06/06/2013 15h21 - Atualizado em 06/06/2013 15h23

Como mudar os ícones e personalizar seu Mac OS X

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

Alterar o ícone dos aplicativos é algo simples de ser feito e uma das melhores formas de personalizar o Mac OS X, já que o sistema da Apple é bastante engessado e permite quase nenhuma alteração na interface. Se você não sabe como modificar os ícones do Mac, siga esse tutorial e veja como como personalizar o ícone de aplicativos, pastas e até mesmo do Finder e do Lixo.

Passo 1. Antes de mais nada, é necessário um ícone no formato ICNS. Você pode pesquisar e baixar ícones compatíveis com Mac no Find Icons ou utilizar o Img2icns para converter imagens em ícones.

Baixando ícone personalizado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Baixando ícone personalizado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Em seguida, localize o aplicativo ou pasta que deseja alterar o ícone. Como exemplo, utilizaremos o Firefox. Clique com o botão direito do mouse sobre o aplicativo e vá em “Obter Informações”;

Acessando informações do aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acessando informações do aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Arraste o arquivo ICNS para cima do ícone do aplicativo na janela de informações;

Alterando ícone do Firefox (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Alterando ícone do Firefox (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Feche a janela de informações e, caso necessário, reinicie o aplicativo para que o novo ícone seja exibido na Dock.

Ícone personalizado na Dock (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Ícone personalizado na Dock (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Os passos acima podem ser seguidos para alterar o ícone de aplicativos, pastas, unidades e até mesmo de arquivos. No entanto, se você quiser mudar o ícone do Finder e do Lixo, precisará de um aplicativo chamado LiteIcon. Nos passos abaixo, veja como usá-lo.

Passo 6. Baixe e instale o LiteIcon. A instalação pode ser feita de maneira tradicional, bastando arrastar o programa para a pasta Aplicativos;

Passo 7. Execute o programa e clique em “Dock”. No painel direito da janela, arraste o arquivo ICNS para o ícone que deseja alterar. Note que, no caso do Lixo, são necessários dois ícones – um para o cesto vazio e o outro para a lixeira com arquivos;

Personalizando ícone do Lixo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Personalizando ícone do Lixo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Clique em “Apply Changes”. Para realizar as alterações, sua senha será requisitada. Digite-a e pressione “OK”;

Aplicando alterações (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Aplicando alterações (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 9. Por fim, clique em “Relaunch Dock” para reiniciar a Dock e exibir os novos ícones.

Reiniciando a Dock (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Reiniciando a Dock (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com a dica acima e o LiteIcon, é possível alterar praticamente todos os ícones do Mac. Caso queira restaurar o ícone padrão, basta clicar e arrastá-lo para fora do aplicativo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Soares
    2013-06-10T10:02:07

    Finalmente o site está postando coisas úteis e legais para MacOSX, espero que continuem postando coisas para usuários MAC

  • Johnny Silva
    2013-06-07T22:09:30

    Bem legal, finalmente apareceram coisas diferentes neste techquasetudo.