Jogos de estratégia

27/06/2013 08h00 - Atualizado em 27/06/2013 08h00

Como jogar Ingress, o game para Android que utiliza elementos do mundo real

Marcell Santos
por
Para o TechTudo

Ingress é um jogo para Android que mistura características de MMO (Massive Multiplayer Online), RPG e interação com o ambiente através de realidade aumentada. Confira nossas dicas para iniciar e jogar este game diferente.

Ingress é um misto de MMORPG com realidade aumentada (Foto: Divulgação)Ingress é um misto de MMORPG com realidade aumentada (Foto: Divulgação)

Pré-Requisitos

Os pré-requisitos para jogar Ingress são:

- Possuir um dispositivo Android
- Conexão com a Internet, câmera e GPS (para interação com o ambiente e com outros jogadores)
- Conhecimentos intermediários da língua inglesa para entendimento dos objetivos das missões e integração com o jogo
- Muita disposição para sair por aí interagindo com elementos do mundo real e com milhares de pessoas que fazem parte deste universo

Download e instalação

Faça o download do jogo para seu smartphone antes de mais nada. É necessário possuir um código de ativação para iniciar o jogo. Para conseguir este código, você deverá acessar o site oficial do game e, clicando na opção REQUEST AN INVITE, você será redirecionado para sua conta de e-mail do gmail. Acesse sua conta e, na tela seguinte, clique na opção Allow (permitir), para liberar o acesso do aplicativo. A seguir você receberá uma mensagem (imagem abaixo), informando que o código de ativação será enviado para seu e-mail assim que possível.

Solicite o código de ativação de Ingress no site oficial do app (Foto: Divulgação)Solicite o código de ativação de Ingress no site oficial do app (Foto: Divulgação)

Assim que sua solicitação for aprovada, você receberá um e-mail, similar ao da imagem abaixo, contendo o código de ativação (destacado em vermelho) que deverá ser usado para entrar no game. Ao inserir o código e iniciar o jogo, você será conduzido por um breve tutorial em inglês que lhe dará algumas coordenadas iniciais e objetivos do jogo.

Cadastro do jogo Ingress (Foto: Divulgação)Cadastro do jogo Ingress (Foto: Divulgação)

O enredo do jogo

A história do jogo conta que uma misteriosa energia, invisível a olho nu e sem confirmação de sua origem e seu propósito, foi descoberta por cientistas europeus. Essa energia é repleta de mistérios, que devem ser desvendados pelos jogadores.

Há quem diga ainda que a Niantic Labs Corporation, uma empresa estatal que atua no setor tecnológico dos Estados Unidos, e em todo o mundo, guarda segredos que nunca foram revelados. No desenrolar dessa história, a Niantic controla essa energia, chamada Exotic Matter (XM), que poderia estar influenciando a forma como todos os habitantes do planeta Terra pensam. Arquivos secretos indicam que a empresa poderia estar controlando tal energia com o uso de uma inteligencia artificial, adaptada para smartphones.

A energia XM está em toda parte no universo de Ingress (Foto: Divulgação) (Foto: A energia XM está em toda parte no universo de Ingress (Foto: Divulgação))A energia XM está em toda parte no universo de Ingress (Foto: Divulgação)

Com base nesta energia misteriosa, os jogadores podem escolher o lado dos Enlightened (Os Iluminados), que procuram aceitar a energia e usá-la da melhor forma possível, ou o lado da The Resistance (A resistência), que lutam para defender e proteger o que resta de nossa humanidade da influência da XM.

Objetivos e missões

O objetivo principal é se aliar a uma das forças (Enlightened ou The Resistance) e sair por aí coletando esta energia e concluindo missões, que incluem aquisições de objetos e tecnologias que irão auxiliá-lo na conquista de territórios. Muitas vezes o jogador deverá ir fisicamente até certo ponto da cidade para poder cumprir uma missão. Para facilitar o trabalho, pode-se operar em equipe, juntando esforços com os outros jogadores em prol da causa dos Iluminados ou da Resistência.

Ingress tem interação através de realidade aumentada (Foto: Divulgação) (Foto: Ingress tem interação através de realidade aumentada (Foto: Divulgação))Ingress tem interação através de realidade aumentada (Foto: Divulgação)

Alguns elementos do jogo

- Portais

Os portais devem ser capturados para gerar pontos e itens para sua equipe, cujos membros ganharão experiência para evoluir no jogo. Cada cor de portal define um estado diferente.

Cor Estado
Cinza Portal que acabou de ser aprovado pelo Google (Niantic) via foto encaminhada por algum Beta Tester. Ou portal que descarregou (XM) com o tempo.
Verde Portal cinza que foi conquistado pelos Iluminados (Enlightenment). Além de ganhar elementos, você ganha pontos (AP) para evoluir de nível. Os portais são carregados com energia (XM), através dos seus ressonadores.
Azul Portal cinza que foi conquistado pela resistência. Você deve hackear sempre para conseguir elementos (Chave, Ataque, Escudo, Ressonador ou Mídia).

- Portal Key (chaves dos portais)

As chaves permitem que você crie um link até outro portal. Porém, só com a chave dos dois portais, você consegue criar links entre eles. Elas também permitem que você recerregue os ressonadores (Ressonators) remotamente, desde que você tenha energia XM suficiente. Você precisará hackear um portal várias vezes para conseguir a sua chave.

- Portal Shield (escudo)

Campo de proteção do portal, também chamado de escudo. Ajuda a proteger o portal de ataques inimigos. Cria uma redoma em volta do portal que fica carregando de forma intermitente. Podem ser dos tipos: very rare (muito raro), rare (raro) e common (comum). São obtidos através da opção de “hacking” nos portais.

