Jogos de RPG

25/06/2013 15h42 - Atualizado em 25/06/2013 18h10

Como jogar Ragnarok Online, o clássico MMORPG que conquistou o Brasil

Silas Tailer
por
Para o TechTudo

Ragnarok Online é um MMORPG desenvolvido pela empresa sul-coreana Gravity Corporation. Baseado na história em quadrinhos coreana de mesmo nome, do autor Myoung Jin Lee, a obra mistura mitologia nórdica com um toque oriental. O título é distribuído no Brasil pela Level Up! desde setembro de 2004. Veja abaixo como instalar e jogar este clássico MMORPG.

Seja um herói em Ragnarök Online (Foto: Divulgação) (Foto: Seja um herói em Ragnarök Online (Foto: Divulgação))Seja um herói em Ragnarok Online (Foto: Divulgação)

Requisitos de sistema

  Mínima Recomendada
Sistema operacional Windows 98SE/ME/2000/XP/7/8 Windows 98SE/ME/2000/XP/7/8
Processador Pentium 700 ou equivalente (Athlon, Celeron) Pentium 700 ou equivalente (Athlon, Celeron)
Memória 128 Mb ou superior 256 Mb ou superior
Vídeo Placa de vídeo de 8Mb de memória de vídeo, compatível com DirectX. DirectX 8.0 ou superior Placa de vídeo de 32Mb de memória de vídeo, compatível com DirectX. DirectX 8.0 ou superior
Espaço em disco Mais de 1 Gb de espaço em disco disponível Mais de 1 Gb de espaço em disco disponível
Conexão à Internet Modem 56 K Banda Larga

Criando sua conta

Para jogar Ragnarok Online você também precisará de uma “Conta de Jogo”. Contudo, para criá-la você deverá possuir primeiro uma “Conta Level Up!”, utilizada para gerenciar os jogos da empresa. Siga as instruções abaixo:

Passo 1 - Para criar sua conta Level Up! é preciso acessar o site oficial da empresa.

Criando "Conta Level Up!" (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Criando "Conta Level Up!" (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

Passo 2 - Preencha os dados corretamente, verifique se suas informações estão corretas e clique em “Continuar para dados do jogador”

Criando "Conta Level Up!" (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Criando "Conta Level Up!" (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

Passo 3 - Continue o preenchimento do cadastros com as informações necessárias e clique em “Enviar”.

Passo 4 - Caso os dados tenham sido devidamente preenchidos, uma confirmação de envio deverá aparecer. Clique em “OK”.

Passo 5 - Com a conclusão do processo de criação da “Conta Level Up!”, você poderá enfim criar a “Conta Ragnarok”. Preencha os dados e após concluir, clique em “Criar Conta Ragnarök”.

Criando "Conta Ragnarök" (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Criando "Conta Ragnarök" (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

Você receberá o email de confirmação da criação da conta e estará pronto para realizar o download do jogo.

Passo 6 - Após concluir os cadastros necessários, será exibido a página de download do jogo conforme abaixo:

Página de download do Ragnarök Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Página de download do Ragnarök Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

Você terá duas opções de download do jogo, caso sua Internet não seja muito estável é recomendável a utilização da opção com gerenciador de download.

Instalação do jogo

Para começar suas aventuras por Rune-Midgard, é necessário instalar o jogo em seu computador. Para isso, após a conclusão do download, você deverá executar o arquivo para instalação. Escolha o idioma de instalação entre as opções “Inglês” e Português (Brasileiro)” e clique em “Avançar”.

Leia atentamente o Contrato de Serviço e, se concordar, marque a opção “Aceito”.

Instalando o Ragnarök Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer) (Foto: Instalando o Ragnarök Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer))Instalando o Ragnarök Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

O jogo será instalado por padrão no diretório C:\Arquivos de Programas\LevelUp! Games\RagnarokOnline em versões 32 bits do Windows. E nas versões 64 bits em C:\Arquivos de Programas (x86)\LevelUp! Games\RagnarokOnline. Se quiser, você também poderá escolher outro diretório. Após a instalação, um ícone do jogo será criado em sua Área de Trabalho.

