Comprou um Kindle? Aprenda a configurar o e-reader da Amazon

Aprenda como deixar o seu leitor digital pronto para o uso, além de sincronizá-lo com outros dispositivos e criar senhas de bloqueio.


Para o TechTudo

Comprou um Kindle novinho, mas ainda não sabe como configurar o aparelho? Com apenas alguns passos é possível deixar o e-reader pronto para que você comece a ler os seus livros digitais. Para te ajudar, o TechTudo montou esse tutorial com tudo o que você precisa para configurar seu novo Kindle.

Kindle Paperwhite permite ler no escuro (Foto: Divulgação)

Para esse passo a passo foi utilizado o Kindle PaperWhite Wi-Fi, versão touchscreen e com sistema de iluminação que permite ler no escuro ou em ambientes de luz intensa.

Passo 1. Após ligar o Kindle, a primeira tela mostrará as opções de idioma do sistema. Basta selecionar "Português (Brasil)" e, após, confirmar. Aguarde a barra da tela seguinte carregar.

Assim que é ligado, o Kindle pede para escolher o idioma do sistema (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto)

Passo 2. Se você ligou o Kindle pela primeira vez, irá aparecer a opção de configurar uma rede sem fio para que todos os serviços funcionem corretamente. Selecione "Conectar-se a uma rede Wi-Fi".

Passo 3. Selecione a rede de suapreferência e coloque a senha. Caso esta não apareça na lista, selecione "Verificar novamente".

Para configurar a conexão, basta selecionar a rede e escolher a senha (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto)

Passo 4. Com o Kindle conectado a Internet, é necessário registrá-lo na Amazon para ter acesso aos e-books comprados online. Caso você já tenha uma conta na Amazon, seja ela ‘.com’ ou ‘com.br’, selecione "Use uma conta da Amazon existente".

Passo 5. Coloque o e-mail cadastrado e a senha. Em seguida, selecione "Registre".

Para utilizar os serviços da Amazon para o Kindle, é necessário registrá-lo (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto)

Atenção! Caso não possua uma conta na Amazon, selecione "Criar uma nova conta" e siga os passos de cadastro, escolhendo a região e preenchendo os dados nas telas que aparecem.

Para criar uma nova conta, escolha a região e preencha os campos de cadastro (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto)

- Configurar uma senha de bloqueio

Para manter a privacidade do seu Kindle, é possível configurar uma senha numérica de bloqueio. Basta seguir os passos a seguir:

Passo 1. Na página inicial do Kindle, selecione o menu de configurações na parte superior direita e vá na opção "Configurações". Entre as opções de configurações, selecione "Opções do dispositivo".

O menu de configurações é acessível pelo ícone na parte superior direita (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto)

Passo 2. Na tela seguinte, selecione a opção "Código de acesso do dispositivo" e escolha uma sequencia numérica de até 12 digitos para proteger seu Kindle. Repita o código nos dois campos e selecione "OK" para confirmar a senha.

É possível colocar uma sequência de até 12 números para proteger seu Kindle (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto)

- Definir o dicionário em Português

Assim que você registra um Kindle, ele é automaticamente acompanhado de alguns dicionários para facilitar o entendimento das palavras em diversas línguas. Nos passos a seguir vamos mostrar como configurar o dicionário em Português para o Kindle.

Passo 1. No mesmo menu de "Opções do dispositivo", onde configuramos a senha de proteção do Kindle, selecione a opção "Idioma e dicionários".

Passo 2. Na tela seguinte, além de poder alterar o idioma do Kindle, é possível editar também o teclado e definir o dicionário para cada idioma nos livros que você estiver lendo. Selecione "Dicionários".

Existe um menu para configurar todas as opções de idiomas e dicionários no Kindle (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto)

Passo 3. Nesse caso, temos o Kindle sem nenhum dicionário no dispositivo, apenas na nuvem. Selecionando a opção que aparece na tela, você será redirecionado para a nuvem. Navegue por ela até encontrar a coleção com "Dicionários" e a selecione.

Encontre, na nuvem, a coleção com os dicionários disponíveis para o seu Kindle (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto)

Passo 4. Ao selecioná-la, irão aparecer todos os dicionários disponíveis para serem baixados no seu dispositivo. Para o idioma português, o Kindle utiliza o “Dicionário Priberam da Língua Portuguesa”. Basta selecioná-lo que seu download inicia. Ao término, retornando à tela de configuração de dicionários (Passo 3), será possível ver que, para português, o dicionário já está definido.

Dentre os dicionários, escolha o 'Priberam' para utilizar com livros em Português (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto)

- Backup de anotações

O Kindle está disponível não só como dispositivo, mas também na forma de aplicativo para várias plataformas mobile ou desktop. Por causa disso, é possível sincronizar suas anotações para que elas sejam visualizadas em qualquer lugar onde acessar seus livros ou documentos. Para garantir isso, faça o seguinte:

Passo 1. No menu de configurações, selecione "Opções de leitura".

Para ver suas anotações em qualquer lugar, é só ativar o 'Backup de anotações' (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto)

Passo 2. Garanta que a opção "Backup de anotações" está com o status "Ligado".

Pronto! Agora que seu Kindle já está com todas as configurações básicas realizadas, é só curtir as leituras. Caso tenha alguma outra dúvida, faça uma pergunta no Fórum do TechTudo!