- Ressonator

Oito ressonadores compõem um portal e devem ser instalados através da função upgrade (o portal cinza não tem ressonadores). Você pode instalar primariamente ressonadores de qualquer nível, obedecendo a regra dos níveis. Depois de instalados os ressonadores, se achar necessário, você pode aumentar o nível deles através da opção upgrade. Para isso você deve ter ressonadores com você, obtidos através de “hacking” nos outros portais.



- XMP Burster

São armas de ataque de energia aos portais. Recomenda-se que você se posicione no centro do portal, para que o ataque atinja todos os ressonadores ao mesmo tempo. Os ataques são classificados com níveis de 1 a 8, sendo 8 o mais forte. Consulte a opção “OPS” (Operations) e veja quantos ataques você tem disponíveis e os seus respectivos níveis.

Visão geral do mapa do jogo

Visão geral da tela principal de Ingress (Foto: Divulgação) (Foto: Visão geral da tela principal de Ingress (Foto: Divulgação))Mapa de Ingress (Foto: Divulgação)

1 - Action Points (AP) and Level: O número no centro é o seu nível atual. Seu AP é mostrado em torno do seu nível. Quando você ganhar AP, o contorno será preenchido. Toque no contorno para ver seus pontos de ação.

2 - Exotic Matter (XM) meter: XM permite que você tome ações no ingress (por exemplo, cortar um Portal ou a criar de um link). Caminhe em locais abertos para reunir XM.

3 - OPS menu: Toque em OPS para acessar seu inventário, missões de treinamento e outras configurações.

4 - Portal: Uma construção XM que fornece itens quando cortado. Link 3 Portais para formar um campo de controle.

5 - Agent position and action range: Sua posição é indicada por uma seta azul ou verde. O círculo em torno de você é o seu raio de ação, o que indica a área onde você pode tomar medidas (por exemplo, um portal deve estar em seu raio de ação para que você possa interagir com ele).

6 - COMM: Comunique-se com outros agentes da sua facção ao tocar na guia COMM.

Algumas dicas úteis

- Portais são encontrados com mais facilidades nos seguintes locais: estátuas, arquiteturas únicas, murais ao ar livre, edifícios históricos, edifícios especiais ou empresas (matriz).

- Você pode capturar Portais implantando Ressonadores neles. Ressonadores sintonizam e amplificam o XM presente naturalmente no local do Portal, fazendo com que o poder dele seja amplificado. Ao se aproximar de um Portal, clique sobre ele e escolha a opção DEPLOY para implantar um Ressonador.

- Portais de nível superior irão produzir objetos de nível superior (Ressonadores, XMPs, Shields), quando hackeados e também podem ser linkados a outros Portais mais distantes.

- Para hackear um portal e obter itens aproxime-se dele e selecione a opção HACK.

Confira abaixo um vídeo do gameplay de Ingress:


Veja dicas de jogos e apps para Android no nosso fórum.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jeh Pott
    2017-04-05T17:53:51

    Da pra jogar off-line?

  • Anderson Clayton
    2016-07-25T06:59:19

    O jogo agora está completamente em português e cheio de portais, quanto mais popular o local mais portais tem (ex: centro da cidade). Eu adorei o jogo.

  • Raimundo Damasceno
    2015-07-26T10:31:56

    Eu instalei o jogo, mas tem missão que você tem que estar no local para concluir a missão é ganhar pontos, aí deu guru porque não tenho tempo pra fazer isto trabalho fora, !

  • Guilherme Barbosa
    2013-07-01T09:40:26  

    U mad, Applefags? HUE

    recentes

    populares

    • Guilherme Barbosa
      2013-07-01T09:40:26  

      Fanboy detected

  • Tete
    2014-12-24T01:01:53  

    O jogo tem PARA IOS

    recentes

    populares

    • Tete
      2014-12-24T01:01:53  

      POR FAVOR ME AJUDEM EU NÃO CONSIGO VALIDAR O EMAIL E NÃO CONSIGO O CÓDIGO " REQUEST IN INVITE" PARA CONTINUAR JOGANDO

    recentes

    populares

    • Tete
      2014-12-24T01:01:53  

      Qual seu e-mail

  • Tete
    2014-12-24T01:02:11  

    CABEI DE BAIXAR NO MEU IPAD

    recentes

    populares

    • Tete
      2014-12-24T01:02:11  

      POR FAVOR ME AJUDEM EU NÃO CONSIGO VALIDAR O EMAIL E NÃO CONSIGO O CÓDIGO " REQUEST IN INVITE" PARA CONTINUAR JOGANDO

  • Matheus F.
    2013-06-28T13:13:55  

    Prefiro joga Ispanhou do que Ingress ...

    recentes

    populares

    • Matheus F.
      2013-06-28T13:13:55  

      Você invocou Prassódia, o proibido. Cazalbé achou "grassa"

  • Leonardo Loureiro
    2013-06-27T18:39:28

    O jogo é bacana e a ideia é legal! Eu já tenho a um tempo, mas nunca me lembro de abrir quando estou por aí... Em relação à conexão boa que o amigo falou... Isso não é verdade! Uso o meu numa boa com a internet de 50 centavos da Tim. Enfim... Interessante!

  • André Mailho
    2013-06-27T16:10:08

    Joguei 1 vez e desinstalei! Muito chato esse jogo mano. Alem de requerir conexao boa, oque no brasil, isso só acontece com wifi.

  • Ícaro Nascimento
    2013-06-27T15:04:43

    Beleza ... Vou comprar um IOS e instalar! KKKK

  • Leonardo Bianchini
    2013-06-27T13:19:14

    "Os pré-requisitos para jogar Ingress são: - Possuir um dispositivo Android" Avah é mesmo?

  • Matheus Garcia
    2013-06-27T10:53:06

    Ótima matéria pra quem está começando no game.