Ao clicar duas vezes sobre o ícone, será exibida a tela de patch. Esta tela surgirá sempre que você iniciar o jogo. É por meio dela que o jogo realiza suas atualizações gratuitas e automáticas.

Cliente do Ragnarök Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Cliente do Ragnarök Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

Este processo pode levar alguns minutos. Quando a atualizações do jogo terminar, clique no botão “Jogar”. Caso seja a primeira execução do game, serão exibidas as configurações de Ragnarok Online.

Cliente do Ragnarök Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Cliente do Ragnarök Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

Nesta janela você poderá configurar, por exemplo, a dimensão da tela de jogo, desativar o som, entre outros. Atente para a aba “Option” que permitirá uma configuração mais avançadas do game, mas não se preocupe, pois essas opções também podem ser acessadas dentro do jogo.

Escolha seu servidor

A Level Up! disponibiliza atualmente (2013) três servidores, são eles: Odin, Thor e Asgard. Veja na tabela a seguir as particularidades de cada um:

Características Odin Thor Asgard
Acesso Pago Grauito Pago*
Experiência adquirida 2,0x 1,5x 1,0x
Taxa de Queda de Itens 1,5x 1,0x 1,0x
Penalidade de Experiência ao morrer Perde 1% Perde 5% Perde 1%
Sistema VIP Acesso liberado Acesso restrito Não possui
Kafra com Teleportes especiais Acesso liberado Apenas para VIPs Acesso liberado
NPC com Buffs especiais Acesso liberado Apenas para VIPs Não possui
Mapas Especiais Acesso liberado Apenas para VIPs Não possui
Configurações Original Modificada Modificada
Espaço no Armazém 600 300 300
ROPs 20% de desconto Sem desconto Sem desconto

Cada servidor possuí sua própria economia, população e costumes. Portanto, antes de iniciar a sua aventura você deve analisar os prós e contras de cada um, pois não é possível transferir seus personagens, itens ou dinheiro (zenys) entre servidores.

Servidores brasileiros de Ragnarök Online. (Foto: Reprodução/Silas Tailer) (Foto: Servidores brasileiros de Ragnarök Online. (Foto: Reprodução/Silas Tailer))Servidores brasileiros (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

Começando a jogar

Ao clicar duas vezes sobre o ícone do jogo e abrir sua tela de patch, clique no botão “Jogar”. Digite o nome de usuário que você escolher quando criou sua “Conta de Jogo” e a senha escolhida. Após realizar o login com sucesso, os servidores disponíveis serão exibidos e você deverá escolher em qual deseja jogar.


Criando seu personagem

Ao acessar o jogo pela primeira vez, a tela de “Seleção de Personagens” terá seis espaços vazios. Para criar seu personagem basta selecionar um deles e com um duplo clique com o botão esquerdo do mouse ou clicando na opção “criar”, iniciar a criação do personagem.

Tela de "Seleção de Personagens" em Ragnarök Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer) (Foto: Tela de "Seleção de Personagens" em Ragnarök Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer))Tela de "Seleção de Personagens" em Ragnarök Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

Para criar seu personagem você deverá escolher um nome, o estilo do corte de cabelo (2), a cor de cabelo (1) e seus atributos iniciais (3). Confira abaixo:

Tela de "Criação de Personagens" em Ragnarök Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer) (Foto: Tela de "Criação de Personagens" em Ragnarök Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer))Tela de "Criação de Personagens" em Ragnarök Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

O sexo de seu personagem é definido durante o cadastro de sua “Conta de Jogo”. Algumas classes estão disponíveis apenas para personagens do sexo feminino, como é o caso das Odaliscas e Ciganas. Além disso há também algumas habilidades especiais usadas apenas por determinado gêneros, como as habilidades de casamento.

Pontos de atributos

Os pontos de atributos são essenciais para a evolução de seu personagem em Ragnarok. Para distribuí-los é bom ter em mente a classe que você deseja escolher para seu personagem. Portanto, conhecer as funções de cada atributo ajuda você a desenvolver seu personagem da maneira adequada e evita que você distribua pontos em características que não beneficiem à classe de seu personagem. Todas as vezes que você ganhar um nível de base, haverá a oportunidade de melhorar esses atributos.

