editores, como o  Gimp, é alterar tamanho e resolução de uma imagem. Neste tutorial, ensinamos não só a realizar o procedimento, mas também explicamos a finalidade de cada campo da janela “Redimensionar Imagem”. Veja as dicas e coloque sua foto com a qualidade que você quiser.

Passo 1. Ao abrir o editor, dê um Ctrl+O para localizar a imagem. Selecione-a e clique em “Abrir”;

Passo 2. Abra o menu “Imagem” e escolha “Redimensionar Imagem”;

Caminho para redimensionar imagem (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Caminho para redimensionar imagem (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Na janela que será aberta, defina as dimensões de largura e altura nos campos correspondentes. Lembre-se de dar um clique no ícone de corrente, localizado ao lado dos campos, para manter a proporção (caso contrário, a imagem será deformada). À direita da corrente encontram-se as opções de unidades de medida. O padrão é o pixel, mas você pode alterar para qualquer outro (milímetro, centímetro, polegada etc).

Destaque para os campos largura e altura, onde a foto é redimensionada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para os campos largura e altura, onde a foto é redimensionada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Nos campos resolução, você poderá definir a qualidade de impressão da sua foto. A configuração mais comum é 300 dpi (pontos por polegada), que é a selecionada no exemplo abaixo. Mas, assim como nas dimensões, é possível alterar a unidade de medida e escolher pontos por centímetro, por milímetro etc.

Destaque para o campo resolução (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para o campo resolução (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. O último campo dessa janela é o “Interpolação”, que diz respeito ao método de adição ou redução de pixels quando você altera a resolução. Há quatro formas de o Gimp fazer esta alteração: selecionando “Nenhum”, os pixels são apenas ampliados ou retirados, como quando você dá um zoom na imagem – o processo é o mais rápido, porém com menor qualidade; em “Bi-linear”, são adicionados pixels a cada duas linhas, fazendo com que este método seja bom e relativamente rápido; a interpolação “Cúbica” é o que proporciona a melhor qualidade, mas em contrapartida é mais lento; disponível a partid do Gimp 2.4, o “Sinc (Lanczos 3)” dá menos desfocagem nas imagens que sofrem grandes redimensionamentos.

Campo Interpolação, onde se escolhe o método de alteração da resolução (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Campo Interpolação, onde se escolhe o método de alteração da resolução (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Ao terminar de configurar a janela, clique em “Redimensionar” e salve seu projeto.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gustavo Moreira
    2017-12-19T15:02:00

    Eu preciso que a imagem tenha exatamente 300 DPI, mas quando coloco fica 299,999. Como posso resolver isso?

  • Gabriel Stuchi
    2015-06-21T09:06:30  

    Alguma idéia de qual seria uma boa resolução pra utilizar ?

    recentes

    populares

    • Gabriel Stuchi
      2015-06-21T09:06:30  

      Se for para uma revista científica, no mínimo 300 dpi se for apenas foto ou ilustração sem muitas linhas, tipo um desenho de uma foto. Se for um desenho com muitas linhas ou um gráfico, há revistas que pedem 500, 600 ou até 1000 dpi. Abs

  • Ricardo Benedito
    2017-11-13T10:23:23

    Prezada Raquel. Sua contribuição é de inestimável valor. Para nós pesquisadores é um terror ter que tratar imagens antes de submeter um artigo. As revistas pedem, no mínimo, 300 dpi de resolução nos gráficos, mas o Excel produz as figuras com muito menos resolução. Às vezes é solicitado até 1000 dpi. Com sua dica, basta copiar o gráfico no Excel, importar no Gimp a partir da área de transferência, ajustar o tamanho da imagem e salvar em um dos formatos que a revista pede (geralmente .tiff, .eps ou .jpeg). Sensacional!

  • João Vítor
    2017-07-19T21:17:15

    vlw, ajudo mesmo

  • David Silva
    2017-03-28T20:26:52

    Ótimo passo a passo, resolveu o meu problema.