Fabricantes

04/06/2013 06h00 - Atualizado em 04/06/2013 06h00

Como escolher o cooler ideal para o seu gabinete e processador

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

Com processadores mais potentes e clocks cada vez mais elevados, é natural que os coolers exerçam uma função bastante importante em um computador. Além de proteger a peça mais cara do seu PC, ele força a circulação de ar no gabinete e garante o bom funcionamento dos demais componentes.

Cooler (Foto: Reprodução/Cooler Master) (Foto: Cooler (Foto: Reprodução/Cooler Master))Cooler (Foto: Reprodução/Cooler Master)

Investir um pouco mais em um cooler adequado e de qualidade é tão importante quanto escolher uma placa de vídeo ou o próprio processador. Pensado nisso, o TechTudo preparou um artigo especial com algumas dicas básicas para escolha de um cooler e sobre o posicionamento no gabinete.

Antes de comprar um cooler, você precisa se atentar a alguns detalhes, como o tamanho e espessura. O cooler do processador está limitado pelas dimensões do dissipador e espaço disponível na placa-mãe. Já o gabinete pode comportar coolers de diversos tamanhos. Sempre que puder, opte por um cooler maior. Mas o tamanho não é a principal característica que deve ser observada.

Especificações técnicas de um cooler (Foto: Reprodução/Cooler Master)Especificações técnicas de um cooler (Foto: Reprodução/Cooler Master)

Ao olhar as especificações técnicas de um cooler, você vai se deparar com unidades como CFM, dBA, velocidade (RPM), dentre outras. Em geral, o melhor cooler é aquele com maior CFM e menor dBA, ou seja, que possui maior capacidade de deslocar o ar e produz menos ruído.

Entenda o que são coolers e fans

Alguns gabinetes possuem suporte a um número considerável de coolers, mas adianta encher o computador deles. Cada gabinete segue um modelo de circulação de ar que deve ser respeitado. Ao colocar um cooler no lugar errado você pode piorar a circulação e mais esquentar do que esfriar.

Circulação de ar no gabinete (Foto: Reprodução)Circulação de ar no gabinete (Foto: Reprodução)

A maioria dos gabinetes são feitos para que o ar possa fluir da frente e dos lados para o fundo e para cima. Portanto, coolers sugando o ar frio pelas laterais e frente e outros puxando o ar quente de dentro para fora na parte de trás e superior do gabinete, em geral, são suficientes para mantê-lo refrigerado.

E para o processador?

No caso do processador, o cooler escolhido deve manter a temperatura sempre abaixo dos 70ºC. Em geral, o cooler que acompanha o processador é suficiente para dissipar o calor gerado. No entanto, se você pretende fazer overclock o/ou rodar programas pesados, é quase que obrigatório investir em um bom cooler.

Verificando temperatura da CPU na BIOS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Verificando temperatura da CPU na BIOS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

A forma mais fácil de saber se o cooler instalado é o ideal para o seu processador é acessando a BIOS e verificando a temperatura da CPU. Também existem programas que monitoram a temperatura do processador. Lembre-se de fazer os testes em um dia de muito calor e rodando programas pesados para garantir as piores situações. Quanto menor a temperatura, melhor.

Outro ponto importante é quanto a manutenção. O cooler, por natureza, acumula muita poeira e, como qualquer produto, possui vida útil limitada e sofre desgaste com o tempo. Por isso, faça uma limpeza com frequência no interior do gabinete, em especial nos coolers, e caso perceba que algum deles não está funcionando como deveria, substitua o quanto antes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leandro Macedo
    2015-11-12T10:39:25  

    Muito bom. porem queria saber referente a meu gabinete não tem local certo para colocar mais um cooler, já tem o normal do processador já tem o da lateral da bandeja porem queria colocar mais um ao lado da bandeja... poderia furar a tampa da lateria do gabinete para fazer tal arte e adaptar mais um cooler ?

    recentes

    populares

    • Leandro Macedo
      2015-11-12T10:39:25  

      queria uma ajuda referente a minha pergunta

    recentes

    populares

    • Leandro Macedo
      2015-11-12T10:39:25  

      sim amigo

  • Gabriel Tavares
    2013-07-26T09:17:39

    Concordo. Alguns pontos que eu acho importante: 1 - Prefiro coolers maiores. Coolers maiores significam uma maior vazão de ar com rotações mais baixas (o que reduz o barulho - dbm); 2 - Use filtros de poeira, do tipo externo, que possam ser retirados sem abrir o gabinete. Isso reduz em muito o acúmulo de poeira; 3 - Faça a limpeza periodicamente. Sugiro de 6 em 6 meses para gabinetes que ficam no chão, e anualmente para gabinetes que ficam na mesa; 4 - Trabalhar em temperaturas baixas (50% da máxima de projeto ou inferior) aumenta significativamente a vida útil dos componentes do PC.

  • Juliano Santos
    2013-06-04T11:02:00

    boa dica