Atributo Descrição
FOR (Força) Aumenta sua capacidade de carregar itens e poder dos ataques físicos (ATQ), que aumenta o dano contra os inimigos. Cada ponto aumenta ATQ +1 e capacidade de carga +30. Há bônus no ATQ a cada 10 pontos deste atributo.
AGI (Agilidade) Aumenta a Esquiva e a velocidade de ataque. Cada ponto aumenta Esquiva em +1.
DES (Destreza) Aumenta a precisão de seu ataque e o dano mínimo causado. Também aumenta as chances de sucesso para forjar armas, o poder de ataque no uso de armas de longo alcance (Arcos, Chicotes e Instrumentos Musicais) e a velocidade de conjuração de magias.
INT (Inteligência) Aumenta seu ataque mágico (ATQM), defesa mágica (DEFM), e o total de SP, os pontos gastos no uso de Magias.
SOR (Sorte) Aumenta o índice de acertos críticos (CRÍTICO) e esquivas perfeitas. Cada três pontos aumentam CRÍTICO +1, e cada dez pontos aumentam a Esquiva Perfeita em +1.
VIT (Vitalidade) Aumenta uma parte da Defesa Física (DEF), e o HP, que representa a quantidade de dano que você pode receber antes de ser nocauteado. Cada ponto aumenta DEF +1, mas o aumento de HP varia de classe para classe.

Após selecionar um estilo de corte de cabelo, cor e os atributos iniciais clique na opção “OK” para confirmar a criação do personagem. Você irá retornar a janela de “Seleção de Personagens” e seu herói estará pronto iniciar suas aventuras em Rune-Midgard.

Entendendo sua tela

Entendendo a tela de jogo de Ragnarök Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer) (Foto: Entendendo a tela de jogo de Ragnarök Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer))Entendendo a tela de jogo de Ragnarök Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

Esta é sua tela de jogo, a primeira coisa que você verá ao chegar a Rune-Midgard com seu personagem. Entendê-la poderá lhe ajudar a encontrar todas as informações necessárias para o bom andamento de seu jogo.

A janela principal “Informações básicas” de seu personagem contém as informações principais de seu jogo. A partir daqui você tem acesso a todos os outros menus de opção e janelas de atributos, além de poder conferir informações vitais para você.

Legenda Descrição
1
Nome do seu personagem.
2
A classe atual de seu personagem.
3
HP: Pontos de Vida. Representa quantos pontos de dano você pode receber antes de ser nocauteado e enviado para o ponto de retorno. Se ficar parado ou sentado, seu HP voltará automaticamente.

SP: Pontos de Energia. São os pontos que você pode consumir para invocar bênçãos, usar magias ou habilidades. Quando este atributo chegar a zero, você não poderá mais conjurá-las. Se ficar parado ou sentado, seu SP voltará automaticamente.
4
Nível de Base: O nível atual de seu personagem. A cada nível que você ganha, maior será o seu HP e quantidade de pontos para gastar com atributos. A barra é a representação gráfica da quantidade de experiência de Base que você possui. Ao completá-la, você ganha um nível.

Nível de Classe: Representa a evolução de sua classe. Cada nível ganho aqui garante um ponto para ser usado na compra de habilidades. A barra é a representação gráfica da quantidade de experiência de classe que você possui. Ao completá-la, você ganha um nível.
5
Peso: É a quantidade máxima de peso que você pode carregar. Se estiver carregando mais de 50% da sua Capacidade de Peso, seu HP e SP não recuperarão automaticamente se você ficar parado ou sentado. Se chegar a mais de 90% da capacidade de peso, você não poderá atacar nem usar habilidades especiais.

Zeny: A quantidade de dinheiro que você tem. Esse valor pode ser usado para comprar itens em NPCs e de outros jogadores.
6
Teclas de atalho para as habilidades (F1 até F9).
7
Mini mapa da região em que seu personagem se encontra.
8
Janela de conversa. Nesta janela você poderá se comunicar com os demais.

Controles Básicos

Quando você entrar pela primeira vez com seu herói em Rune-Midgard, ele se encontrará nos campos de treinamento.Confira abaixo algumas dicas e comece sua aventura com o pé direito!

- Como se movimentar

Aponte seu mouse para qualquer lugar da tela e clique com o botão esquerdo. Seu personagem irá se mover até o ponto desejado. Você pode se mover para qualquer local em que você aponte e um quadrado verde apareça. Para continuar andando em uma direção, apenas mantenha o botão pressionado. Se quiser seguir um personagem automaticamente, aperte o botão esquerdo do mouse sobre ele, enquanto pressiona a tecla “Shift”.

Movimentação básica em Ragnarök Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer) (Foto: Movimentação básica em Ragnarök Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer))Movimentação básica em Ragnarök Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

- Movimentando sua câmera

Rotação: para girar a câmera ao redor de seu personagem, pressione e segure o botão direito do mouse enquanto o arrasta na horizontal.

Ângulo: para mudar o ângulo da câmera, pressione e segure a tecla “Shift” junto com o botão direito do mouse, enquanto o arrasta para cima e para baixo.

Zoom: para aproximar ou afastar a câmera do personagem, pressione e segure a tecla “Ctrl” e o botão direito do mouse, enquanto arrasta o mouse na vertical. Como alternativa, use o Scroll de seu mouse para isso.

- Inventário

Para acessar seu inventário basta clicar no botão “itens” que aparece em sua janela de “Informações básicas”. Existem três abas em seu inventário, cada uma indicando os diferentes tipos de itens que você possui.

Selecionando a opção "Itens" na janela de "Informações básicas" (Foto: Reprodução/Silas Tailer) (Foto: Selecionando a opção "Itens" na janela de "Informações básicas" (Foto: Reprodução/Silas Tailer))Selecione "Itens" (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

 

 

 

 

 

 

 

Você pode ver a descrição dos itens clicando com o botão direito sobre eles. Se você clicar duas vezes sobre o item, você o equipará ou o usará. Você também pode equipar itens ao arrastá-los para o seu menu de “Equipamentos”.

Como usar ou equipar seus itens em Ragnarök Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer) (Foto: Como usar ou equipar seus itens em Ragnarök Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer))Como usar ou equipar seus itens em Ragnarök Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

- Janela de Habilidades

Para acessar sua árvore de habilidades basta clicar no botão “habilidades” que aparece em sua janela de “Informações básicas”. Este menu mostra as habilidades que você possui e que pode aprender. Sempre que seu Nível de Classe subir, você poderá aumentar um nível de uma habilidade. Ao clicar com o botão direito do mouse sobre elas você verá suas descrições.

Menu de habilidades de Ragnarök Online. (Foto: Reprodução/Silas Tailer) (Foto: Menu de habilidades de Ragnarök Online. (Foto: Reprodução/Silas Tailer))Menu de habilidades de Ragnarök Online. (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

É possível utilizar uma habilidade ou item em umas das teclas de atalho, para isso basta arrastar suas habilidades ou itens para a barra de atalhos para facilitar seu uso.

Adicionando itens ou habilidaes na barra de atalhos. (Foto: Reprodução/Silas Tailer) (Foto: Adicionando itens ou habilidaes na barra de atalhos. (Foto: Reprodução/Silas Tailer))Adicionando itens ou habilidaes na barra de atalhos. (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

Primeiro combate

A história de Ragnarok gira em torno da guerra entre humanos e monstros. Os jogadores deverão enfrentar inúmeros inimigos ao longo de suas aventuras e é preciso conhecer os comandos básicos para se sair bem nos combates.

Passo 1 - Clique e ataque. Quando você coloca o cursor sobre um inimigo,
ele se transformará automaticamente em uma espada, indicando que você pode
atacar aquele alvo. Clique sobre o monstro e você o atacará. Se você segurar o botão “Ctrl”
ao fazer isso, seu personagem atacará consecutivamente até que o oponente seja derrotado. Você também pode usar o comando /noctrl para obter o mesmo efeito.

Passo 2 - Usando habilidades. Algumas vezes atacar normalmente não será o suficiente para derrotar seus oponentes. Por isso, assim que você deixar de ser um Aprendiz, existem habilidades especiais que seu personagem pode aprender sempre que ganha um novo nível de classe. Cada classe tem seus golpes e magias próprios, que podem ser Ofensivos ou de Suporte (Passivos). Para usá-las com mais facilidade, abra sua janela de habilidades (Ctrl + S) e arraste as que você desejar para sua barra de atalhos. Pressione o botão correspondente, escolha o alvo e pronto!

Passo 3 - Recolhendo as recompensas. Quando você derrota um monstro, há grandes chances de que ele derrube algum item – os chamados “drops”. A qualidade dos itens pode variar, mas a maioria deles pode ser vendida para NPCs, garantindo a você alguns Zenys. Alguns itens podem ser equipado, sejam armaduras, armas ou até cartas.

Passo 4 - Ganhando experiência e evoluindo. Sempre que você derrotar um inimigo, receberá uma quantidade de experiência de Base e de Classe. A quantidade de experiência (EXP) será maior quanto mais poderoso for seu inimigo. Quando suas barras de experiência se encherem, você ganhará um nível de Base ou de Classe. Você saberá que ganhou um nível quando a figura de um anjo aparecer sobre seu personagem. Quanto maior for seu nível, mais EXP precisará para atingir o próximo.

Classes de personagem

Quando você evolui seu Aprendiz até o nível de classe 10, ele poderá alcançar sua primeira profissão. Confira algumas delas abaixo:

Aparência Classe Descrição
Espadachim - Ragnarok (Foto: Divulgação)
Espadachim Podem usar as melhores armaduras de Rune-Midgard. Combinadas ao seu alto vigor, eles são a linha de frente em qualquer tipo de combate. São capazes de empunhar tanto lanças quanto espadas de uma ou duas mãos, e estão sempre prontos a defender os mais fracos e revidarem com suas incríveis habilidades de batalha.
Gatuno - Ragnarok (Foto: Divulgação)
Gatuno Destacam-se pela agilidade sem igual. São os mestres da esquiva e especialistas em ataques rápidos com as adagas. São capazes de eliminar seus oponentes com uma velocidade espetacular. Podem também se esconder dos inimigos camuflando-se no ambiente. São versados nas artes do veneno e especialistas no manejo de adagas. Podem fazer uso de boas armaduras, espadas de uma mão, e até mesmo arco e flecha.
Mercador - Ragnarok (Foto: Divulgação)
Mercador Podem não possuir muitas habilidades de batalha, porém apresentam outras únicas de comércio. Movimentam a economia de Rune-Midgard com seus carrinhos cheios de itens e suas lojas com tudo que se pode desejar. Todas aquelas lojas abertas em Prontera e em outras cidades são de Mercadores e suas evoluções.
Arqueiro - Ragnarok (Foto: Divulgação)
Arqueiro São hábeis atiradores, destacando-se pela enorme destreza e rapidez com o arco e flecha. Conseguem abater seus inimigos a longas distâncias. Sempre determinados a aprimorar sua maestria com o arco e flecha, os Arqueiros possuem habilidades específicas para esta arma, que aumentam seus atributos a valores incríveis.
Noviço - Ragnarok (Foto: Divulgação)
Noviço São abençoados com o poder de curar e aumentar os atributos e a determinação de si próprios e de seus companheiros. Dedicados a tornar o mundo um lugar melhor, os servos de deus dão apoio a outras pessoas, mas também são capazes de se tornar exorcistas que destroem o mal com seus poderes de luz.
Mago - Ragnarok (Foto: Divulgação)
Mago São o primeiro passo para se tornar um mestre dos elementos. Possuem um extenso conhecimento de tudo o que forma o nosso mundo, e são capazes de fazer estragos devastadores em questão de segundos. Eles não podem usar armaduras pesadas e tem pouco HP, mas aplicam estratégias bem elaboradas e reações rápidas nas batalhas, aproveitando ao máximo as fraquezas de seus adversários.
Taekwon - Ragnarok (Foto: Divulgação)
Taekwon Os Taekwons são praticantes da arte marcial Taekwondo e são especializados em usar diferentes tipos de chutes para acabar com seus oponentes. Quando evoluem, um anjo especial aparece sobre suas cabeças, e garantem a eles bônus especiais temporários que melhorarão muito sua performance!

Quando seu personagem de classe inicial chega ao nível de classe 40, ele pode evoluir para as classes Avançadas ou Alternativas. Apesar de poder evoluir a partir do nível de classe 40, você pode continuar a ganhar níveis de classe até atingir a classe 50. Isso garantirá a você mais 10 pontos para serem gastos com habilidades. Os bônus de classe desaparecem assim que você evolui, independentemente do nível de classe.

As classes avançadas são versões melhoradas das básicas, com ainda mais habilidades e valores maiores de HP, SP e bônus de atributos. Lembre-se que elas têm funções e características diferentes, portanto fique atento ao escolher o caminho que você seguirá, pois não haverá como mudar depois.

Os guerreiros que atingem o nível 99 das classes avançadas (exceto Mestres Taekwon e Espiritualistas) podem optar por renascer como Aprendizes de nível 1. Eles então podem começar novamente suas aventuras, até o momento em que estiverem prontos para se tornar parte das Classes Transcendentais, ou simplesmente Transclasses.

Atalhos do teclado

Os comandos abaixo ajudam você a navegar pelos menus do game. Apesar de você poder acessá-los normalmente pelo menu principal, esses atalhos aumentam o dinamismo do jogo e facilitam o acesso rápido a essas opções. Sempre que necessário, consulte a tabela abaixo:

Atalho Descrição
Esc Abre/Fecha o menu de opções do jogo
F1 até F9 - Teclas de atalho Ativam as habilidades, itens e equipamentos que você colocar nas barras de atalho
F10 Ajusta o tamanho da sua janela de chat
F11 Fecha todas as janelas, exceto pelo menu principal
F12 Alterna/Esconde suas barras de atalho. Existem três barras de atalho
Insert Senta/Levanta
Page Up/ Page Down Sobe ou desce o chat
Shift + clique em um personagem Segue o personagem em que você clicou
Shift + clique em uma direção Muda a direção para a qual seu personagem está virado
Ctrl + Enter Manda a mensagem que você inseriu no seu chat para todo o grupo
Ctrl + Tab Ajusta o mapa. Transparente, opaco ou desligado
Ctrl + V Ativa/Minimiza o menu principal
Ctrl + + Aproxima a visão do mapa
Ctrl + - Afasta a visão do mapa
Ctrl + ‘ Abre ou Fecha o Mapa Mundi do jogo
Ctrl + * Ativa ou desativa o modo de transparência do mapa
Alt + Q Abre a janela de Equipamentos e de Atriutos. Classes que possuem Carrinho, Montaria ou Falcão, podem removê-los nessa janela, basta clicar no botão “Off”
Alt + W Abre a janela de itens do Carrinho. Apenas classes que possuem um Carrinho podem acessá-la
Alt + E Abre o seu Inventário. As abas que aparecem ao lado desta janela são as seções que dividem os itens em Consumíveis, Equipamentos e Miscelânea
Alt + R Abre a janela de informações do seu Homunculus. Apenas Alquimistas e suas evoluções podem acessá-la
Alt + T Alterna a Inteligência Artificial do Homunculus entre Agressivo e Passivo
Alt + Y Uma janela para vários comandos se abrirá
Alt + U Abre a janela de Quests. Mostra as quests em progesso
Alt + S Abre a Árvore de Habilidades. Aqui você pode se informar sobre as habilidades, arrastá-las para a aba do F12 e distribuir seus pontos de Habilidades
Alt + G Caso você possua um Clã, abre uma janela onde são listados todos os membros recrutados e as respectivas habilidades do mesmo
Alt + H Abre e fecha a sua janela de contatos
Alt + J Abre a janela de Bichos de Estimação. Essa janela só aparece caso você tenha um Bichinho
Alt + L Abre a janela de Emoticons. Aqui você pode ver uma lista de Emoticons a serem usados
Alt + Z Abre a janela de Grupo
Alt + C Abre a janela onde você poderá criar um Chat
Alt + V Abre a janela de Informações do seu personagem
Alt + B Abre a janela de Instância. Você só poderá acessá-la se estiver em uma das Instâncias
Alt + M Teclando [ALT] + [M] você poderá personalizar até 10 atalhos diferente para determinados comandos do jogo, inclusive os Emoticons, que podem ser executados usando os atalhos padrões correspondentes a [Alt] + (1~9)
Alt + “ Abre ou Esconde o menu da interface de informações

Linha de comando

Além dos atalhos do teclado, você pode usar comandos especiais digitados diretamente em sua janela de Chat para conseguir determinados efeitos. Estes são comandos avançados, recomendados para usuários mais experientes.

Comando Descrição
/help ou /h Mostra a lista de comandos acessíveis através da janela de chat
/noctrl ou /nc Aciona a opção de auto-ataque
/noshift ou /ns Habilita usar habilidade cura em monstros
/tip Mostra uma janela com diversas dicas do jogo
/window Este comando faz com que as janelas se unam uma com as outras
/memo Memoriza o local atual como Ponto de Portal (Requer a habilidade Portal). Está desativado no servidor Thor
/emotion Mostra a lista de Emoticons disponíveis
/str+ valor Permite aumentar a Força do personagem de acordo com o número digitado, exemplo /str+ 9
/agi+ valor Permite aumentar a Agilidade do personagem de acordo com o número digitado, exemplo /agi+ 8
/vit+ valor Permite aumentar a Vitalidade do personagem de acordo com o número digitado, exemplo /vit+ 7
/int+ valor Permite aumentar a Inteligência do personagem de acordo com o número digitado, exemplo /int+ 6
/dex+ valor Permite aumentar a Destreza do personagem de acordo com o número digitado, exemplo /dex+ 5
/luk+ valor Permite aumentar a Sorte do personagem de acordo com o número digitado, exemplo /luk+ 4
/bangbang Gira seu personagem no sentido horário
/bingbing Gira seu personagem no sentido anti-horário
/doridori Balança a cabeça de seu personagem
/sit Senta. Se já estiver sentado, levanta
/stand Levanta. Se estiver levantado, senta
/where Mostra sua localização atual com as coordenadas do mapa. Exemplo: “Campo de Treinamento(new_1-3): 75,133″
/organize “Nome do Grupo” Utilize este comando para criar um grupo. Basta digitar o comando, dar um espaço e digitar, entre aspas, o nome desejado (exemplo: /organize “TechTudo Up”)
/expel “Nome de um Personagem” Exclui um personagem de seu grupo. Caso você seja o líder, este comando permitirá você excluir qualquer membro do grupo, exceto você mesmo
/invite “Nome do Personagem” Chama o personagem para fazer parte do grupo. Funciona mesmo que o personagem em questão esteja em outro lugar
/leave Deixa o grupo atual, se você é o Líder, o grupo será desfeito
/recruit Cria uma janela de Procura de Grupo

Qual o melhor RPG dessa geração de consoles?

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Guilherme Barbosa
    2013-06-25T16:18:51  

    Puxa, a Techtudo sempre antenada com os novos jogos. Depois de nos ensinar a jogar Tibia e Gunbound em 2013, por que não?

    recentes

    populares

    • Guilherme Barbosa
      2013-06-25T16:18:51  

      kkkkkkkkk É isso ae, "novos jogos" kkkkkk...

  • Adolpho Lima
    2013-06-26T08:15:42  

    Saudades!! Parei de jogar faz uns 7 anos eu acho... depois que enfiaram cash neste jogo, virou lixo puro!

    recentes

    populares

    • Adolpho Lima
      2013-06-26T08:15:42  

      Hoje em dia ta muito lixo Jogar ragnarok

    recentes

    populares

    • Adolpho Lima
      2013-06-26T08:15:42  

      Eu parei de jogar depois que adicionaram as transclasses, ficou roubado demais

  • Bruno Cruz
    2013-06-26T11:46:39

    Hoje em Dia o servidor do ragnarok so ta lixo =(

  • Carlos Castro
    2013-06-25T16:53:48

    Excelente o resumão!